Íngua, Gânglios linfáticos – Causas, Sintomas e Tratamentos

Os gânglios inchados são linfonodos aumentados. Eles incham e tornam se perceptíveis quando estão combatendo uma infecção, e também podem doer quando tocados. Os gânglios palpados mais facilmente são aqueles que estão sob a mandíbula, todos ao redor do pescoço e nas axilas e regiões inguinais.

Causas eventuais:
Febre glandular, doença de arranhadura de gato (comum em crianças); sarcoidose; rubéola; sarampo; lúpus eritematoso sistêmico (uma doença inflamatória); artrite reumatoide; doenças sexualmente transmitidas (P.EX., hanseníase, linfogranuloma venéreo, granuloma, inguinal).

Causas raras:
AIDS e complexo relacionado com AIDS; tuberculose; doenças tropicais (p.ex., hanseníase, filaríase);reação a medicamentos.

CAUSAS COMUNS

INFECÇÃO VIRAL GENERALIZADA: Esta é a causa de 9 dentre 10 casos de inchaço dos gânglios aumentados podem ser palpados em todo o corpo (no pescoço, nas axilas, na região inguinal). Em geral pode haver mal-estar, com febre.

ingua-ganglios-linfaticos-causas-sintomas-e-tratamentosO QUE FAZER

Repouso, consumo abundante de líquidos não alcoólicos, administração regular de paracetamol. Se não começar a melhorar após cinco dias, procurar o medica.

INFECÇÃO LOCALIZADA: Aumento de um único grupo de gânglios (como no pescoço). Febre e mal-estar geral; possivelmente com sintomas específicos como tosse ou dor de garganta.

O QUE FAZER

Repouso, consumo abundante de líquidos não alcoólicos, administração regular de paracetamol. Se não começar a melhorar após cinco dias, procurar o medica.

CÂNCER:
Gânglios fixos, de consistência dura, frequentemente indolor e com crescimento lento, em geral em um único grupo. Presentes há seis semanas ou mais.

O QUE FAZER

Procure um clinico geral logo que possível.

Cânceres de leucócitos (linfoma, leucemia, mieloma);
Mesmas causas do Câncer já citado, mas pode haver envolvimento de vários grupos de gânglios. É comum haver sudorese noturna e prurida (coceira).

O QUE FAZER

Procure um clinico geral logo que possível.

Septicemia (infecção bacteriana na corrente sanguínea);
Vários grupos de gânglios estão aumentados. A pessoa sente-se muito doente, tem febre alta; com possível confusão e delírio.

O QUE FAZER

Avaliação pelo clinico geral urgente. Pode ser necessário uma consulta domiciliar se o paciente estiver confuso.

Faça o primeiro comentário a "Íngua, Gânglios linfáticos – Causas, Sintomas e Tratamentos"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*