Ganho de Peso Repentino – Causas, Sintomas e Tratamentos

Considera-se ganho de peso excessivo quando o peso corporal e maior do que o recomendado para a altura e o sexo. Isso pode ser determinado cientificamente utilizando-se o índice de massa corporal (IMC)[Peso(kg)/Altura (m)2]. Um IMC normal está situado entre 20 e 25. Acima de 30 é considerado sobrepeso moderado, e mais de 40 é considerado obesidade.

Causas eventuais;
Insuficiências hepática ou renal; medicamentos (p.ex. diabetes, estrogênio); síndrome do ovário policístico (um distúrbio hormonal); retardo mental (p.ex. síndrome de Down); incapacidade física com restrição de atividade física.

Causas raras;
Uso de esteroides anabólicos; síndrome de Cushing (uma doença da supra-renal ); síndromes genéticas raras (p.ex., prader-wili, Laurence-Moon-Biedl).

CAUSAS COMUNS

Obesidade simples;
Em homens, a gordura tende a acumular-se no tronco; em mulheres, nas mamas, na região da glútea, nos quadris e nas coxas. Pode haver edema do0s tornozelos em casos graves. Não há outros sintomas.

ganho-de-peso-repentino-causas-sintomas-e-tratamentosO QUE FAZER
Dieta com controle das calorias, aumento do exercício físico. Se isso não solucionar o problema em um período de seis meses, procurar o clínico geral sem urgência.

Hipoatividade da tireóide (hipotireoidismo);
Inicio gradual de fadiga debilitante e constante; frio e sensação de lentidão. Pode haver ressecamento da pele, cabelos quebradiços. A pessoa sente os dedos das mãos e os pés inchados.

O QUE FAZER
Procurar o clínico geral logo que possível, para avaliação e possível exame de sangue.

Gravidez;
Atraso ou ausência da menstruação pode haver náusea dolores nas mamas algumas semanas antes de se observar aumento do abdome.

O QUE FAZER
Usar o teste de gravidez domiciliar; agora são tão confiáveis quanto os testes hospitalares.

Edema (inchaço tecidual);
Há inchaços primeiro dos pés, depois das pernas e do resto do corpo. A compressão da parte afetada com dedo por vez segundos deixará uma depressão visível que leva minutos para desaparecer. Há muitas causas subjacentes, incluindo insuficiência cardíaca congestiva.

O QUE FAZER
Procurar o clínico geral logo que possível; se houver falta de ar ou sensação grave enfermidade imediatamente.

Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
Sinais de abuso de álcool como fatores relativos ao estilo de vida (p.ex. passar tempo demais no bar), vermelhidão no rosto e das palmas das mãos. Pode haver aumento visível do abdome. Pode haver atrofia e diminuição dos músculos.

O QUE FAZER
Parar de consumir bebidas alcoólicas. Procurar um clínico geral logo que possível. Para avaliação; procurar ajuda em centros de assistência a usuários de drogas e álcool.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *