Qual o Peso Certo de uma criança e bebês

Qual a melhor forma de avaliar, e acompanhar o peso ideal para o seu filho, veremos o que é desnutrição e se seu filho se encaixa em alguma das situações, você aprenderá mais sobre o cartão de acompanhamento, algumas recomendações....

ACOMPANHANDO O PESO

APRESENTAÇÃO

As ações de medicina preventiva constituem-se em procedimentos importantes para prevenir as doenças ou para diagnosticá-las em fases iniciais, orientando apenas para o tratamento correto.

Prevenir as doenças é a maneira mais eficaz e barata na manutenção da saúde.

Várias Ong’s vem desempenhando o seu papel junto à comunidade rural, ensinando aos produtores, aos trabalhadores e a seus familiares as medidas mais importantes na prevenção de doenças, para se obter a saúde física e mental desejada.

INTRODUÇÃO

Entre as diversas ações para promover a Saúde, o acompanhamento de peso das crianças constitui uma medida muito importante. A maneira universal para este fim é a utilização do chamado CARTÃO DA CRIANÇA.

No Brasil, este cartão é oferecido pelo Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

Este cartão tem orientações e possibilita anotações nas faces interna e externa.

O uso do cartão para o acompanhamento de peso, deve ser feito desde quando a criança nasce, para avaliar o seu desenvolvimento.

1 – CARTÃO DE ACOMPANHAMENTO

A face interna relaciona o peso com a idade.

A face externa contém a descrição dos dados pessoais da criança e o registro das vacinas aplicadas durante o seu desenvolvimento, principalmente no primeiro ano de vida.

É muito importante acompanharmos o peso da criança principalmente, nos primeiros 5 anos de vida.

Os meninos e as meninas crescem de forma diferente e é, por isto, que temos um cartão azul para eles e um rosa, para elas.

O gráfico peso-idade é muito importante, porque permite que a gente descubra as crianças que são desnutridas; mais importante ainda, é o fato de permitir que a gente descubra quem está começando a ficar desnutrida e, então, todos os esforços deverão ser feitos para evitar que isto aconteça.

ATENÇÃO!

Pesar a criança de maneira correta é fundamental.

2 – DESNUTRIÇÃO

As formas mais graves de desnutrição são chamadas, pelos médicos, de marasmo e Kwashiorkor.

O marasmo aparece quando a criança come muito menos do que precisa e origina-se nos primeiros meses de vida.

Neste caso a criança não ganha peso, fica apática (amuada), movimenta-se pouco, a pele é fina, a gordura some e a musculatura é diminuída.

O Kwashiorkor aparece geralmente, nas crianças que estão no seu segundo ano de vida.

O inchaço (edema) é o que caracteriza o Kwashiorkor.

Fora isso, a pele é manchada e descascada, os cabelos são ralos, secos, descorados e quebradiços.

As crianças ficam irritadas e apáticas e desinteressam-se pelo que está ocorrendo a sua volta.

A desnutrição tem que ser evitada, pois a alimentação deficiente pode não só comprometer o desenvolvimento do organismo das crianças como levá-las à morte.

Criança desnutrida

3 – RECOMENDAÇÕES

O uso sistemático do cartão da criança com o acompanhamento de seu crescimento, do seu peso e de seu desenvolvimento é a maneira eficiente de se promover a saúde.

Com isso, garantimos a observação de um desenvolvimento sadio que, por sua vez, é condição básica para um futuro produtivo e, sobretudo, feliz.


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>