Tutorial Como Identificar Controles Piratas De Playstation 2

Hoje o mercado está infestado de controles falsos. Controles falsos são aqueles que vem com a marca Sony estampada, mas não são produzidos pela Sony. Muitas lojas vendem produtos inferiores por pura má-fé ou por ignorância, mas sempre, no final, você é o prejudicado pagando caro por um produto de qualidade inferior.

Hoje para PlayStation 2 existem falsificações perfeitas de controles, por fora são idênticas e práticas comuns para reconhecê-los não se aplicam mais para alguns.

Mesmo os piratas estão vindo em embalagem plásticas lacradas com pequenas diferenças no acabamento. Portanto, se alguem disser que é original porque está na caixa, lembre-se: embalagem plástica se faz em qualquer lugar.

As desvantagens dos controles piratas em relação ao original são:

Comandos com respostas imprecisas;
Componentes de qualidade inferior;
Chances reais de danificar o console.

Na foto 1 podemos ver à esquerda o controle original e à direita o controle pirata, são idênticos por fora. Antes era possível encontrar diferenças no acabamento dos botões e rigidez do material, mas hoje isso é quase impossível.

Mesmo olhando atrás de ambos os controles, as posições dos parafusos são idênticas, havendo 6 parafusos em cada. Existem séries de controles mesmo originais com parafusos em outros pontos, mas essa é a configuração mais comum. Até as gravações em alto relevo atrás do controle estão presentes no pirata e no original.
Atenção: A indicação de séries A, H, M e I não distinguem um controle original de um pirata, esse dado é apenas de controle interno da Sony e não interessa para distinguir qualidade ou procedência do controle.

[glow=red:45821da8fc]COMO IDENTIFICAR SEM ABRIR[/glow:45821da8fc]
Remova o botão R2 ou L2 do controle usando uma chave de fenda pequena. Os contatos do controle ficarão expostos como na foto 3.

O controle original possui um conjunto de mantas de contato e logo abaixo uma malha plástica com o contato de acionamento de comando do botão.

Já o controle pirata exibe direto o comando de acionamento do botão num circuito feito em fenolite.

Para recolocar o botão basta encaixá-lo com um pouco de pressão.

[glow=red:45821da8fc]CONHECENDO O ORIGINAL E O PIRATA POR DENTRO[/glow:45821da8fc]

Por dentro o controle original possui uma montagem mais elaborada com soldas de alta qualidade, enquanto no controle pirata tudo é muito artesanal e simples.

Na foto 5 é possível ver como os fios são fixados: no original com um cabo flat e um sistema de fixação com pressão; no pirata são vários fios soldados manualmente e fixados com cola quente.

Na foto 6 é possível ver as memórias de ambos os controles em destaque. Na memória ficam contidas as informações necessárias ao funcionamento do controle. Esse componente é tão importante, que se ele for danificado o controle para de funcionar totalmente e as chances disso acontecer num controle pirata são enormes.

No controle pirata a memória fica escondida sob uma massa preta.

Apesar de ser difícil de achar no mercado para substituição, a memória original com o equipamento adequado (com o qual a Game One conta em sua assistência técnica) pode ser substituída, enquanto a do controle pirata não.

Imagine comprar um controle sem a menor chance de poder concertá-lo caso tenha algum problema? Será prejuízo certo!

No controle original tudo se encaixa perfeitamente, seu sistema conta com encaixes perfeitos para os motores, o conjunto de trilhas e de contatos para acionamento de botões são separados da memória e outros componentes, no pirata os motores de vibração são encaixados na carcaça do controle o que dificulta um pouco sua montagem.

Deve-se ficar atento ao símbolo do PlayStation na embalagem do controle. A impressão dos piratas são sem nitidez e definição. Olhando de perto é possível ver borrões na impressão como na foto acima.

5 comentários a "Tutorial Como Identificar Controles Piratas De Playstation 2"

  1. Se a “borracha” dos L e R 1e2 nao for amarela e sim verde ou se o fio for um pouco mais curto isso indica que o controle nao é original?

  2. Matheusvolks | às | Responder

    gostei agora eu sei qual e original e qual e falsificado

  3. adriano | às | Responder

    olá esses controles originais são bons tem ótimo acabamento e tal, mais esses controles tem um defeito que para de pegar os botões, diferentes dos piratas que é mais difícil de acontecer e o conserto do mesmo não é simples assim, mais o cabo do original é bem mais resistentes do que o pirata, mais é possível colocar o cabo do original no pirata ai o controle fica ótimo funciona bem, mais eu prefiro o pirata porque são mais fáceis de consertar com apenas a troca do cabo o original, agora já no original os botões para de funcionar e fica bem mais difícil de arrumar

  4. Emerson | às | Responder

    O Adriano parece me ser um verdadeiro falsificador de controle, não estou afirmando nada mais parece, para mim produtos originais, com o nome já diz são originais e o que é original sempre vai ser melhor que um falsificado ou paralelo.

  5. Guilherme Barros | às | Responder

    Me venderam um falsificado igualzinho esse da imagem. Ainda paguei 80 reais. Me disseram que só vendiam originais por que paralelo dava muito problema. Mas no primeiro dia que comprei o “original” percebi problemas. A luzinha era muito fraca, fio muito curto, a pintura é fosca, etc. Ele começou a dar problema, desconectava sozinho, levei para arrumar, e disseram que não acharam nenhum defeito. Testei um original e percebi muita diferença na resposta dos comandos, quase não da pra perceber, mas se você for mesmo entendido de jogo, perceberá.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*