Cuidar e Alimentar uma Iguana Verde

Tudo sobre as iguanas verdes, sua saúde, tempo de vida e como cuidar delas....

Iguana Verde – Maneio

Introdução

Infelizmente a maioria dos problemas de saúde que encontramos nas iguanas que são mantidas como animais de estimação, estão diretamente relacionadas com um maneio incorrecto.

A maioria das iguanas são adquiridas ainda muito jovens e quando os factores do meio ambiente ou a alimentação não são adequados a iguana não se desenvolve, não cresce e acaba por morrer.

Assim é muito importante antes de adquirir um destes animais, informar-se sobre as suas necessidades e criar-lhe um habitat apropriado.

As iguanas jovens são mais sensíveis e tem exigências muito específicas em relação à temperatura, humidade, tipo de luz e duração de exposição à luz. Em adultas (a partir dos 2-3 anos) são menos sensíveis aos factores do meio ambiente, mas por outro lado tornamse muito mais exigentes em termos de espaço ( um macho adulto pode atingir 1,5 m).

Terrário

Deve ser espaçoso e desenhado de modo a poder ser facilmente limpo e desinfectado, é importante que tenha ramos ou pedras, para o animal poder trepar e exercitar-se.

O pavimento pode ser revestido com turfa artificial que é fácil de limpar, há muitos outros revestimentos que se podem utilizar, tendo sempre em conta a facilidade da limpeza e o risco do animal ingerir o material de revestimento.

Temperatura

Como todos os répteis, as iguanas são poiquilotérmicos, isto é incapazes de regular a temperatura corporal e por isso dependem da absorção de calor do meio ambiente para sobreviver.

Como todos os répteis são mais activas quando se lhes proporciona a temperatura adequada e ficam entorpecidos e rígidas a baixas temperaturas. Temperaturas demasiado baixas ou demasiado altas podem revelar-se fatais.

O gráfico abaixo ilustra os vários estados apresentados consoante a temperatura ambiente.

Pode fornecer-se calor por meio de pedras de aquecimento ou aquecendo o fundo do terrário com um dispositivo eléctrico. A iluminação também contribui para a absorção de calor.

Durante a noite os répteis procuram voluntariamente temperaturas mais baixas , que lhes permitem baixar o metabolismo e diminuir o dispêndio de energia durante a noite.

Iluminação – Fotoperíodo

O fotoperíodo é o ciclo de dia-noite durante 24h, ou mais correctamente o ciclo de luzausência de luz durante 24 h.

Quando se utiliza a lâmpada de iluminação como única fonte de calor e fica acesa 24 h os animais deixam de se desenvolver e eventualmente acabam por morrer.

Idealmente a iluminação deve estar ligada entre as 9.00 e as 17.30 – no Inverno e as 8.00 e as 21.00 – no Verão. Morte pelo calor Temperatura preferida Exposição ao sol Rigidez pelo frio Morte pelo frio

Alimentação

As iguanas são vegetarianas e devem ser alimentadas com uma grande variedade de vegetais de modo a que a dieta seja adequada em proteínas, carbo-hidratos, lípidos, vitaminas e minerais tendo em conta que as suas necessidades vão variando com o crescimento.

Uma iguana jovem deve comer mais proteína do que uma iguana adulta que deve fazer uma alimentação mais rica em fibras. Vegetais como a alface e couves são relativamente pobres em nutrientes, podem dar-se agriões, espinafres, beldroegas, cenouras (com a rama), folhas e flores de ibisco, alguma
fruta e alfafa.

Enquanto jovens deve fornecer-se 2 ou mais refeições por dia, de vegetais partidos muito finos (e bem misturados). Quando a iguana já tem 40cm de comprimento e até aos 2-3 anos de idade devem ser alimentadas 1 vez por dia e os alimentos cortados fino. Após os 2-3 anos podem ser alimentadas dia sim dia não com uma mistura de vegetais partidos em pedaços.

