Primeira Consulta e Cuidados com Cachorros

Primeira Consulta

Nutrição

A alimentação é um dos aspectos mais importantes para um bom desenvolvimento do animal. É fundamental que durante o primeiro ano de vida o cachorro tenha uma alimentação correcta e equilibrada. Por isso deve escolher uma ração de boa qualidade apropriada á idade e raça do seu cão, e da qual ele goste.

Particularmente em raças grandes, o primeiro ano é crucial, porque é nesta fase que se dá o desenvolvimento ósseo e se estabelece a estrutura e o porte do cão. Deficiências do crescimento e problemas de má conformação óssea dificilmente serão corrigidos mais tarde.

Vacinação

• As vacinas protegem o cachorro de doenças mortais como a Esgana, a Hepatite, a Leptospirose, a Parvovirose e a Raiva.

• A primeira vacina pode ser feita a partir das 6 semanas, com 2 reforços aos 3 e 4 meses.

• Após estas vacinas estarem completas pode fazer-se a vacinação contra a Babesiose ou febre da carraça, de preferência antes da primavera.

• A revacinação é anual – 1 vez por ano o animal é vacinado contra todas estas doenças, a vacina da febre da carraça é a ùnica que é dada separadamente.

È muito importante não esquecer a revacinação anual porque todas estas doenças são potencialmente mortais.

Desparasitação

Os parasitas internos dos cães (lombrigas e ténias) são perigosos para nós, principalmente para crianças – um animal que convive com os donos deve ser desparasitado todos os 4 meses.

Em alguns casos é aconselhável fazer análise das fezes para pesquisar ovos de parasitas e confirmar se a desparasitação está a ser eficaz.

Os parasitas externos ( pulgas e carraças) para além de muito incómodos, podem transmitir várias doenças – febre da carraça, ténias etc.

Mesmo animais de casa podem apanhar pulgas, e animais que vem passear à rua diariamente, podem ser picados pelas carraças mesmo que estas não se cheguem a fixar no animal.

Dirofilariose (Verme do Coração)

É uma doença muito grave com um tratamento dispendioso e arriscado, mas muito simples de prevenir.

Esta doença é transmitida pela picada do mosquito que inocula pequenas larvas, que se desenvolvem e vão alojar no coração.

É uma doença mortal que se pode prevenir dando um comprimido todos os meses.

Pode parecer complicado prevenir tantas doenças, mas na realidade não é assim.

O Veterinário adapta a cada animal o esquema de vacinação e prevenção adequado, mas na maioria dos casos estas doenças podem prevenir-se com a vacinação anual e 1 comprimido por mês associando 1 antiparasitario externo no tempo mais quente.

Faça o primeiro comentário a "Primeira Consulta e Cuidados com Cachorros"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*