Tutorial como criar fogo no Fireworks

Um dia, no começo do meu interesse por webdesign, um certo individuo tentou me levar para o photoshop, me dizendo a seguinte frase: “O fireworks por mais que seja muito voltado a web não tem potência para fazer o que o photoshop faz!”… Continuei e ignorei. Me afeiçoei ao Fireworks e descobri que se soubermos usar fazemos igual ou melhor!

Hoje vou ensinar você a fazer um fogo um bem realistico. Mas que depende da dedicação e coordenação motora de vocês…
Esse efeito pode ser usado em assinaturas, em avatares, em animações e diversos outros, basta criatividade. Fora que esse seu fogo pode ter a cor que desejar, somente precisa edita-lo!

O resultado final é esse:

Quem gostou levanta a mão! rs… Brincadeira.
Para essa atividade peço a vocês que relaxem. Escutem uma musica ou leiam um livro antes de fazer pois, se você ficar duro na hora de fazer vai sair um fogo quadrado…
Num estou brincando. Estou falando sério. Bem então… relaxados? Vamos lá!

1º passo: Abra um novo documento com as medidas de 500x100px… (Largura e Altura respectivamente.). Utilize o fundo preto para iniciar.

2º passo: Selecione a ferramenta “brush tool” e com ela de as propriedades da seguinte forma:

3º passo: Com a “brush tool” em suas devidas configurações, vá até o palco e risque uma linha horizontal, na parte de baixo, e que ocupe até mais ou menos 1/3 da altura.

(Não precisa ficar retão… pode ficar um pouco torto, não tem problema.)
4º passo: Vá até o menu de ferramentas (O localizado a sua esquerda.) e estenda a opção “blur tool”(Gota Azul), para ver todas as sub ferramentas disponíveis. Escolha a “Smudge Tool”.(Uma mão com o dedo indicador apontado.).

5º passo: Deixe as opções da “Smudge Tool” como pressure 50, edge 100 e size 30 (Ou menos, quanto menor mais difícil porém mais realistas.)

6º passo: Volte ao palco, e comece a puxar as bordas da sua barra horizontal para cima, faça curvas com o mouse, invente uma posição para o fogo. Não deixe nenhum espaço reto. Se precisar retocar depois pode-se puxar umas pontas para baixo e etc. Cada um terá um resultado final. A minha ficou assim.

(Por isso não se pode estar stressado. Solte sua mão!!!)

7º passo: Selecione o seu “quase fogo” e vá na barra de propriedades e aperte no botão “+”. Vá até Shadows And Glow e adicione um glow. Nas propriedades do glow você adiciona uma coloração vermelha viva (#FF0000), tamanho 3, transparência 40.

8º passo: Duplique a camada. (Ctrl + alt + D, Claro! Não se esqueça que a figura até então formada, deve estar selecionada.)

9º passo: Após duplicar a camada, escolha a camada de cima, e retire o efeito glow dela, deixando somente a de baixo. Mesmo após tirando o efeito glow dessa camada o efeito permanece pois o que você esta vendo é o efeito aplicado na camada de baixo. Então deixe assim.

10º passo: Selecione a segunda camada e vá na barra de propriedades e nela clique novamente em “+”. Vá em Adjust Color e selecione Hue&Saturation.

11º passo: Nas propriedades de Hue&Saturation, Habilite a opção colorize e nas barras mude as configurações até atingir um tom AMARELADO! Se quiser utilize as seguintes configurações: Hue (56), Saturation (37), Lightness (64).
Isso resultará em algo do gênero disso:

(Interessante, se você quiser pode deixar assim… =P)
12º passo: Agora com a ferramenta “Retangle Tool” crie um retângulo que cubra todo o palco.

13º passo: Adicione um efeito Gradiente – Linear. Selecione as cores branco e preto. Mude a direção do seu gradiente deixando ele assim…

(Não precisa ficar justinho…)

14º passo: Selecione o retângulo e a segunda camada de fogo e vá ao menu, Modify – Mask – Group as Mask. Pronto um será a mascara do outro e você terá um efeito mais realistas ainda do fogo.!!!

Se você ainda quiser pode fazer de diversas cores, somente mude as cores para as cores que lhe agradarem!

(Prateado)


(Azul)
etc…!!!

Faça o primeiro comentário a "Tutorial como criar fogo no Fireworks"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*