O que é Infarto, Causas, Sintomas e Prevenção

DOENÇAS CARDIOVASCULARES: INFARTO

APRESENTAÇÃO

As ações de medicina preventiva constituem-se em procedimentos importantes para prevenir as doenças ou para diagnosticá-las em fases iniciais, orientando apenas para o tratamento correto.

Prevenir as doenças é a maneira mais eficaz e barata na manutenção da saúde.

Várias Ong’s vem desempenhando o seu papel junto à comunidade rural, ensinando aos produtores, aos trabalhadores e a seus familiares as medidas mais importantes na prevenção de doenças, para se obter a saúde física e mental desejada.

INTRODUÇÃO

São consideradas doenças cardiovasculares aquelas que acometem o coração e os vasos sangüíneos.
Tanto no homem quanto na mulher essas doenças são mais freqüentes após os 50 anos, embora possa ocorrer em qualquer idade.
Nas mulheres um fator que predispõe o seu aparecimento é a chegada da menopausa (última menstruação), devido a diminuição dos hormônios ovarianos, levando muitas vezes ao aumento de peso, do colesterol e do triglicérides (gordura no sangue).

1 – O QUE É INFARTO DO CORAÇÃO

É uma doença que se manifesta com intensas dores no peito devido a um fechamento dos vasos sangüíneos do coração. Isso leva à “morte” de uma parte ou de todo o coração.

2 – CAUSAS

a) Diabetes;
b) Arteriosclerose (entupimento dos vasos sangüíneos);
c) Pressão alta – “matadora silenciosa”;
d) Cigarros em excesso;
e) Gordura em excesso no sangue (colesterol alto);
f) Parentes próximos com doenças cardiovasculares (hereditariedade);
g) Obesidade;
h) Ansiedade;
i) Vida sedentária;
j) Doenças do próprio coração (alteração do ritmo cardíaco).

3 – SINTOMAS

a) Respiração curta com falta de ar;
b) Dor no peito tipo “facada”;
c) Dor na “boca” do estômago;
d) Dor no peito, estendendo-se para os braços, pescoço ou cabeça;
e) Suores;
f) Palidez;
g) Enjôo e náuseas;
h) Vômitos (às vezes);
i) Coração acelerado;
j) Ansiedade;
k) Líquido espumante e rosado, saindo pela boca.

4 – PREVENÇÃO

a) Evitar ansiedade;
b) Evitar o fumo;
c) Evitar alimentos gordurosos (banhas, toucinhos, bacon etc.);
d) Evitar sal exagerado na comida;
e) Evitar bebidas alcoólicas;
f) Evitar excesso de açúcar;
g) Praticar atividades físicas regularmente;
h) Comer frutas e verduras;
i) Controlar o peso (não se deixe engordar);
j) Controlar o nível de gordura no sangue (exame do colesterol);
k) Verificar a pressão arterial freqüentemente;
l) Procurar o médico regularmente.

ATENÇÃO!

Todos os alimentos devem ser consumidos com orientação e moderação. A seguir veremos todos os grupos da pirâmide de alimentos.

11 comentários a "O que é Infarto, Causas, Sintomas e Prevenção"

  1. maria | às | Responder

    Estou muito preocupada com meu coração, gostaria de saber o que devo tomar para evitar um infarto. Exemplo me informaram que chá de alho evita infarto isso e possível?

  2. anny | às | Responder

    oi sinto pontadas no peito como se fosse facadas devo ficar em panico?
    tenho gordura no sangue pode ser a causa?
    tomo suco de laranja com beringela dizem que evita o infarto é verdade?
    preciso de respostas urgente!!!

  3. o consumo do alho diário, é uma a favor do coração. faz muito bem á saúde do coração, rins e combate a hipertensão alta. coma 03 dentes de alho por dia. pique o alho cru na comida e misture e voce ficara protegido contra o infarto. felicidades. eun faço uso do alho cru á mais de 10 anos, nunca tive problema de coração e nem pressão alta, tudo isso se deve a Deus e o uso do alho que ele criou.

  4. anny, fique tranquilo(a), isso é apenas ar preso na caixa torácica, mas deve vc ir ao médico, para ter certeza disso, eu te recomendo fazer um ecocardiograma do coração, prá ver se está tudo legal com ele. faça caminhada, tres vezes por semana, evite refrigerantes que é o causador principal de gases que geram ar-preso. felicidades.

  5. diego | às | Responder

    já tive problema no coração é possível ter de novo?

  6. gabriele | às | Responder

    adorei me ajudou basatante

  7. Enilda | às | Responder

    Oi, fui fazer uns exames para poder realizar a cirurgia do estômago para emagrecer, e descobri que tinha problemas no coração, já tive um enfarto e não sabia, isso é possível, tenho muitas dores no peito, ardência e dores nos braços e nas costas, e ânsia, sou obesa, diabética, epilética, hipertensa, tenho ansiedade sou depressiva, já tive câncer de tireóide, e estou numa dieta bem rígida com a minha nutricionista, mas não consigo sair do hipotirioidismo, a médica já não sabe mais o que fazer, e agora estou com bronquite muito forte e pela primeira vez estou usando bombinha, me responda se corro o risco de ter outro infarto, estou fazendo tudo o que os médicos mandam, mas nada esta adiantando, quando estava no útero de minha mãe ela tentou me matar será que é por causa disso que sempre estou doente, desde pequena sempre tive problemas, me responda, abraços.

  8. beatris domingos | às | Responder

    valeu pela ajuda no trabalho me ajudou bastante :)))

  9. Tuts Tuts quero ver | às | Responder

    TUTS TUTS QUERO VER
    OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MGGGGGGGGGGGGGGGG

  10. Laura | às | Responder

    Eu acredito que o consumo exagerado de refrigerantes,bebidas alcoólicas, fumo, consumo constante de coisas gordurosas e etc pode aumentar a possibilidade de uma pessoa sofrer um infarto.Além disso, fazer atividades físicas em momentos inadequados e sem o preparo físico correto pode sim levar uma pessoa a sofrer um infarto mesmo tendo uma rotina “saudável”.Porque, se uma pessoa que nunca fez uma atividade física ou não tem costume de fazer, a pratica sem preparo pode ser uma grande ajuda para um futuro infarto.Por que? Porque seu corpo (seu coração mais especificamente) não está “acostumado” com esse ritmo intenso,a depender da atividade que vc faça, e se, além de preparo, não tiver uma alimentação balanceada,saudável e uma respiração adequada vc pode levar o seu coração a infartar.
    Vcs podem se perguntar : “Como uma garota de 12 anos pode saber disso?
    Primeiro-na minha família, alguns parentes próximos já tiveram e essa matéria mostrou que uma das causas do infarto é a HEREDITARIEDADE, ou seja, um parlante próximo teve e vc pode ter tbm.
    Segundo- estou estudando sobre esse assunto em Educação Física, mais puxado para a parte que pode ser causado par e/cesso de atividade física sem preparo físico correto.

    EsperoEspero que possa ter ajudado alguem com minha resposta.Beijos.

  11. Laís | às | Responder

    Boa tarde! Ultimamente eu tenho sentido meu coração muito acelerado e sentindo dores finas. Sinto também muita dor nas costas e o estômago inchado. Será que pode ser sintomas de um infarto?

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*