Doenças mais Frequentes

A maioria dos problemas de saúde destes animais estão relacionados com a alimentação e/ou o ambiente. As doenças mais frequentes são osteopatias metabólicas, parasitas, fracturas, abcessos provocados por feridas, quistos sebáceos, retenção de ovos, doença renal (glomerulonefrite), cálculos urinários, e necrose da ponta dos dedos por retenção de anéis de pele durante a muda.


Abcesso subcutâneo na mandíbula superior. e Cauda amputada e suturada após trauma.


Osteopetrose (osteopatia metabólica) e Retenção de ovos – cirurgia.

Conclusão

A Iguana verde é um animal muito interessante e que quando domesticado pode tornar-se um bom animal de companhia, no entanto é bastante exigente, requer cuidados muito específicos e atenção.

Um dono cuidadoso deve tentar manter um ambiente saudável, limpo e com o máximo de espaço possível. Deve também prestar atenção aos sinais de doença que podem ser muito incaracterísticos.

Sempre que a iguana estiver apática ou sem comer mais do que alguns dias, sem causa aparente deve levá-la ao seu veterinário, assim como quando aparecerem “altos”, massas, ou feridas que não cicatrizam.”


19 Respostas a Cuidar e Alimentar uma Iguana Verde

  1.  
    monica 27 / 12 / 2011

    Onde e como consigo um filhote de iguana verde?É claro sendo autrizada pelo ibama.

  2.  
    bob 31 / 01 / 2012

    minha iguana não está comendo todos os dias,e quando come,come bem pouquinho e só banana e tomate,mais ela está se exercitando normalmente,andando e batendo nos meus cachorros,kkkkk
    me ajudem o que eu faço ela está perdendo peso aos poucos.
    meu e-mail é bobabadacapoeira@hotmail.com
    espero retorno de alguem .

    •  
      moisés 04 / 05 / 2012

      eu acredito que o que vc precisa fazer é dar uma alimentação variada com muitas verduras e nada de alfaçe. o alface não tem valor nutritivo. mas dê frutas em abundância e se for posível dê banho nele duas ou quantas vezes for possivel pode ser estresse.
      um abraço
      Moi
      Moi

  3.  
    Anny 31 / 01 / 2012

    faz 4 dias que minha iguana não come nada, estou preocupada, o que faço?

    •  
      João Victor 08 / 04 / 2013

      Onde você conseguiu uma iguana co a autorização do IBAMA?

  4.  
    thyago 02 / 02 / 2012

    Minha iguana também não se alimenta direito, ela é bem nova e mesmo eu tomando todos os cuidados q me indicaram eu não consigo fazer-la comer…
    se alguém puder me auxiliar em como alimentar-la corretamente eu agradeceria e deixo a disposição o meu email: thyago_de_carli@hotmail.com

  5.  
    óliver 06 / 02 / 2012

    Gostei do artigo de como cuidar da iguana… esclareceu muitas dúvidas.

  6.  
    rafael iguanas 29 / 02 / 2012

    ei gente solten a iguana deicher ela andar sair com ela todos dias e ser for alimentar peguer a comida que eler gosten e der na boca dela ela vai lanber e comer e pelo cazo isso nao aconteçar der a comida de coelho

  7.  
    Eric 16 / 04 / 2012

    como fasso para adquirir uma iguana estou louco para ter uma

  8.  
    ainara 26 / 04 / 2012

    acheii uma iguana quero seber como cuiidar dela…..alguem pode mii ajudar fiqueii loka por ela e muiito linda….rsrs

  9.  
    tawan 01 / 05 / 2012

    a minha iguana ta magra ela nao ta cumendo bem eu istou tristi por que eu acho que ela vai morre i ela nao ta tuamando muita agua ta bem

  10.  
    Verilton caus 23 / 05 / 2012

    Minha iguana esta com uma certa deformação na ponta do naris, pois o ultimo dono dela não tinha um cuidado adequado quando mas jovem ela batia com o naris contra uma grade e acabou ficando um pouco estranho como se tivesse retirado um pedaço. E queria saber se isto se regenera e tem algo que posso passar q possa ajudar ? Ou se posso passar algum tipo de remédio ou algum produto para ajudar na pela como vaselina liquida ou algo parecido ? 
     Um grande abraço. 

