Perda de Peso e Apetite Inesperado – Causas e Tratamentos

O conceito de peso normal é definido pelo índice de massa corporal (ver acima). Qualquer emagrecimento inesperado e rápido deve ser investigado, mesmo que a pessoa não esteja abaixo do peso ideal.

CAUSAS EVENTUAIS;
Abuso de drogas, álcool ou laxantes; insuficiência cardíaca; insuficiência renal e hepática crônica; diabete melito não diagnosticado; doença inflamatória crônica (p.ex., artrite reumatoide); doença gastrointestinal (p.ex., úlcera péptica, doença intestinal inflamatória, doença celíaca, parasitas).

CAUSAS RARAS;
Qualquer infecção crônica (principalmente tuberculose); distúrbio endócrino; AIDS; desnutrição.

CAUSAS COMUNS;

Estresse por fatores da vida;
Sintomas leves de ansiedade, como tremor, taquicardia, nervosismo, associados a acontecimento óbvio (p.ex., rompimento de um relacionamento). Pode haver perda de apetite.

perda-de-peso-e-apetite-inesperado-causas-e-tratamentosO QUE FAZER
Considerar formas de reduzir o estresse e promover o relaxamento. Procurar o clínico geral se o emagrecimento continuar.

Depressão;
Cansaço que pode variar com a hora do dia; tristeza; insegurança perda da concentração, do prazer e da auto-estima. Sono insatisfatório.

O QUE FAZER
Se presente há duas semanas ou mais procurar o clínico geral logo que possível. Deve responder ao tratamento.

Distúrbio alimentares (anorexia nervosa, bulimia nervosa);
Anorexia: auto-imagem imprópria, sentimento persistente de estar gordo (a); dieta extrema, possivelmente indução de vômito.
Bulimia: consumo excessivo de alimentos alternados com dieta muito rigorosa é comum a indução de vômito; perturbação dos hábitos alimentares.

O QUE FAZER
Procurar o clínico geral logo que possível; são problemas graves e necessitam de ajuda especializada. Podem responder por terapia comportamental; antidepressivos podem ser muito úteis.

Hipertireoidismo (hiperatividade da tireóide);
Emagrecimento gradual e continuo; taquicardia com ritmo irregular. Associado à sensação de calor a versão a ambientes quentes; tremor fino das mãos.

O QUE FAZER
Procurar o clínico geral logo que possível, para avaliação.

Câncer;
Emagrecimento rápido, perda do apetite. Intenso mal-estar.

O QUE FAZER
Procurar o clínico geral logo que possível.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *