Tutorial Como criar um site, dicas para começar

O termo site pode se referir a uma página da Web ou a um local de armazenamento de documentos. Ao iniciar a criação de um site é necessário seguir uma série de etapas de planejamento para assegurar que ele funcionará. Mesmo se estiver criando apenas uma home page pessoal a ser visitada apenas por amigos e família, é recomendável planeja-lo com cuidado, para assegurar que todos poderão utilizá-lo com sucesso.

OBJTIVOS

A decisão de quais serão os objetivo é a primeira etapa na criação de um site da web,os objetivos ajudam a concentrar e destinar o site as necessidades.

O PROJETO

Quando vamos desenvolver um site, seja ele uma simples home page ou ate o mais complicado portal, devemos fazê-lo através de um projeto. O projeto ainda não e o site, mais é o inicio dele. Sem o trabalho de desenvolvimento pode tornar – se muito confuso e complicado.

PROJETO?COMO FAZER O

Para construirmos um bom site devemos ter também um bom projeto. E ai surge à pergunta: como fazer o projeto? Bom, o projeto. Pode surgir num guardanapo de mesa em uma lanchonete, ou dentro de uma página elaborada em um software como o Flow Chart ou o Microsoft Word, na verdade o projeto deve obedecer algumas pequenas regras, e responder algumas questões tais como;

.Quem eu quero que visite minha pagina?

.Por que essa pessoa deve visitar a minha página?

.Que assuntos a minha página vai mostra?

.Necessito fazer algum tipo de pesquisa para minha página?

.Eu quero que essa pessoa retorne outras vezes a minha página?

Para melhor compreender o que e um projeto e para nos ajudar a conceber o nosso primeiro projeto, ai vão algumas definições e padrões bem interessantes.

COMO DEFINIR PROJETOS

Projetos e um conjunto de atividades que tem como objetivo um resultado, dentro de um orçamento e de um cronograma (tempo). Devemos diferenciar projetos ligados ao cotidiano e adotar uma disciplina do gerenciamento para melhorar o desempenho.

Podemos ver em um novo projeto, uma forma de melhorar nossas habilidades. O primeiro passo e analisar o trabalho e definir o projeto

POR QUE TER UM PROJETO?

A internet se modifica com a velocidade do pensamento humano. Ter um site interessante a cada dia se torna uma tarefa difícil se você não possui um planejamento, além disso, como estamos tratando de uma matéria que envolve uma atividade profissional, temos que analisar o competitivo profissional de hoje, no qual é essencial reagir com rapidez e flexibilidade ás demandas dos clientes.

O gerenciamento de projetos que nos permite focar prioridades, monitor desempenhos, superar dificuldade e adaptar-nos á mudanças. Ele nos dá maior controle e fornece várias técnicas que ajudam a liderar equipes para atingir metas no prazo e dentro do orçamento.

Organizar as tarefas de um projeto pode demandar tempo no início, mas em longo prazo, economiza tempo e esforço, reduzindo o risco de erros.

CARACTERISTICAS BÀSICAS DE UM PROJETO

INÌCIO E FIM DEFINIDOS: Qualquer projeto deve ter fases de claras de começo e encerramento.

PLANO ORGANIZADO: Uma abordagem de planejamento e de métodos deve ser usada para que se atinjam os objetivos do projeto. O bom planejamento assegura que o projeto fique pronto no prazo e dentro do orçamento, com os resultados esperados. Um plano organizado oferece um modelo que guiará o projeto e detalhará o trabalho que precisa ser feito.

RECURSOS PRÒPRIOS: O projeto conta com recursos especialmente direcionados a ele, com, tempo pessoal e verba. Todo projeto possui recursos próprios. Trabalhar com recursos com os quais se concorda é vital para o sucesso do projeto.

Equipe: Usualmente o projeto exige uma equipe capaz de terminar com sucesso o trabalho proposta. A equipe do projeto assume a responsabilidade pelo projeto.

METAS ESTABELECIDAS: Para conseguir êxito, um projeto deve possuir metas claramente definidas Elas devem ser aceitas por todo os envolvidos, para que todos tenham as mesmas expectativas. A finalidade do projeto deve se manter durantes todo o tempo.

VIABILIDADE DO PROJETO; Antes de iniciar o projeto, devemos ter certeza de que ele pode ser completado. Porém nunca desperdice uma boa idéia.

PLANEJAMENTO

Um plano eficiente mapeia seu projeto do inicio ao fim, detalhando necessidade, estágios e custos do processo. Faça um bom plano e o seu projeto será bem sucedido. Ter uma idéia clara sobre os objetivos e o primeiro passo para se obter sucesso.

DEFINIÇÂO DE PRAZOS

Depois de estabelecer a sucessão a lógica das atividades e calcular a duração mínima do projeto, você pode fixar os prazos. Defina – os com cuidado, levando, em conta os conflitos potenciais e então, obtenha a concordância da equipe. Utilize o diagrama abaixo para definir datas de início e fim de cada atividade. Comece com a primeira e siga as demais, iniciando cada um o mais cedo possível, para ganhar o máximo de tempo. Se uma delas estiver no caminho crítico, suas datas poderão ser flexíveis, já que não afetam necessariamente a duração global do projeto.

 

 Projeto: Meu Primeiro Site
 Tarefas  Tempo em Semanas
 1  2  3  4  5  6  7  8  9
 Planejamento
 Pesquisa
 Digitação
 Diagramação
 Correção
 Publicação


VALIDADE DO PLANO

Por mais bem feito que seja o plano, as circunstâncias mudam e imprevistos sempre o correm. È vital trabalhar lado a lado com a equipe e com os interessados, para antecipar e resolver problemas potenciais.

Materia interessante:

O que é um layout

Faça o primeiro comentário a "Tutorial Como criar um site, dicas para começar"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*