Acabar com Vermes Intestinais de Cães e Gatos

Parasitas intestinais (Faqs)

• O meu Cão/Gato tem Parasitas?
– Todos os cães e gatos têm parasitas principalmente animais em crescimento.

• Como é que o Meu Cão/Gato Apanhou Parasitas?
– A fase larva de muitos parasitas permanece enquistada nos tecidos onde não são atingidos pelos desparasitantes orais. Nas fêmeas estas larvas são activadas durante a gestação por efeito hormonal e migram para os fetos antes do nascimento (Fig 1).


Fig 1 – Ciclo de Vida do Ancylostoma Caninum.
Também através do leite materno pode haver transmissão das formas larvares de parasitas.

Assim mesmo filhos de gatas ou cadelas desparasitadas tem frequentemente parasitas intestinais.

Os animais adultos infestam-se por ingestão de larvas no meio ambiente, penetração de larvas através da pele das patas ou pela ingestão de pulgas (que são hospedeiros de ténias – Fig 2).


Fig 2 – Ciclo de Vida do Dipylidium Caninum
• Os parasitas Internos são Perigosos para o Animal?
– Sim. Os parasitas prejudicam os animais de forma mais ou menos grave consoante a carga parasitária. Por exemplo infestações por Toxocara canis podem provocar: pneumonia, tosse, corrimento nasal, vómitos, diarreia, anemia e por vezes a morte. Mesmo quando não causam sintomas graves de doença os parasitas reduzem a vitalidade e o bem estar do animal, atrasam o crescimento e enfraquecem o seu sistema imunitário.

• Os parasitas Intestinais do meu Animal são Perigosos para Mim?
– SIM. Os parasitas podem infectar os donos, em particular as crianças. A larva de toxocara migra por todo o organismo humano (larva migrans visceralis) podendo alojar-se atrás da retina provocando lesões oculares irreversíveis. O Equinococus granulosus pode originar quistos de grandes dimensões em diversos órgãos (fígado, pulmões, cérebro – Fig. 3), provocando sintomas graves, sendo muitas vezes necessária remoção cirúrgica do quisto.
Fig. 3 – Quisto hidático – a) Fígado, b) Pulmões, c) Cérebro.


• Que tipos de Parasitas Intestinais Existem ?
Nemátodos ou vermes redondos – Tem o aspecto de pequenos fios de esparguete, com aproximadamente 10cm, podem existir dezenas num animal. Alimentam-se da comida que o animal ingere, debilitando-o. Um dos mais frequentes é o Toxocara sp.


• Céstodes ou vermes chatos – Parecem pequenas fitas divididas em segmentos. Num céstode adulto estes segmentos estão repletos de ovos e soltam-se do resto do corpo do parasita, passando pelo ânus para o meio ambiente. O Dipylidium caninum é um dos céstodes mais frequentes no cão e no gato, o seu hospedeiro intermediário é a pulga. O animal infecta-se quando ao coçar-se ingere a pulga contendo a forma larvar do parasita.


• Vermes em gancho – Uncinaria stenocephala e Ancylostoma – Alimentam-se do sangue do animal e embora não sejam muito grandes podem provocar anemia, perda de peso e letargia.


• Com que Frequência devo Desparasitar o meu Animal ?
– Os cachorros e gatinhos devem ser desparasitados de 2 em 2 semanas até aos 2 meses, e depois de 2 em 2 meses até à idade adulta. Os cães e gatos adultos devem ser desparasitados regularmente, pelo menos de 4 em 4 meses.

As fêmeas gestantes devem ser desparasitadas de 2 em 2 semanas , durante a gravidez e o aleitamento, até ao desmame. È importante controlar a eficácia do desparasitante utilizado, por meio de pesquisa de ovos de parasitas nas fezes.
Fig. 7 – Ao Microscópio: a) Ovos de Toxocara canis, Toxascaris leonina e Ancylostoma caninum.

Fig. B) Ovo de Tricuris sp

7 comentários a "Acabar com Vermes Intestinais de Cães e Gatos"

  1. Carlosbrezz | às | Responder

    minha cadela de 2 meses tem Nemátodos ou vermes redondos tipo macarão que remedio devo dar pra ela
    [email protected] . me ajude !!!!

  2. Claudiasoaresmorais | às | Responder

    tenho uma amiga que tem uma cadela com 2 meses esta internada com parasitas mas muito grave e que se nao melhorar vao adormecela ela neste momento apenas tem 18% de agua no organismo mas a partida penso que não lhe estão a dar uma oportunidade só la esta a antibiotico ha 2 dias.

  3. meu gatinho tem 2meses mas num come nada e agora ta soltando vermes
    oq eu tou pra ele me responda logo

  4. vanessa | às | Responder

    boa noite!
    eu vermifuguei minha cadelinha e na 1 dose ela ja eliminou um verme cumprido branco q lembra um espaguete,eh nojento eu sei..mas dai só dei a 2 dose 15 dias depois,dai saiu outra larva um pouco menor mas saiu dai li na bula q era para dar 3 dias seguidos,e eu dei
    e nas 3 vezes saiu uma larva,agora nao sei mais oq fazer,to com medo d contaminar eu e minha outra cadela !!!!

  5. vladma | às | Responder

    Dipylidium caninum esse tipo de verme como acaba pos ja dei remedio de verme para omeu cachorro te 2 meses me ajuda por favor.

  6. já dei albendazol duas vezes p meu gato e ele continua a evacuar parasitas-filhotes, visíveis. De albendazol de 400 em uma única dose, mas não dei a segunda, tem alguma coisa/ Não tem nem 30 dias e tudo voltou. o vermifugo tem que ser específico ou pode ser mebendazol ou albendazol?Por favor mande resposta, urgente. Obrigada

  7. Simone De Deus | às | Responder

    Boa noite eu tenho uma cachorra da raça pincher ela esta co verme ela tem 4 mes o que eu faço…

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


 

Acabar com Vermes Intestinais de Cães e Gatos - TutorZone