Como Amamentar um Recém Nascido

Aprenderemos o que é mama, como preparar a mamentação, técnicas corretas para amamentação, a posição do bebê e da mãe, horários das mamadas, tempo para cada mamada, a primeira mamada, dificuldades para a amamentação, mães que trabalham fora e muito mais....

NUTRIÇÃO INFANTIL

APRESENTAÇÃO

As ações de medicina preventiva constituem-se em procedimentos importantes para prevenir as doenças ou para diagnosticá-las em fases iniciais, orientando apenas para o tratamento correto.

Prevenir as doenças é a maneira mais eficaz e barata na manutenção da saúde. O SENAR/SP vem desempenhando o seu papel junto à comunidade rural, ensinando aos produtores, aos trabalhadores e a seus familiares as medidas mais importantes na prevenção de doenças, para se obter a saúde física e mental desejada.

INTRODUÇÃO

Nos países em desenvolvimento, o aleitamento materno é prioridade em crianças nos 6 primeiros meses de vida. Estima-se que cerca de 1 milhão de crianças morrem a cada ano de diarréia, infecções respiratórias agudas e outras doenças infecciosas, porque não foram amamentadas adequadamente no peito.

O leite materno é ideal para o bebê. É fundamental para a saúde e desenvolvimento da criança, devido às suas propriedades nutricionais, psicológicas e imunológicas, além de oferecer várias vantagens às mães.

1 – MAMA

O corpo da mãe começa a se preparar para a amamentação durante a gravidez, pois, devido a uma série de hormônios, a mama cresce.

2 – PREPARO PARA AMAMENTAÇÃO

Para se ter uma amamentação tranqüila, alguns cuidados básicos são tomados:

2.1 – Durante a gestação deve-se ir ao médico todo o mês, fazer o pré-natal e preparar a mama;

2.2 – Após a gestação espera-se o leite descer (acontece geralmente no primeiro dia após o parto) e mantém-se a tranqüilidade para que a amamentação tenha sucesso.

3 – TÉCNICAS CORRETAS PARA AMAMENTAÇÃO

3.1 – A Primeira Mamada: O bebê deve ser colocado para mamar até 3 horas depois do parto. É na primeira mamada que o bebê recebe o colostro (Primeiro leite que protege o recém-nascido contra infecções);

3.2. – Tempo para cada mamada: Não há tempo definido para amamentar um bebê, varia de acordo com a fome.

Existem dois tipos de leite: Anterior (Rico em água e açúcar e mata a sede) e Posterior (Rico em gordura, permite que o bebê ganhe peso);

3.3 – Horários das Mamadas: Nos primeiros 15 dias de vida, o bebê mama pouco e várias vezes. Com o passar do tempo, passa a ter horários mais regulares. Dê a mama sempre que o bebê chorar de fome, sem estabelecer horários para as mamadas;

3.4. – Posição da Mãe: Escolhe-se a posição em que se sentir melhor, desde que o bebê consiga fazer uma boa pega;

3.5 – A “Pega” do Bebê no Peito: Se a pega estiver correta, a amamentação pode prosseguir com sucesso sem desmame precoce;

3.6 – Posição do Bebê:

a) O corpo deve estar encostado no da mãe (estômago da criança na barriga da mãe);

b) A boca deve estar bem aberta, para poder abocanhar toda a aréola;

c) Os lábios do bebê devem estar voltados para fora;

d) O rosto do bebê deve estar bem perto da mama, pois o seu queixo tem que encostar na mama.

4 – DIFICULDADES DE AMAMENTAÇÃO

a) Criança não quer o peito;

b) Cólicas;

c) Intestino preso;

d) Mama muito cheia;

e) Fissuras e rachaduras;

f) Pouco leite;

g) Mamadeiras e chupetas;

h) Chás.

5 – MÃE QUE TRABALHA FORA

O fato da mãe trabalhar fora não significa que ela precise parar de amamentar. Ela pode retirar o leite com uma bombinha ou manualmente, armazenando-o em recipiente esterilizado e oferecido em mamadeiras ou copos. O leite pode ser conservado sem estragar por:

a) 3 meses em freezer (congelado);

b) 24 horas em geladeira;

c) 6 horas em temperatura ambiente.

6 – DOS 6 AOS 12 MESES

A partir do 6º mês, o bebê poderá entrar na fase do desmame se dá quando a criança começa a comer papinhas, que devem ser oferecidas aos poucos a partir dos 6 meses.

Quando bem-orientado, o desmame permite à criança conhecer novos sabores e formar hábitos alimentares saudáveis.

7 – DOS 12 MESES AOS 6 ANOS (FASE PRÉ-ESCOLAR)

Depois do 1º ano de vida, a criança começa a desenvolver suas habilidades psicomotoras e, com isso, passa a se interessar mais pelo ambiente que a cerca; portanto, a alimentação passa a ficar em segundo plano e a criança começa a ganhar menos peso.

Esse desinteresse é natural em crianças de 1 a 6 anos.


Uma Resposta a Como Amamentar um Recém Nascido

  1.  
    miriã 30 / 04 / 2012

    toda vez que eu amamentar a minha filha,eu tenho que fazer ela arrotar?quais sao os primeiros cuidados que eu tenho que tomar com um bebe recem nascido?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>