Problemas que o Álcool Faz ao Corpo e Taxa em Bebidas

COMO O ÁLCOOL AFETA O CORPO

Coração

Grandes quantidade de bebidas alcoólicas aumentam os riscos de uma cardiomiopatia, condição na qual os músculos do coração se tornam fracos.

Fígado

Em geral, o consumo prolongado de álcool provoca danos no fígado; em alguns casos, esses danos resultam em cirrose hepática.

Um fígado doente não é capaz de processar os nutrientes da digestão nem de assimilar medicamentos.

Entre os sintomas da cirrose estão: edema (retenção de líquidos e inchaço), icterícia (amarelamento da pele e da parte branca dos olhos), ascite (inchaço abdominal) e hematêmese (vômito com sangue).

Cérebro

Algumas pessoas acreditam que uma pequena quantidade de álcool faz com que se sintam mais estimuladas, alertas e atentas; mas, ao contrário, testes realizados mostram eu o álcool tem um efeito depressivo.

Em altas doses pode acarretar sérios problemas de memória, concentração, discernimento e coordenação, além de reações emocionais: fala mal articulada, visão perturbada e equilíbrio comprometido.

Estômago

Uma grande quantidade de bebida em uma única vez pode causar os sintomas da gastrite aguda (inflamação do revestimento do estômago), passível de se tornar em uma gastrite hemorrágica.

Pele

O álcool dilata os vasos sangüíneos da superfície da pele deixando o rosto avermelhado e favorecendo a perda de calor dos tecidos, o que pode causar tremedeira (hipotermia) e pneumonia em baixas temperaturas.

Órgãos Reprodutores

Nos homens, o álcool pode causar impotência.

Em mulheres grávidas, há o risco de prejudicar o feto: o bebê pode nascer com problemas físicos e/ou mentais. Mesmo quando ingerido em pequenas quantidades, é capaz de ter efeito adverso no feto e, posteriormente, afetar o desenvolvimento mental e emocional da criança.

QUAL A TAXA DE ÁLCOOL DE SUA BEBIDA?

40 A 50% – BEBIDAS ALCOÓLICAS

Uísque, gim vodca, brandy e outras bebidas “fortes”, incluindo a maioria dos licores contêm de 40 a 50% de álcool por volume.

12 A 14% – VINHO

Vinhos típicos de mesa contêm entre 12 e 14% de álcool por volume.

O álcool contido em um vinho não está necessariamente relacionado com seu sabor ou buquê; um vinho “rigoroso e encorpado” pode conter menos álcool do que outro, mais “leve e perfumado”.

3 a 5% – COOLER

O cooler é uma mistura de vinho, água gasosa e suco de fruta.

Apesar de ter o sabor e a aparência de uma bebida fraca, os coolers à base de vinho contêm de 3 a 5% de álcool por volume – tanto quanto e uma cerveja.

3,5 a 9% – CERVEJA

Muitos tipos de cerveja contêm cerca de 5%de álcool por volume.

A cerveja “leve” em geral não ultrapassa 3,5%. Mas algumas bebidas à base de malte são mais fortes e podem ter até 8 ou 9% de álcool.

Faça o primeiro comentário a "Problemas que o Álcool Faz ao Corpo e Taxa em Bebidas"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*