Síndrome do intestino irritável: Definição e Sintomas

A síndrome do intestino irritável (SII) é um transtorno comum que afeta o intestino grosso (cólon). A síndrome do intestino irritável geralmente provoca cãibras, dor abdominal, inchaço, gás, diarréia e constipação. SII é uma condição crônica que você precisará gerenciar a longo prazo.

Mesmo que os sinais e sintomas sejam desconfortáveis, o SII – ao contrário da colite ulcerativa e da doença de Crohn, que são formas de doença inflamatória intestinal – não causa alterações no tecido intestinal nem aumenta seu risco de câncer colorretal.

Apenas um pequeno número de pessoas com síndrome do intestino irritável apresentam sinais e sintomas graves. Algumas pessoas podem controlar seus sintomas gerenciando dieta, estilo de vida e estresse. Outros precisarão de medicação e aconselhamento.

Sintomas

Os sinais e sintomas da síndrome do intestino irritável podem variar amplamente de pessoa para pessoa e muitas vezes se assemelham aos de outras doenças. Entre os mais comuns estão:

  • Dor abdominal ou cólicas
  • Um sentimento inchado
  • Gás
  • Diarréia ou constipação – às vezes alternando ataques de constipação e diarreia
  • Mucus no banco

Para a maioria das pessoas, o SII é uma condição crônica, embora existam momentos em que os sinais e sintomas são pior e os momentos em que eles melhoram ou até desaparecem completamente.

Quando consultar um médico

Embora cerca de 1 em cada 5 adultos americanos tenham sinais e sintomas de síndrome do intestino irritável, menos de 1 em cada 5 que tenham sintomas buscam ajuda médica. No entanto, é importante ver o seu médico se você tiver uma alteração persistente nos hábitos intestinais ou se tiver outros sinais ou sintomas do SII porque estes podem indicar uma condição mais grave, como o câncer de cólon.

Os sintomas que podem indicar uma condição mais grave incluem:

  • Sangramento retal
  • Dores abdominais que progridem ou ocorrem à noite
  • Perda de peso

O seu médico pode ajudá-lo a encontrar formas de aliviar os sintomas, bem como excluir as condições do cólon, como doença inflamatória intestinal e câncer de cólon. Seu médico também pode ajudá-lo a evitar possíveis complicações de problemas como diarréia crônica.

Faça o primeiro comentário a "Síndrome do intestino irritável: Definição e Sintomas"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*