Quais os Sintomas e como se Prevenir da Gripe A (suína)

O que é gripe suína?
A gripe suína é uma doença respiratória que frequentemente ocorre em porcos pelo vírus da gripe, que é muito semelhante aos vírus da gripe que causam infecções em seres humanos. Como todos os vírus de gripe, as cepas da gripe suína mudam muito. No entanto, é raro que a gripe suína sofra uma mudança tão grande que possa infectar seres humanos.

Por que a gripe suína está afetando seres humanos neste momento?

Os seres humanos normalmente não contraem a gripe suína. Quando isso ocorre, em geral é porque alguém teve uma exposição direta a porcos infectados, e nesta situação, mesmo a pessoa ficando doente, ela não transmite a infecção a outros seres humanos. No entanto, parece que neste momento houve uma grande mudança na cepa do vírus da gripe suína e a transmissão está ocorrendo de pessoa para pessoa.
Como a gripe suína se espalha entre as pessoas?
Aparentemente, está se espalhando da mesma forma como acontece com o vírus da gripe – quando as pessoas espirram ou tossem, ou quando têm contato com algo que contém o vírus e em seguida tocam a boca ou o nariz. As pessoas infectadas podem infectar outras pessoas um dia antes de os sintomas surgirem e até sete dias ou mais depois de ficarem doentes. Isso significa que uma pessoa pode transmitir a gripe a outras antes de saber que está doente, assim como durante a doença.

As pessoas podem contrair a gripe suína ingerindo carne de porco?
Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pelo alimento.
Já existe vacina para nos proteger contra a gripe suína?
Não, não existe uma vacina neste momento, e a vacina contra gripe não deve oferecer proteção contra esta cepa da gripe suína.
Quais são os sinais e os sintomas da gripe suína nos seres humanos?
Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum: febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e cansaço. Algumas pessoas apresentaram diarreia e vômito. E assim como a gripe que conhecemos, a gripe suína pode causar uma piora de quadros médicos crônicos subjacentes.
E se eu viajar para o México, ou para outra região onde a gripe suína foi identificada?
Se você apresentar os sintomas conforme descritos no item anterior, e se você viajou recentemente para lugares onde foram confirmados casos de gripe suína, entre em contato com os locais onde você tem atendimento de saúde, que decidirão se haverá necessidade de exames e de tratamento. Se você suspeitar que tem sintomas de gripe, telefone primeiro para que o local que lhe fornece atendimento de saúde espere sua chegada e possa tomar precauções de forma a não infectar outras pessoas.
Como é feito o diagnóstico da gripe suína?
O Centro de Controle para Doenças (Centers for Disease Control -CDC) recomenda aos médicos de pacientes com suspeita de gripe suína que recolham um “swab” nasal nos primeiros 4 a 5 dias da doença – período mais provável da transmissão do vírus.

Que medicamentos estão disponíveis para o tratamento da gripe suína? Neste momento, o CDC recomenda o uso de oseltamivir ou zanamivir para o tratamento e/ou a prevenção da infecção pelo vírus da gripe suína. Portuguese 4.27.09

O que posso fazer para minha própria proteção, assim como a proteção de outras pessoas?
1.  Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. Descarte o lenço de papel logo depois de usar.
2. Lave as mãos com frequência, usando água e sabão, especialmente depois que tossir ou espirrar. Os higienizadores de mão à base de álcool também são eficientes.
3. Evite tocar os olhos, o nariz e a boca. É assim que os germes se espalham.
4. Tente evitar contato próximo com pessoas doentes. 5. Se você ficar com gripe, o CDC recomenda que não saia de casa para ir ao trabalho ou à escola, e que limite seu contato com outras pessoas para evitar que sejam infectadas.
Quanto tempo os vírus conseguem sobreviver fora do organismo?
Sabemos que alguns vírus e algumas bactérias sobrevivem duas horas ou mais em superfícies como mesas de lanchonetes e restaurantes, maçanetas de portas e mesas de escritório. Lavar as mãos com frequência ajudará a reduzir o risco de contaminação por estas superfícies comuns.

Qual é a melhor técnica de lavagem das mãos para se evitar contrair a gripe?
No hospital, álcool em espuma está disponível imediatamente e é muito eficiente para matar os vírus da gripe. Com a quantidade equivalente a uma bola de golfe, esfreque em todas as partes da mão até que estejam secas. A lavagem com água e sabão também é eficiente. O CDC recomenda que a lavagem com água e sabão deve ser feita durante pelo menos 15 a 20 segundos para matar o vírus.

Faça o primeiro comentário a "Quais os Sintomas e como se Prevenir da Gripe A (suína)"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*