Dicas de Empreendedorismo – Plano de Negócios

Em geral um plano de negócios, é um documento que descreve a visão para o seu negócio e suas projeções financeiras.

No que se trata de visão, o plano de negócios geralmente inclui várias seções: descrição do negócio, explicação de quais produtos e serviços a empresa irá oferecer, mergulho profundo no mercado da empresa (incluindo a análise de potenciais concorrentes), planos detalhados de marketing, vendas e engenharia, bem como quem são as pessoas por trás da ideia e por que eles formam a equipe certa para executá-la. as seções sobre finanças geralmente incluem, no mínimo, Balanços Patrimoniais, demonstração do Resultado do exercício e demonstrações do Fluxo de Caixa para os primeiros anos do negócio. mas pode incluir muitos outros documentos.

Depois de completar todas as seções do plano, você deve resumir o documento em um Sumário executivo.

normalmente, o Sumário executivo é muito breve, com cerca de duas páginas, e fornece uma boa visão geral do negócio, incluindo o estado atual da empresa e seus planos futuros. essa é a última parte a ser escrita, mas é a primeira que os leitores buscam. Por isso, as pessoas tentam escrevê-la da maneira mais cativante possível.

Alguns programas de mBafazem um estardalhaço sobre planos de negócios. várias universidades organizam competições ao redor desses planos e muitas pessoas argumentam que o documento é essencial para levantar capital. embora haja valor em montar um plano de negócios, o principal benefício não reside em ter um extenso documento que você pode compartilhar com os outros. Geralmente, o mundo se move tão rapidamente que o seu plano de negócios estará desatualizado assim que você acabar de escrevê-lo.

O verdadeiro valor do plano de negócios está no tempo que você gasta pensando sobre a sua ideia. Para escrever as seções do seu plano de negócios, você precisa pesquisar o mercado, entender os concorrentes, testar algumas das suas hipóteses e avaliar diferentes estratégias para seu negócio. depois disso, você precisa analisar os seus planos através de um ponto de vista financeiro. Tudo isso o ajuda a compreender melhor o seu negócio.

O plano de negócios deve ser tratado como um documento vivo, sempre em evolução. Quando o negócio e o mercado evoluem, é uma boa ideia atualizar o plano. ovalor, mais uma vez, está em parar para pensar mais. Portanto, faça bom proveito do plano: ao escrever um, pense criticamente sobre o seu negócio, elabore os piores e os melhores cenários e seja realista consigo mesmo sobre a oportunidade que está na sua frente.

Leia Mais:
Empreendedorismo – A Realidade que inspira
Empreendedorismo – Não se preocupe com a idade
Dicas Para Empreendedores – Quem Te Inspira?
Dicas Para Empreendedor – Leituras que valem a pena
Dicas Para Empreendedores – Compartilhe as suas dificuldades
Dicas Para Novos Empreendedores – Seja sempre Humilde
Dicas Para Novos Empreendedores – Trabalhar em Equipe
Dicas de Empreendedorismo – Plano de Negócios
Empreendedorismo – Ache Pessoas que Estavam em seu Lugar
Empreendedores – Seja Acelerado, mas tenha Paciência
Para ser um Empreendedor, Aprenda com os Erros
Empreendedor de Sucesso – Encontre suas Paixões
Dicas aos Novos Empreendedores – O Poder do Networking
Dicas de Empreendedorismo – Esqueça o Glamour
Empreendedorismo – Detalhes que fazem a diferença
Dicas de Empreendedorismo – O maior Erro de Todos
Dicas de Empreendedorismo – Saia da sua zona de conforto
Dicas de Empreendedorismo – Impressione e Tenha iniciativa
Empreendedorismo – Procure Talentos
Empreendedorismo – Invista em Publicidade

Autora da Obra: Bel Pesce

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *