Dicas Para Empreendedor – Leituras que valem a pena

Construir uma empresa é como andar em uma montanha-russa: há muitos altos e baixos. Ter uma estrutura que o oriente e chame a atenção para as coisas certas pode ser extremamente valioso.

Aqui estão os livros que mais me ajudaram ao longo dos últimos anos, juntamente com um resumo das principais lições que aprendi. infelizmente, alguns desses materiais ainda estão disponíveis apenas em inglês, mas a maioria terá versões em português em breve.

Startup, da Jessica Livingston
Startupé uma coleção de entrevistas com empreendedores.
neste livro, os fundadores do Yahoo!, Hotmail e de muitas outras empresas oferecem perspectivas muito interessantes sobre as alegrias e os desafios associados a começar sua própria companhia.
oque esses fundadores têm em comum? Todos eles cometeram muitos erros ao longo do processo de criar suas companhias. Por outro lado, todos aprenderam rapidamente com esses erros e acertaram da próxima vez. Também é impressionante o quanto as suas ideias e modelos de negócio mudaram. muitas empresas foram fundadas com um produto em mente que era completamente diferente do produto que acabou sendo construído. e, algo muito importante, os fundadores eram extremamente apaixonados pelos problemas que estavam tentando resolver, dispostos a trabalhar dia e noite para fazer a sua companhia ter sucesso.

apesar dos traços em comum, eles também apresentam muitas diferenças. Cresceram em ambientes distintos, aprenderam diferentes habilidades ao longo de suas vidas e tomaram decisões diversas enquanto construíam suas companhias. no livro, eles compartilham suas histórias e refletem sobre suas ações. ler essas entrevistas faz você se sentir parte da criação dessas empresas.
vale notar que, infelizmente, alguns capítulos não foram incluídos na versão em português. aversão americana, Founders At Work, oferece mais histórias. de qualquer maneira, as duas versões oferecem um ótimo conteúdo.

Startup Brasil, do Pedro Melo
Com uma estrutura similar ao Startup mencionado acima, mas repleto de histórias brasileiras, o que o torna uma pérola para nós brasileiros. Há entrevistas com empreendedores de vários setores, não apenas empreendedores da área de tecnologia. olivro conta como as seguintes empresas começaram: oBoticário, Buscapé, Turma da mônica, Flytour, Cacau Show, arizona, agência Click, aGB logística, locaweb e Gran Sapore.

Four Steps To The Epiphany, de Steve Blank este livro oferece uma nova perspectiva sobre como encontrar e validar seus clientes e mercado. Steve explica a metodologia do “desenvolvimento de clientes”, que se concentra em sair do escritório e testar as suas hipóteses com pessoas reais. ele acredita que, no início de suas vidas, as startupsapenas sabem opiniões, não fatos. e uma empresa construída apenas em opiniões pode acabar sem clientes. atécnica de desenvolvimento de clientes ajuda a validar as hipóteses e criar uma empresa que atende a uma necessidade real.
esses são os quatro passos que dão nome ao livro:
1.  Descoberta de clientes: ameta desta etapa é descobrir se há pessoas que querem o seu produto e qual valor dão a ele.
2.  Validação de clientes: nesta etapa, a meta é provar que é possível ter um ciclo de vendas sustentável.
isso acontece quando cada vez mais pessoas que experimentam o produto viram usuários ou compradores e você os monetiza de alguma maneira. o primeiro e segundo passos juntos servem para validar a existência de um mercado para o seu produto.
3.  Criação de clientes: nesta etapa, você decide a estratégia para crescer a sua base de clientes.
4.  Construção da empresa: nesta etapa você monta a estrutura da sua companhia, incluindo contratar a equipe que é capaz de escalar o negócio.
esse livro não é muito fácil de ler, mas assim que você começa a entender os conceitos, pode aplicá-los ao mundo real e obter bons resultados.

A Startup Enxuta (Lean Startup), de Eric Reis
Enquanto o Four Steps To The Epiphany oferece uma metodologia para desenvolver os seus clientes, o A Startup Enxutaoferece uma metodologia para desenvolver o seu produto e evitar criar algo que ninguém quer. eric acredita que os empreendedores podem evitar fracassos se descobrirem o que os clientes realmente querem. Há vários conceitos no livro que ajudam você a descobrir o que os usuários desejam.
Aprendizados Validados: as startups vivem em circunstâncias de incerteza extrema. aquantidade de suposições ao redor do que funcionará é absurda. então, esteja pronto para cometer muitos erros. errar não tem problema, desde que gere um conhecimento que pode ser aplicado para melhorar a companhia e acelerá-la na direção positiva. esses são chamados de “aprendizados validados”.

O ciclo do “Construa – Meça – Aprenda”:
1.  determine uma hipótese sobre seu produto.
2.  decida quais informações são necessárias para validar essa hipótese.
3.  Construa o mínimo possível para poder agregar essas informações.
4.  Tire conclusões baseadas nos dados agregados.
afilosofia Lean acredita que quanto mais rápido os empreendedores conseguem completar esse ciclo, maiores as chances de sucesso de sua startup. Repare que as ideias são bastante similares às do livro Four Steps To The Epiphany, que também busca fatos ao redor das suas suposições.
Mínimo Produto Viável: na definição de eric, o mínimo Produto viável é a “versão de um produto que permite agregar o máximo de aprendizado validado com o menor esforço”. Por exemplo, o site de compra coletiva Groupon começou como um blog. Cada postera uma oferta, os cupons eram feitos com um gerador de PdF e enviados para lotes de e-mailsno fim do dia. dessa forma, os fundadores puderam validar que os clientes estavam interessados nas ofertas e
decidiram continuar a criar o produto, de uma maneira escalável.
Pivot: na caminhada para validar as hipóteses, é muito provável aprender que o rumo da sua companhia precisará de algumas correções. essas correções chamam-se pivôs. Talvez seja preciso mudar o segmento de clientes, o modelo de negócios, a plataforma ou até mesmo uma combinação desses e de outros aspectos. em geral, quanto mais cedo você aprender que um pivô é necessário, maiores as chances de uma mudança bem-sucedida.
Há muitos outros conceitos no livro, que é muito rápido e fácil de ler, com vários exemplos cativantes. Uma leitura altamente recomendada.

Outros Livros
Há uma extensiva lista de boas leituras relacionadas ao empreendedorismo. aqui estão mais algumas das minhas
favoritas:
» Perdendo Minha Vigindade, de Richard Branson
» Steve Jobs: A Biografia, de isaac Walterson
» Se Eu Soubesse aos 20… – Lições Para Ser Bem Sucedido Em
Qualquer Idade, de Tina Seelig
» Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model
Generation, de alexander osterwalder e Yves Pigneur
estes livros também são ótimos, mas ainda não estão
disponíveis em português:
» Venture Deals: Be Smarter Than Your Lawyer and Venture
Capitalist, de Bred Feld e Jason mendelson
» Do More Faster: TechStars Lessons to Accelerate Your
Startup, de Bred Feld e david Cohen
» Grinding It Out, de Ray Croc
eu tento ler pelo menos um livro por mês, sempre focando a
atenção em algum aspecto sobre startups e pensando como
os aprendizados podem ajudar a minha startup a crescer.

Blogs Fora do Brasil
os meus blogspessoais favoritos são o do Paul Graham, Fred Wilson, eric Reise Seth Godin.
entre os blogsque focam em tendências e novidades sobre startups, sigo o mashable, Gigaom, TechCrunch, ventureBeate ThenextWeb.

Blogs Brasileiros
É extremamente empolgante ver que os brasileiros estão cada vez mais ativos em relação ao empreendedorismo.
Para obter novidades sobre o mundo das startups, sigo o Startupi, Webholic, inovação e negócios.
Também sigo blogsvoltados para as reflexões sobre empreendedorismo e sugestões de como ser um melhor empreendedor, dentre eles: Resultson, BizRevolution, o Pulo do Gato, Blog da aceleradora,  Beco com Saída, Blog da endeavor Brasil, Tribo do mousee Saia do lugar. além desses, vale muito a pena ler o Brasil20, um site repleto de histórias super inspiradoras.
Junto com esse livro, estou lançando um blog sobre startups, o Startups Brasil. ameta do blogé distribuir mais informações sobre o ecossistema empreendedor brasileiro, atráves das seguintes séries de posts:
» Empreendedores- conta trajetórias de empreendedores que estão mudando o Brasil.
» Investidores -mostra empresas e pessoas que estão investindo no Brasil, os seus focos e alguns exemplos dos seus portifólios.
» Startups -revela novas empresas que têm o potencial de balançar o mercado brasileiro.
» Recursos & Eventos -divulga ferramentas e eventos interessantes para startups.
» Construindo uma empresa -oferece dicas de como começar e crescer a sua companhia.
» Brasileiros no Vale -realça histórias de brasileiros que estão inovando no vale do Silício.

Videocasts
Brasileiros
Man In The Arena (MitA):Uma série fenomenal, liderada por leo Kuba e miguel Cavalcanti. acada duas semanas, eles entrevistam empreendedores que dividem suas histórias e conselhos, de uma maneira muito descolada.
Recomendo assistir desde o primeiro episódio.
Geração de Valor (GV): esta série foca em mostrar ao mundo que qualquer pessoa pode crescer na vida e alcançar seus sonhos. os vídeos são curtos e chamam a atenção por questionar o status quoe fazer você pensar de modo diferente. acomunidade é composta também por um canal no Facebook e uma conta no Twitter, liderados
por Flávio augusto, fundador do ometz Group. os posts são inteligentes e interessantes, e fazem muitas pessoas abrirem os olhos para as possibilidades que existem ao seu redor.
Brasileiros no Vale: esta série é parte do blog Startups Brasil e tem a finalidade de mostrar alguns projetos que os brasileiros estão desenvolvendo no vale do Silício. os vídeos contam histórias de empreendedores, investidores, estudantes e profissionais brasileiros que estão balançando o vale.

Leia Mais:
Empreendedorismo – A Realidade que inspira
Empreendedorismo – Não se preocupe com a idade
Dicas Para Empreendedores – Quem Te Inspira?
Dicas Para Empreendedor – Leituras que valem a pena
Dicas Para Empreendedores – Compartilhe as suas dificuldades
Dicas Para Novos Empreendedores – Seja sempre Humilde
Dicas Para Novos Empreendedores – Trabalhar em Equipe
Dicas de Empreendedorismo – Plano de Negócios
Empreendedorismo – Ache Pessoas que Estavam em seu Lugar
Empreendedores – Seja Acelerado, mas tenha Paciência
Para ser um Empreendedor, Aprenda com os Erros
Empreendedor de Sucesso – Encontre suas Paixões
Dicas aos Novos Empreendedores – O Poder do Networking
Dicas de Empreendedorismo – Esqueça o Glamour
Empreendedorismo – Detalhes que fazem a diferença
Dicas de Empreendedorismo – O maior Erro de Todos
Dicas de Empreendedorismo – Saia da sua zona de conforto
Dicas de Empreendedorismo – Impressione e Tenha iniciativa
Empreendedorismo – Procure Talentos
Empreendedorismo – Invista em Publicidade

Autora da Obra: Bel Pesce

Faça o primeiro comentário a "Dicas Para Empreendedor – Leituras que valem a pena"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*