Cuidados com Gatos com mais de 8 Anos de idade

Nutrição

Um gato com mais de 8 anos deve fazer uma ração apropriada à sua idade -ração Sénior. Esta ração é adequada às necessidades de um gato geriátrico que são obviamente muito diferentes das necessidades nutricionais de um gato em crescimento, ou de um adulto jovem.

Vacinação Anual

A Vacinação anual continua a ser necessária, porque em qualquer idade o animal pode apanhar doenças graves como Panleucopénia, coriza, ou leucemia algumas das quais são mortais.

Desparasitação Interna e Externa

A prevenção contra parasitas internos e externos continua a ser essencial principalmente para a saúde dos donos:

– Prevenção contra vermes redondos e ténias – de 4 em 4 meses.
– Prevenção contra pulgas (injecção semestral).

Higiene Oral

Um gato com esta idade já tem provavelmente tártaro e placa bacteriana muitas vezes com mau hálito.

Esta situação se não for controlada evolui para doença periodontal – os gatos com este problema apresentam mau hálito, dentes amarelos, gengivas inflamadas por vezes com pus.

Esta doença provoca mau estar, dor ao mastigar e evolui com a perda progressiva dos dentes.

Para evitar isto é importante fazerem-se limpezas de dentes regularmente e manter uma boa higiene oral com pastas apropriadas ou rações específicas.

Check-up Anual

Cada ano que passa para o gato equivale a mais de 7 anos no homem e um animal que aparenta estar saudável muitas vezes já se encontra numa fase inicial de doença cardíaca ou renal. Quando começa a apresentar sintomas a evolução por vezes é demasiado rápida, para poder ser controlada.

A melhor maneira de despistar e controlar doenças graves consiste na detecção de alterações precoces. Algumas alterações que ocorrem na fase inicial de uma doença não são detectadas no exame clínico de rotina que é feito por altura da vacinação.

Por meio de análise ao sangue e à urina podem detectar-se precocemente: Diabetes, Insuficiência renal, Anemia, Infecções etc.

Por meio de electrocardiograma e rx torácico é possível monitorizar o funcionamento cardíaco e corrigir a Insuficiência cardíaca numa fase inicial.

Um exame oftálmico rigoroso é importante para detectar alterações como glaucoma, queratite seca ou cataratas, que são causas frequentes de cegueira nos animais idosos.

 

Faça o primeiro comentário a "Cuidados com Gatos com mais de 8 Anos de idade"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*