Dor na Panturrilha, Batata da Perna – Causas e Tratamentos

Dor na parte posterior da perna, entre o joelho e o tornozelo. Pode localizar-se apenas na pele, ou mais profundamente, no músculo da panturrilha. O tipo de dor varia e geralmente não representa um distúrbio grave.

CAUSAS EVENTUAIS;
Dor referida das costas ou joelho; neuropatia alcoólica ou diabética (doença dos nervos); cãibra hipocalcêmicas (baixo nível de sanguíneo de cálcio); ruptura do cisto de Baker (atrás do joelho); tromboflebite superficial (inflamação da parede da veia); trombose venosa profunda (coágulo sanguíneo).

CAUSAS RARAS;
Doença do neurônio motor; esclerose múltipla; tensão muscular.

CAUSAS COMUNS

dor-na-panturrilha-batata-da-perna-causas-e-tratamentosCãibra;
cício. A panturrilha se contrai com violência e, imediatamente, torna-se rígida e dolorosa. Em pessoas idosas, as cãibras frequentemente são mais intensas á noite.

O QUE FAZER
Puxar os dedos dos pés em direção ao joelho. Procurar o clínico geral sem urgência se houver recorrência: possível desequilíbrio mineral sanguíneo/problema circulatório.

Rigidez muscular;
As panturrilhas doem no dia subsequente a exercício mais intenso que o habitual. A dor diminui
Quando o músculo é usado novamente.

O QUE FAZER
Aumento gradual na carga de exercício. Continuar usando as pernas e a dor cessará.

Celulite (infecção cutânea);
Área difusa de calor, vermelhidão e inchaço da pele. Pode suceder uma ferida trivial ou uma picada de inseto. Pode haver febre e mal-estar.

O QUE FAZER
Procurar o clínico geral imediatamente exige antibioticoterapia.

Doença vascular periférica;
Distúrbio da circulação sanguíneo (também denominado claudicação intermitente),essa doença causa cãibra em uma ou nas duas panturrilhas após uma caminhada. Cessa com o repouso e ressurge após caminhar a mesma distância. As vitimas podem ter observado resfriamento dos pés ou das pernas por algum período antes de a dor começar.

O QUE FAZER
Procurar o clínico geral logo que possível, para investigação adicional. Se não houver contraindicação tomar um comprimido de 100 MG de AAS diariamente para reduzir o risco de formação de coágulos. Se você fuma, pare.

Dor muscular (p.ex., distensão);
Dor imediatamente após um traumatismo. Pode evoluir para inchaço acentuado, vermelhidão na panturrilha e incapacidade.

O QUE FAZER
Aplicar compressa fria imediatamente para reduzir o inchaço. Para evitar a incapacidade, é importante exercitar o músculo suavemente.

1 comentário a "Dor na Panturrilha, Batata da Perna – Causas e Tratamentos"

  1. Ecio Costa | às | Responder

    Em uma caminhada senti uma fisgada na panturrilha, tratei com gelo e gelol. Mas, agora, sempre que faço uma caminhada a panturrilha incha,. Já consultei dois angiologistas, fiz dois ultrasom com dople e também uma ressonancia, nada foi detectado.

    O que pode ser?

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*