  11.  
    IEDA MENEGHETTI 02 / 08 / 2012

    DEI UMA IGUANA DE PRESENTE PARA MINHA FILHA DE 16 ANOS NA SEMANA PASSADA, POIS ESTE ERA O SONHO DELA, MAS ESTAMOS MUITO PREOCUPADAS POIS A IGUANA NÃO ESTA COMENDO, QDO COMPRAMOS SAÍMOS DIRETO PARA O VETERINÁRIO MAS ELE FALOU QUE APARENTEMENTE A IGUANA ESTAVA BEM, EU QUERIA FAZER UM EXAME DE SANGUE, MAS ELE FALOU QUE ELES COSTUMAM FAZER MAS GERALMENTE QDO O BICHINHO NÃO ESTA COMENDO, ENTÃO ELE DISSE QUE O MAIS IMPORTANTE ERA FAZER UM EXAME COM AS FEZES PARA VER SE ESTA TUDO BEM, ENTÃO TROUXE O POTINHO PARA COLETAR AS FEZES MAS ELA SÓ FEZ UMA VEZ E AGORA NÃO ESTA MAIS SE ALIMENTANDO. OQUE DEVO FAZER? AMANHA PELA MANHA IREI NOVAMENTE LEVAR ATÉ O VETERINÁRIO NOVAMENTE? APESAR QUE ESTE VETERINÁRIO É INDICAÇÃO DO LUGAR ONDE COMPREI A IGUANA E SABE LÁ SE JÁ COMPREI O BICHINHO DOENTE? E SE JÁ COMPREI ASSIM ELES NÃO VÃO ME FALAR? OQUE DEVO FAZER?

  12.  
    anderson lucas 23 / 08 / 2012

    eu achei uma iguana mais não sei o lugar especifico para criala por favor me diga um lugar apropiado para criar minha iguana

  13.  
    eliene uniz 17 / 11 / 2012

    minha iguana, so tem dois meses pra comer tenho que colocar comida na boca dela, ela nao faz coco todos os dias, isso e normal? quantas vezes devo alimenta-la por dia, ? quais os tipos de alimentos, ideais, para a idade dela.

  14.  
    joao victor 10 / 02 / 2013

    Minha iguana tem mais ou menos 2 meses e não come nada tá muito magra o que faço?

  15.  
    Yurii 20 / 06 / 2013

    ME AJUDAA!! MORO EM UM LUGAR FRIO.. E TENHO IGUANA, TENHO LUZ DE CERAMICA COM COR PRA NOITE, E SEU ESPACO AINDA ;E GRANDE PRA ELE.. SERÁ QUE TEM ALGUN PROBLEMA ??? fALAM QUE A IGUANA REQUERE UMA TEMPERATURA ADEQUADA, MAIS NÃO SEI SE POSSO MANTER A TEMPERATURA ADEQUADA,, NA NOITE É MTO FRIO E NA TARDE É ATÉ CALOR! SERÁ QUE A LUZ DE CERAMICA COM COR AJUDA? :* bRIGADOOO YURIOBM@HOTMAIL.COM OU FACEBOOK – Yuri Barreto http://www.facebook.com/iiiruY

  16.  
    Adriano Silva 28 / 02 / 2014

    eu já tive uma por causa de ter que me casar tive que doar ela p um amigo hoje gostária de adquirir outra como faço muito obrigado .

  17.  
    rosa maria lopes ruiys 27 / 05 / 2014

    ganhei uma iguana verde mas ela não come nada tenho que ficar dando comida pra ela bem amassada e colocar dentro da boca dela e fazer ela engolir a força se nao ela fica sem nada na barriga só vi ela beber agua já coloquei todos tipos de alimentos e ela só olha e não come que deve fazer

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>