O que é Tétano, Sintomas, Transmissão e Prevenção

1 – O QUE É TÉTANO

O tétano é uma doença causada por um microorganismo (micróbio).

As ações de medicina preventiva constituem-se em procedimentos importantes para prevenir as doenças ou para diagnosticá-las em fases iniciais, orientando apenas para o tratamento correto.

Prevenir as doenças é a maneira mais eficaz e barata na manutenção da saúde.

Várias Ong’s vem desempenhando o seu papel junto à comunidade rural, ensinando aos produtores, aos trabalhadores e a seus familiares as medidas mais importantes na prevenção de doenças, para se obter a saúde física e mental desejada.

2 – TRANSMISSÃO DO TÉTANO

O micróbio pode viver no intestino de alguns animais domésticos, como o cavalo, burro e jumento. Estes animais, ao eliminar as suas fezes, lançam os micróbios no solo, onde podem viver durante meses.

Estes micróbios podem estar na terra, em pedaços de ferro, arames e outros materiais. Quando o trabalhador sofre um ferimento, pode contaminar-se com o micróbio e adquirir o tétano.

O tétano pode aparecer no recém-nascido (mal de sete dias) quando não são tomados os cuidados adequados com o umbigo.

3 – SINTOMAS DO TÉTANO

a) Dor de cabeça;
b) Febre;
c) Vômitos;
d) Pescoço duro;
e) Dificuldade para abrir a boca;
f) Contratura de determinados músculos do corpo.

4 – PREVENÇÃO DO TÉTANO

a) Vacinar adequadamente;

A prevenção é feita pela vacinação. A vacina não deve ser confundida com o soro antitetânico. Na criança, a vacina contra o tétano é dada junto com a da coqueluche e difteria (vacina tríplice).

Existe, também, a vacina antitetânica isolada. O soro antitetânico é usado naquelas pessoas que não foram vacinadas e que sofrem ferimentos que podem causar a doença. A proteção dada pelo soro é de aproximadamente 2 a 3 semanas, enquanto que a vacina é mais duradoura.

b) Ter cuidados adequados com as feridas de risco (Lavar com água e sabão);

c) Manter os ferimentos limpos e cobertos;

d) Procurar recursos (médicos, posto de saúde, ambulatório) quando o ferimento for considerado de risco para pegar o tétano.

24 thoughts on “O que é Tétano, Sintomas, Transmissão e Prevenção

  1. MUITO OBRIGADO DE ME AJUDAR NO TRABALHO DE CIENCIS EU TO PROUCURANDO IGUAL UMA DOIDA MAS MUITO OBRIGADO MESMO BJS OTIMO TRABALHO VALEU BAY BAY BAY

  2. Bah , me ajudou muito mesmo , muito obrigado pela ajuda , espero que com outras pergutas seja assim desse mesmo jeito , porque esse ae meu deus foi muito bom mesmo me ajudou muito , Obrigada e tchau a todos por isso deixo um beijinho a todos bjjjbjjj

  3. Ola, tenho dreads , nao sei fazer manutenção e fui tentar fazer e a agulha de croche de ferro quebrou e ficou so a ponta dela dentro do dread pode causar tetano ?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *