Tutorial de Como Lidar com um Cão Dominante

Comida

Agressividade com comida é um problema comum em alguns cães. Há dois temas sobre agressividade com comida:

• Prevenir agressividade em cachorros
• Como controlar a agressividade

Muitos treinadores e criadores poderão aconselhá-lo a tirar a comida repetidamente enquanto o cachorro come. Não vejo que isso faça qualquer sentido.

Vamos ver a Mesma Situação, aos olhos do Nosso Cão:

Estamos cheios de fome, e a nossa mãe dá-nos um “bitoque”. Enquanto estamos a comer, o nosso Pai sem razão nenhuma tira-nos o prato. Não fizemos nada de mal para receber este castigo. Passado algum tempo, o nosso Pai volta a dar-nos o prato, seguidamente tira-o. Ficamos confusos, porque vemos esta atitude como um castigo. Ora, se isto acontecer com frequência durante a nossa juventude, chegará o dia em que dizemos: “JÁ CHEGA! PÁRA COM ISSO!!!”

Penso que a melhor forma é transmitir confiança ao cão. Ensiná-lo que nós somos simpáticos e que somos sempre justos, com ele. O cão tem de ser ensinado a sentar-se antes de receber a comida.

Enquanto o meu cão come, eu falo com ele num tom suave e de vez em quando faço-lhe festas suaves ao longo das costas. Tento ser muito calmo nesta situação, nunca faço “festas histéricas”. Quero que o meu cachorro sinta que a minha presença é boa, enquanto ele come. Posso pôr a minha mão dentro da comida dele mas, nunca lhe tiro o prato. Se o cachorro me rosnar sacudo-o pela parte de traz do pescoço. Se for bem feito o cachorro vai aceitar e continuar a sentir que a minha presença, enquanto ele come, é boa.

Com cães mais velhos não sei se vale a pena “lutar” contra eles. Se eu adquirir um cão adulto que mostre agressão pela comida, não o vou tentar combater. Obrigo-o sempre a sentar e esperar pela comida e em seguida dou-lhe a comida na sua transportadora, ou canil e deixo-o sozinho.

Nunca deixo a comida ao dispor dos meus cães. Nunca dou a refeição fora da transportadora a cães agressivos por comida. Se não fizesse isto seria um desastre. Se houver comida no prato ao fim de 10 minutos, abro a porta da transportadora, tiro o cão e fecho a porta. Seguidamente ponho o cão na rua ou noutra divisão da casa. Só e só nesta altura é que retiro o comedouro da transportadora. O cão deveria comer duas vezes por dia, mas se não come é porque não tem fome ou está muito gordo. Não há qualquer problema se o cão não acabar a sua refeição e até é saudável que o cão faça jejum uma vez por semana.

Fazer Festas ao Cão

É estritamente necessário manter uma boa ligação com o nosso cão. A única forma de o controlar é mantendo uma boa relação, mas com regras.

Um cão que vai ter com o seu dono para pedir festas, enquanto o mesmo está a ler o jornal ou a ver televisão, de facto este cão está a ter um comportamento dominante. Não deixe que isto aconteça. Obrigue o cão a deitar-se nesta altura. Controlando o seu comportamento através dum longo “deita”, é uma das melhores formas de lhe mostrar quem é o líder.

Quase todos os cães querem festas. Mas, há uma grande diferença entre um cão meigo, que só quer uma festa, e um cão dominante que quer forçosamente que lhe dê atenção, enquanto está ocupado com outras coisas. Entender a diferença entre estas duas situações pode necessitar de experiência. Se o seu cão não demonstrar outros sintomas de dominância excepto pedir festas, não terá que se preocupar muito. A solução é obrigar o cão a obedecer a uma ordem ( senta, deita etc. ), e fazer-lhe festas depois da execução duma ordem.

Portas e Escadas

Nunca permita que o seu cão passe por uma porta ou escadas antes de si. Isto não significa muito para um humano, mas significa muito para um cão dominante. Obrigue o cão a sentar-se cada vez que ele vai á rua. Tal e qual como fez com a comida.

Se um dos meus cães tenta passar por mim para descer as escadas, eu obrigo-o a sentar-se e esperar. De seguida desço as escadas com o cão ao meu lado. Se for necessário uso uma coleira de correcção e uma trela sem pega dentro de casa. Este tipo de trela tem a vantagem de poder ser colocada no cão sem se prender nas mobílias, como poderá acontecer a uma trela normal.

Agressão para Amigos e Família

Quando um cão demonstra agressão para as visitas, é uma forma de dominância. Pessoas com cães pequenos podem achar engraçado, outros até ficam satisfeitos por o cão demonstrar-se protector. Ambos estão incorrectos. Este comportamento tem que ser controlado. O cão tem que aprender que este comportamento não é aceitável.

A melhor forma de castigar o cão é fazendo-o verbalmente, e de seguida pô-lo dentro da transportadora ou noutra divisão da casa. Desta forma demonstra, ao cão que controla sempre o ambiente dele e que é o líder. Numa matilha o líder é quem determina quem luta e quando. Se deixar que o cão determine por si quem pode atacar, está a permitir-lhe que ele demonstre dominância.

1 comentário a "Tutorial de Como Lidar com um Cão Dominante"

  1. ROBERTO | às | Responder

    Muito bom , o modo como explicam os comandos; estou com um Golden de 8 meses que já mordeu o dono no traseiro e morde todos o tempo todo, dorme no quarto com os donos , pula o tempo todo, rosna , sobe no sofá , desce a escada na frente dos donos , come no mesmo horário dos mesmos e logo quer se sentar a mesa , dorme depois do almoço , durante 3 horas … pego ele AS: 16:OO POR 1 HORA SENDO 5 VEZES POR SEMANA. Tentei o exercício de por a língua pra dentro , mas ficou mais agressivo com os donos , devo parar ? ou continuo? minha duvida é : devo passar os comandos básicos primeiro , junto com os donos? ou praticar mais exercícios de rua? pois eles estão desesperados. Pois a dona dele não concorda em leva-lo pra passear . Trabalho com passeios de cães a 5 anos e nunca desisti de nenhum desafio , como adestrador 3 anos , antes que eu me esqueça ; eles não aceitam coleira de choque, método mais agressivo… SERA QUE PODERIAM ME DAR ALGUM TOQUE?, POIS ESSE PELUDO COMIGO E MARAVILHOSO .Anda do meu lado, senta deita,… e me lambe o tempo todo ;isso em 4 aulas.QUE DEUS PROTEJA TODOS OS CÃES DO PLANETA . aguado resposta… abraços…

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


 

Tutorial de Como Lidar com um Cão Dominante - Página 2 de 2 - TutorZone