O que é uma Solitária, Sintomas e Prevenção

solitária é um tipo de verminose intestinal, também conhecida como taenia solium e taenia saginata. Onde aprenderemos, o que é esta doença, o que é um parasita, como ocorre a sua transmissão, sintomas, prevenção, diagnósticos...

VERMINOSES INTESTINAIS

Solitária (TAENIA SOLIUM E TAENIA SAGINATA)

APRESENTAÇÃO

As ações de medicina preventiva constituem-se em procedimentos importantes paraprevenir as doenças ou para diagnosticá-las em fases iniciais, orientando apenas para o tratamento correto.

Prevenir as doenças é a maneira mais eficaz e barata na manutenção da saúde.

Várias Ong’s vem desempenhando o seu papel junto à comunidade rural, ensinando aos produtores, aos trabalhadores e a seus familiares as medidas mais importantes na prevenção de doenças, para se obter a saúde física e mental desejada.

INTRODUÇÃO

É a doença provocada por organismos chamados vermes.

Esta doença é muito séria. Pode afetar a nutrição e o desenvolvimento de adultos e de crianças.

Tratar as verminoses não é tarefa muito difícil. Existem remédios para cada situação. O mais importante é saber como fazer para não adquirir uma verminose.

Para tanto, é necessário conhecer como vivem os parasitas, para poder evitá-los.

1 – O QUE É UM PARASITA

Os seres vivos estão sempre se encontrando, Quando isso acontece, um pode viver às custas do outro e lhe causar prejuízo. Este é um parasita.

2 – SOLITÁRIA (TAENIA SOLIUM E TAENIA SAGINATA)

Estes parasitas são chamados solitárias porque o primeiro que chega ao intestino do homem impede que os outros se estabeleçam. Vivem só.

São Animais muito Compridos: chegam a ter 8 metros de comprimento.

Seu alongado corpo começa com a cabeça, menor que a (cabeça) de um alfinete. Em seguida, vem o pescoço, que está sempre formando os anéis, um após o outro. Assim, o corpo do animal vai se alongando.

Ele é achatado como uma fita e formado pelos anéis que, na verdade, são quadrados.

Dentro de cada uma destas partes que formam o corpo, existem os aparelhos genitais masculino e feminino.

Próximas da cabeça, estão as partes jovens, no meio do corpo, os maduros, e, por último, os grávidos, que estão cheios de ovos.

As partes grávidas vão se desprendendo, uma a uma ou em pequenos pedaços, e saem com as fezes.

A solitária não bota seus ovos. Eles saem de seu corpo quando este se desmancha na terra.

Quando os porcos ou bois ingerem estes ovos, os embriões que estão formados no seu interior saem, furam a parede do estômago ou do intestino, caem na circulação do sangue e param em algum lugar do corpo.

Aí, se desenvolvem e formam o chamado cisticerco (que é a “canjiquinha”, encontrada na carne do porco, especialmente debaixo da língua, ou na carne do boi).

O cisticerco é uma bolinha branca cheia de líquido, com cerca de 1 cm, e que tem dentro de si, boiando no líquido, a cabeça da solitária.

Ao comer a carne com o cisticerco, a cabeça da solitária se solta e se prende no intestino. Começa a crescer, até ficar comprida, e a perder os últimos pedaços.

3 – TRANSMISSÃO

Comendo carne de porco ou de gado que tenha o cisticerco (canjiquinha), ainda vivo após ser cozido.

4 – PREVENÇÃO

a) A carne de boi ou de porco não deve ser comida com cisticerco (para isso, não evacuar senão no sanitário, não deixar os porcos comerem fezes humanas e manter os animais presos no chiqueiro);

b) Evitar a contaminação dos animais, não evacuando em locais onde tenham acesso (pastos, quintais, currais, chiqueiros etc.);

c) Tratar os doentes já contaminados.


15 Respostas a O que é uma Solitária, Sintomas e Prevenção

  1.  
    Vitor 03 / 02 / 2012

    Eu me chamo Vitor Hugo e pela noite as vezes eu sinto a barriga roncar e fico pensando em ser uma solitária.Eu levanto e vou no quarto de meus pais e eles dizem que é besteira é apenas gases ou o intestino fazendo a digestão essas coisas.Então vim aqui pra saber os sintomas e como ela faz pra viver,transmissão e etc.Obg pela explicação.

