Cuidar e Alimentar uma Iguana Verde

Iguana Verde

Introdução

Infelizmente a maioria dos problemas de saúde que encontramos nas iguanas que são mantidas como animais de estimação, estão diretamente relacionadas com um manejo incorreto.

A maioria das iguanas são adquiridas ainda muito jovens e quando os fatores do meio ambiente ou a alimentação não são adequados a iguana não se desenvolve, não cresce e acaba por morrer.

Assim é muito importante antes de adquirir um destes animais, informar-se sobre as suas necessidades e criar-lhe um habitat apropriado.

As iguanas jovens são mais sensíveis e tem exigências muito específicas em relação à temperatura, umidade, tipo de luz e duração de exposição à luz. Em adultas (a partir dos 2-3 anos) são menos sensíveis aos fatores do meio ambiente, mas por outro lado tornam-se muito mais exigentes em termos de espaço ( um macho adulto pode atingir 1,5 m).

Iguana - Guia de Cuidados
Terrário

Deve ser espaçoso e desenhado de modo a poder ser facilmente limpo e desinfectado, é importante que tenha ramos ou pedras, para o animal poder trepar e exercitar-se.

O pavimento pode ser revestido com turfa artificial que é fácil de limpar, há muitos outros revestimentos que se podem utilizar, tendo sempre em conta a facilidade da limpeza e o risco do animal ingerir o material de revestimento.

Temperatura

Como todos os répteis, as iguanas são poiquilotérmicos, isto é incapazes de regular a temperatura corporal e por isso dependem da absorção de calor do meio ambiente para sobreviver.

Como todos os répteis são mais ativas quando se lhes proporciona a temperatura adequada e ficam entorpecidos e rígidas a baixas temperaturas. Temperaturas demasiado baixas ou demasiado altas podem revelar-se fatais.

O gráfico abaixo ilustra os vários estados apresentados consoante a temperatura ambiente.

Pode fornecer-se calor por meio de pedras de aquecimento ou aquecendo o fundo do terrário com um dispositivo eléctrico. A iluminação também contribui para a absorção de calor.

Durante a noite os répteis procuram voluntariamente temperaturas mais baixas , que lhes permitem baixar o metabolismo e diminuir o dispêndio de energia durante a noite.

Iluminação – Fotoperíodo

O fotoperíodo é o ciclo de dia-noite durante 24h, ou mais corretamente o ciclo de luz ausência de luz durante 24 h.

Quando se utiliza a lâmpada de iluminação como única fonte de calor e fica acesa 24 h os animais deixam de se desenvolver e eventualmente acabam por morrer.

Idealmente a iluminação deve estar ligada entre as 9.00 e as 17.30 – no Inverno e as 8.00 e as 21.00 – no Verão. Morte pelo calor Temperatura preferida Exposição ao sol Rigidez pelo frio Morte pelo frio

Alimentação

As iguanas são vegetarianas e devem ser alimentadas com uma grande variedade de vegetais de modo a que a dieta seja adequada em proteínas, carboidratos, lípidos, vitaminas e minerais tendo em conta que as suas necessidades vão variando com o crescimento.

Uma iguana jovem deve comer mais proteína do que uma iguana adulta que deve fazer uma alimentação mais rica em fibras. Vegetais como a alface e couves são relativamente pobres em nutrientes, podem dar-se agriões, espinafres, beldroegas, cenouras (com a rama), folhas e flores de hibisco, alguma fruta e alfafa.

Enquanto jovens deve fornecer-se 2 ou mais refeições por dia, de vegetais partidos muito finos (e bem misturados). Quando a iguana já tem 40cm de comprimento e até aos 2-3 anos de idade devem ser alimentadas 1 vez por dia e os alimentos cortados fino. Após os 2-3 anos podem ser alimentadas dia sim dia não com uma mistura de vegetais partidos em pedaços.

Doenças mais Frequentes

A maioria dos problemas de saúde destes animais estão relacionados com a alimentação e/ou o ambiente. As doenças mais frequentes são osteopatias metabólicas, parasitas, fraturas, abcessos provocados por feridas, quistos sebáceos, retenção de ovos, doença renal (glomerulonefrite), cálculos urinários, e necrose da ponta dos dedos por retenção de anéis de pele durante a muda.


Abscesso subcutâneo na mandíbula superior. e Cauda amputada e suturada após trauma.


Osteopetrose (osteopatia metabólica) e Retenção de ovos – cirurgia.

Conclusão

A Iguana verde é um animal muito interessante e que quando domesticado pode tornar-se um bom animal de companhia, no entanto é bastante exigente, requer cuidados muito específicos e atenção.

Um dono cuidadoso deve tentar manter um ambiente saudável, limpo e com o máximo de espaço possível. Deve também prestar atenção aos sinais de doença que podem não ter muitas características.

Sempre que a iguana estiver apática ou sem comer mais do que alguns dias, sem causa aparente deve levá-la ao seu veterinário, assim como quando aparecerem “altos”, massas, ou feridas que não cicatrizam.”

Iguana - Guia de Cuidados

23 thoughts on “Cuidar e Alimentar uma Iguana Verde

  1. minha iguana não está comendo todos os dias,e quando come,come bem pouquinho e só banana e tomate,mais ela está se exercitando normalmente,andando e batendo nos meus cachorros,kkkkk
    me ajudem o que eu faço ela está perdendo peso aos poucos.
    meu e-mail é bobabadacapoeira@hotmail.com
    espero retorno de alguem .

    1. eu acredito que o que vc precisa fazer é dar uma alimentação variada com muitas verduras e nada de alfaçe. o alface não tem valor nutritivo. mas dê frutas em abundância e se for posível dê banho nele duas ou quantas vezes for possivel pode ser estresse.
      um abraço
      Moi
      Moi

  2. Minha iguana também não se alimenta direito, ela é bem nova e mesmo eu tomando todos os cuidados q me indicaram eu não consigo fazer-la comer…
    se alguém puder me auxiliar em como alimentar-la corretamente eu agradeceria e deixo a disposição o meu email: thyago_de_carli@hotmail.com

  3. ei gente solten a iguana deicher ela andar sair com ela todos dias e ser for alimentar peguer a comida que eler gosten e der na boca dela ela vai lanber e comer e pelo cazo isso nao aconteçar der a comida de coelho

  4. Minha iguana esta com uma certa deformação na ponta do naris, pois o ultimo dono dela não tinha um cuidado adequado quando mas jovem ela batia com o naris contra uma grade e acabou ficando um pouco estranho como se tivesse retirado um pedaço. E queria saber se isto se regenera e tem algo que posso passar q possa ajudar ? Ou se posso passar algum tipo de remédio ou algum produto para ajudar na pela como vaselina liquida ou algo parecido ? 
     Um grande abraço. 

  5. DEI UMA IGUANA DE PRESENTE PARA MINHA FILHA DE 16 ANOS NA SEMANA PASSADA, POIS ESTE ERA O SONHO DELA, MAS ESTAMOS MUITO PREOCUPADAS POIS A IGUANA NÃO ESTA COMENDO, QDO COMPRAMOS SAÍMOS DIRETO PARA O VETERINÁRIO MAS ELE FALOU QUE APARENTEMENTE A IGUANA ESTAVA BEM, EU QUERIA FAZER UM EXAME DE SANGUE, MAS ELE FALOU QUE ELES COSTUMAM FAZER MAS GERALMENTE QDO O BICHINHO NÃO ESTA COMENDO, ENTÃO ELE DISSE QUE O MAIS IMPORTANTE ERA FAZER UM EXAME COM AS FEZES PARA VER SE ESTA TUDO BEM, ENTÃO TROUXE O POTINHO PARA COLETAR AS FEZES MAS ELA SÓ FEZ UMA VEZ E AGORA NÃO ESTA MAIS SE ALIMENTANDO. OQUE DEVO FAZER? AMANHA PELA MANHA IREI NOVAMENTE LEVAR ATÉ O VETERINÁRIO NOVAMENTE? APESAR QUE ESTE VETERINÁRIO É INDICAÇÃO DO LUGAR ONDE COMPREI A IGUANA E SABE LÁ SE JÁ COMPREI O BICHINHO DOENTE? E SE JÁ COMPREI ASSIM ELES NÃO VÃO ME FALAR? OQUE DEVO FAZER?

  6. minha iguana, so tem dois meses pra comer tenho que colocar comida na boca dela, ela nao faz coco todos os dias, isso e normal? quantas vezes devo alimenta-la por dia, ? quais os tipos de alimentos, ideais, para a idade dela.

  7. ME AJUDAA!! MORO EM UM LUGAR FRIO.. E TENHO IGUANA, TENHO LUZ DE CERAMICA COM COR PRA NOITE, E SEU ESPACO AINDA ;E GRANDE PRA ELE.. SERÁ QUE TEM ALGUN PROBLEMA ??? fALAM QUE A IGUANA REQUERE UMA TEMPERATURA ADEQUADA, MAIS NÃO SEI SE POSSO MANTER A TEMPERATURA ADEQUADA,, NA NOITE É MTO FRIO E NA TARDE É ATÉ CALOR! SERÁ QUE A LUZ DE CERAMICA COM COR AJUDA? :* bRIGADOOO YURIOBM@HOTMAIL.COM OU FACEBOOK – Yuri Barreto http://www.facebook.com/iiiruY

  8. ganhei uma iguana verde mas ela não come nada tenho que ficar dando comida pra ela bem amassada e colocar dentro da boca dela e fazer ela engolir a força se nao ela fica sem nada na barriga só vi ela beber agua já coloquei todos tipos de alimentos e ela só olha e não come que deve fazer

  9. Tenho um iguana e queria saber se tem uma vitamina que ajude ela se desenvolver pois já tem um bom tempo ela comigo e não vejo desenvolvimento
    quem souber de uma vitamina por favor me digam

  10. Eu quero muito uma iguana mais antes quero saber o que precisa pro lugar na onde ela vai ficar ,o que ela come , como eu devo coidar dela tudo alguem me ajuda a saber tudo o que uma iguana precisa tchal bjs
    P

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *