O que são Tricocéfalos, Sintomas e Prevenção

VERMINOSES INTESTINAIS

TRICHIURUS TRICHIURA (TRICOCÉFALOS)

APRESENTAÇÃO

As ações de medicina preventiva constituem-se em procedimentos importantes para prevenir as doenças ou para diagnosticá-las em fases iniciais, orientando apenas para o tratamento correto.

Prevenir as doenças é a maneira mais eficaz e barata na manutenção da saúde.

Várias Ong’s, vem desempenhando o seu papel junto à comunidade rural, ensinando aos produtores, aos trabalhadores e a seus familiares as medidas mais importantes na prevenção de doenças, para se obter a saúde física e mental desejada.

INTRODUÇÃO

É a doença provocada por organismos chamados vermes. Esta doença é muito séria. Pode afetar a nutrição e o desenvolvimento de adultos e de crianças.

Tratar as verminoses não é tarefa muito difícil. Existem remédios para cada situação. O mais importante é saber como fazer para não adquirir uma verminose.

Para tanto, é necessário conhecer como vivem os parasitas, para poder evitá-los.

1 – O QUE É UM PARASITA

Os seres vivos estão sempre se encontrando, Quando isso acontece, um pode viver às custas do outro e lhe causar prejuízo. Este é um parasita.

2 – TRICHIURUS TRICHIURA (TRICOCÉFALOS)

Vivem no intestino do homem. São finos como um fio de cabelo, e compridos, com cerca de 3 a 5 cm. Alguns deles enterram suas cabeças na parede do intestino e ficam mexendo o resto dos seus corpos.

É assim que se encontram. As fêmeas, após serem fecundadas, botam os ovos, que saem com as fezes. Estes são “chocados” na terra e, depois, se ingeridos, contaminam o novo hospedeiro.

O incômodo causado por estes parasitas é que o pregueado do intestino pode se soltar e sair (hérnia do intestino). Se a soltura da mucosa for mais alta, pode ocorrer entupimento.

O sangramento quase sempre ocorre e pode ser com perda de muito sangue.

3 – TRANSMISSÃO

Ingerindo os ovos que forem chocados na terra.

4 – PREVENÇÃO

a) Lavar as mãos antes das refeições;

b) Não pôr as mãos sujas de terra na boca;

c) Ter cuidado com os alimentos que vêm da terra ou que podem estar sujos;

d) Evacuar em fossas ou privadas.

1 comentário a "O que são Tricocéfalos, Sintomas e Prevenção"

  1. dinarte araujo neto | às | Responder

    Na clínica eu já vi crianças terem inclusive prolapso de reto por causa de infestação destas pragas, tricocéfalo e enteróbius, que atacam esta região e prurido. Mucosidade incômoda no reto-anus, as vezes alguns entram pela uretra da mulher que se queixa de sairem vermes pela urina! Achava que era fístula por antiga operação,mas não.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*