  2.  
    SusanaAayres 23 / 02 / 2012

    Na realidade o nome solitária é um equivoco, pois a fita comprida é uma colônia de parasitas, que quando amadurecem e tornam-se adultas se desprendem e ganham o mundo ou reinfestam o mesmo hospedeiro. Pode sim acontecer de um mesmo indivíduo possuir mais de uma fita.

  3.  
    nicolly 23 / 03 / 2012

    todos os dias eu sinto essa dor minha mãe levou eu em muitos médicos todo mundo acha que e esse verme.

  4.  
    ELOISA MARTINS 12 / 04 / 2012

    Eu estou muito preocupada com minha sobrinha, ela tem 14 anos e começou a passar mal de uns meses para cá, seus pais levaram ao médico, passou por vários exames e foi constatado que ela possui uma solitária, a qual já começou um tratamento e é longo, ela sente muita dor de cabeça, dor nas pernas e enjôo e leva ao desmaio será que é solitária mesmo?

  5.  
    Gabriela 19 / 05 / 2012

    Estou fazendo uma pesquisa da escola e eu gostaria de saber se a solitária ela é produtora ou consumidora,gostaria q vcs me respondesse
    obg!!!!!!

  6.  
    helen cristina 23 / 07 / 2012

    eu sinto muitas dor de cabeça fui ao medico ele falou que tenho solitária na cabeça isso pode acontecer também ou não eu queria uma resposta pra isso e saber quais são as cura ou não tem cura pra isso estou com muito medo o que pode acontecer comigo me ajuda por favor

  7.  
    janete 07 / 08 / 2012

    olá minha irmã esta com alguns sintomas estranhos ,tipo enjoos a barriga dela esta inchada e tem alguma coisa que fica se deslocando de lugar e as vezes ate estremesse como se fosse um bebe mas ela fez o teste e deu negativo gostaria de saber se iso pode ser algum tipo de verme?

  8.  
    Molli Cabret 21 / 08 / 2012

    Meu primo teve esse verme e ficou internado por 20 dias no hospital.
    Mas faleceu no 19 dia de internação.

  9.  
    julia Ferreira 21 / 12 / 2012

    Eu acho que solitaria.É tipo de uma lombriga que quando alguem ingere algo ela vai la e se alimenta daquilo.E com isso a pessoa ñ mata sua fome

  10.  
    rakel dantas 02 / 02 / 2013

    oi eu sinto algumas koisas i gostaria de saber se eh uma solitaria eu sinto algo se mexendo dentro de mim da dor de cabeca i tipo uma febre i estou emagrecendo ja fiz varios exames i nao dar nada i sinto algo roncar dentro de mim nao estou gravida entao oke eh sera pd ser uma solitaria..

  11.  
    agnaldo viana 30 / 03 / 2013

    sinto falta de apetite,vontade sempre de evacoar constantimente,enjous,perdendo peso,fraqueza,e falta de coragem para diversos trabalhos..gostaria de saber quem poderia diagnosticar,e,o que devo fazer;obrigado a todos.

  12.  
    WILL GUEDSON 25 / 10 / 2013

    EU GOSTARIA DE ESCLARECER MINHA DÚVIDA, MINHA ESPOSA TEM 25 ANOS ELA ESTÁ COM UNS SINTOMAS MUITO ESTRANHO, EU NÃO SEI SE PODE SER VERMES OU GASTRITE. POIS ELA SENTE MUITA DOR ABDOMINAL, FOME, EXCESSO DE ÁGUA NA BOCA,FRAQUEZA E MUITA TREMEDEIRAS NAS MÃOS, ELA SENTE CONSTIPADA. JÁ TEM UMAS TRES SEMANAS QUE ELA ESTÁ ASSIM, MAS NÃO QUER PROCURAR AJUDA MÉDICA… VCS PODEM ME RESPONDER SE PODE SER VERME OU GASTRITE? MUITO OBRIGADO ADOREI O SITE…ABRAÇO AGUARDO A RESPOSTA.

  13.  
    Maryelle 20 / 11 / 2013

    Oi tenho 22 anos,estou com um problema, Eu como comida,lanches e etc. Mais nunca estou satisfeita, me sinto cheia,estufada mais não consigo sentir a comida no estômago pode ser a Solitária? Obg

  14.  
    izaque moura xavier 10 / 10 / 2014

    Gostaria de saber,que exame eu devo fazer para saber se eu tenho ainda o verme de solitária.pois há uma calcificação de ovo de solitária em minha cabeça.

  15.  
    izaque moura xavier 10 / 10 / 2014

    Por favor! gostaria de informações;quero saber que exame devo fazer para saber se tenho o verme de solitária.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>