Tutorial Como aumentar o tráfego do seu site

Para que você possa ter retorno financeiro com seu site, é imprescindível que ele tenha bom tráfego.


Com base nas cinco regras básicas para design e layout de páginas web ( 5 Basic Rules of web page design and layout, publicado em http://www.grantasticdesigns.com/5rules.html ), apresentamos dicas para melhorar a aparência de um site, a navegabilidade  e ter sucesso no ambiente online.


Vamos às cinco regras. O site deve ser:


1. Fácil de ler.
2. Fácil de navegar.
3. Fácil de ser encontrado.
4. Identidade visual.
5. Fácil de acessar.



1.Fácil de ler

 

A regra mais importante que você deve ter em mente ao criar o design do seu site é que ele precisa ser fácil de ser lido pelos usuários.

O que isso quer dizer?
Significa que você deve dar uma atenção especial ao escolher as cores da fonte e do fundo das páginas.

Não utilize cor de fundo que prejudique a leitura do texto, evite cores muito claras ou escuras, de forma que se confundam com o fundo e tornem cansativa a leitura.


Sugestão: Fonte de texto escura sobre um fundo claro é mais fácil de ser lida do que um texto em cor clara sobre um fundo escuro.


Também não é boa idéia usar um texto muito pequeno ou grande demais. Lembre-se que texto escrito todo em maiúsculas, VAI PARECER QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO COM SEUS USUÁRIOS.


Alinhando o texto
Mantenha o alinhamento do seu texto para a esquerda e não centralizado. Texto centralizado fica bem para títulos. O seu usuário deve se sentir à vontade ao ler o conteúdo do seu site; portanto, use o alinhamento que é padrão no mundo ocidental onde se costuma ler da esquerda para a direita.


Se quiser mais detalhes, acesse: http://www.grantasticdesigns.com/easytoread.html (em inglês) sobre como tornar a leitura de seu site fácil.

2. Fácil de Navegar


Deve ser fácil para seus usuários identificar o que é link e o que é texto na sua página. Imagens como botões e tabelas devem estar claramente identificados, com texto legível e fácil de ler.

Escolha as cores, fundos, texturas e efeitos gráficos com muito cuidado. Utilize a tecnologia Flash com cuidado.

Se possível, use cores de links que sejam familiares para os usuários da internet. Por exemplo: texto em azul geralmente indica um link não visitado e texto marrom indica que o link já foi visitado.


Se você decidir por não usar as cores que são padrão de navegação na internet, os links devem ter então algum outro tipo de destaque (negrito, fonte maior, barrinhas verticais).


Lembre-se: Link tem que ter aparência única, distinta. Eles não podem ter a mesma aparência do texto normal escrito na página. Isso pode confundir o usuário e causar uma má experiência de navegação para ele.


Seus usuários deveriam conseguir encontrar qualquer coisa dentro do seu site, com no máximo 3 cliques. Caso contrário ele vai “fugir” do seu site tão rápido quanto ele entrou.


Outra ótima sugestão é criar um Mapa do Site (o mesmo que “Site Map”) para facilitar a vida dos seus usuários.

 

 

 


3. Fácil de ser encontrado


Como os usuários da internet encontram seu site?

O mito que diz “se eu tenho um site na internet então os usuários vão me achar” ainda é muito comum na cabeça de empresas e donos de sites que estão começando sua experiência na internet. Porém, a verdade é: as pessoas não vão entrar no seu site a menos que você o promova dentro e fora da internet.


Promovendo seu site dentro da Internet

Sites podem ser promovidos através da própria internet via sites de busca. Atualmente os mais conhecidos são:Google, Yahoo, MSN; diretórios como o do Cadê e dmoz; sites de notícias; publicidade; newsletters e quaisquer links a partir de outros sites (chamados “backlinks”).


Também as palavras-chave ou termos de busca que são relacionados ao seu negócio, precisam ser facilmente encontrados no conteúdo/artigos do seu site. Se o seu site fala sobre “dicionários”, então seria lógico que a palavra “dicionário” fosse encontrada em seu site. Também artigos relacionados a esse tema, podem ser parte do seu conteúdo, como “tradução”, “línguas”, “inglês”, espanhol”, “cursos de idiomas”, etc.


Se você não está acostumado com qualquer desses termos em negrito então uma sugestão é pesquisar a respeito na própria internet, conversar com colegas experientes e trocar idéias com a comunidade no fórum de MercadoSócios.


Uma outra alternativa é contratar um especialista em Internet Marketing.


Promovendo seu site fora da Internet
Sites podem ser promovidos fora da internet por meio de métodos convencionais de propaganda:


– mídia impressa (jornais, revistas, folhetos),
– rádio,
– TV,
– boca-a-boca.


Uma vez que você decidiu criar um site, todo material impresso da sua empresa deveria ter sua URL (endereço eletrônico) impressa: cartões de visita, papel timbrado, envelopes, cobranças, faturas, contratos etc.


Não apenas o seu site deverá ser fácil de ser encontrado pelos usuários da internet, mas também as suas informações de contato. As pessoas gostam de saber que existe alguém responsável do outro lado com quem elas podem falar caso seja necessário.
Algumas situações que podem ocorrer:


    • Dúvidas relacionadas ao seu site cuja resposta não está disponível no seu FAQ (Perguntas freqüentes). Aliás, ter um FAQ já é uma ótima idéia.

 

    • Algo que não esteja funcionando perfeitamente em seu site e seus usuários querem te avisar sobre. Um Fórum é muito útil nesse sentido.

 

    • Editores de diretórios e listas podem pedir para você modificar alguma coisa no seu site de forma que eles possam classificar seu site na categoria mais relevante. Sim, isso também é bom pra você.


Forneça todas as informações de contato relevantes (endereço físico, telefone, fax, emails etc. quando apropriado) assim você criará um ambiente de confiança para seus usuários. Eles se sentem seguros, porque acreditam que podem te contatar da maneira em que eles se sentirem mais confortáveis.

 

 

4. Indentidade Vísual


Identidade visual padronizada em relação ao layout e ao design.


Informações x Coerência Gráfica
Todas as fontes, textos, documentos, cabeçalhos, rodapés, imagens, ícones, newsletters e e-mails do site devem seguir um mesmo padrão.


Mantenha a coerência gráfica desde um simples relatório emitido pelo seu site até no padrão de layout das páginas.


Isso vai transmitir ao seu site uma imagem muito mais profissional.


Por exemplo, se você usar uma sombra (drop shadow) como um efeito especial dos marcadores (bullet points) então você deveria usar sombra em todos os marcadores do site. A cor dos links deve ser a mesma em todo o seu site. As fontes (typefaces) e cor de fundo (background colors) também deveriam seguir o mesmo padrão sempre.


Fontes, alinhamento do texto principal e dos títulos, efeitos de fundo e efeitos especiais em imagens devem ter a mesma aparência. Salvo exceções, apenas as cores poderiam mudar.


 


5. Fácil de acessar


Seu site carrega rápido?


Estudos indicam que os usuários irão rapidamente perder o interesse em navegar no site, se ele não carregar em no máximo 5 segundos. Páginas construidas com tecnologia Flash devem conter um aviso do tipo “carregando, aguarde”.


Mesmo que seu site tenha sido planejado para o usuário final que precise da interatividade do Flash, ainda assim você deve levar em conta o tempo de carregamento das páginas.


Exemplo Prático
Um exemplo prático: tentar acessar os sites da Microsoft ou da Coca-Cola é geralmente tão difícil e leva tanto tempo que os usuários acabam desistindo de acessá-los no seu horário de trabalho e vão lembrar de acessá-los com mais calma em casa.

Se o seu site ou o sua empresa não têm marcas tão conhecida quanto Microsoft ou Coca-Cola, então você corre o risco de não ser lembrado. Por isso, mantenha o tempo de carregamento do seu site o mais curto possível.


Animações em seu site
Um bom exercício de aplicação dessa regra é analisar como incluir animações ao seu site. Animações são legais e chamam a atenção do usuário, mas essas também costumam ser arquivos grandes, o que pode implicar na velocidade de acesso ao site. Faça um teste com o tempo de carregamento do seu site sem a animação e com animação e avalie o tempo de carregamento da página, para então considerar a inserção delas ou não.




E finalmente, antes de você considerar as suas preferências pessoais sobre o design do site, considere primeiro todas as 5 regras básicas e então adapte-as à sua preferência.


A atitude “eu não gosto da cara do meu site” deve ser secundária à funcionalidade do seu site.


O que é mais importante pra você: um site com visual criativo/corporativo ou gerenciar um negócio de sucesso?




Discuta as idéias propostas neste Guia no Fórum de MercadoSócios clicando aqui.
Após leitura se houver alguma dúvida entre em contato conosco clicando aqui.


Este Guia foi construido baseado no artigo “5 Basic Rules of web page design and layout, publicado em http://www.grantasticdesigns.com/5rules.html “.


 

Faça o primeiro comentário a "Tutorial Como aumentar o tráfego do seu site"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


 

Tutorial Como aumentar o tráfego do seu site - TutorZone