Tutorial Corel Draw – Como Mascarar Imagens

Mascarar Imagens

Bem-vindo ao Corel Photo-Paint®, um sofisticado programa de edição de imagens de bitmap que permite o retoque de fotos existentes ou a criação de gráficos originais.

Neste exemplo, você recortará a figura da mulher do fundo original (mostrado na imagem à esquerda) e criará uma foto com um novo fundo, conforme mostrado na imagem à direita.

Neste tutorial corel draw, você aprenderá a:

 Mascarar Imagens Utilizando o Lab de Recorte
 Modificar Máscaras
 Importar uma Nova Imagem de Fundo

Abrir a Imagem

Você começará pela abertura do arquivo de exemplo ou do seu próprio arquivo. A imagem pode ser obtida de uma câmera digital ou de um digitalizador.

1 – 
Clique no menu Arquivo >> Abrir.

2 –
 Escolha a pasta em que o Corel Photo-Paint está instalado.

3 –
 Escolha a pasta Program filesCorelCorelDraw Graphics Suite 13Tutor Files.

4 –
 Clique duas vezes no nome do arquivo mask.jpg.

Iniciar a Máscara

Uma máscara protege parte de uma imagem, permitindo recortar áreas da imagem do fundo em torno dela. É possível mascarar qualquer parte do primeiro plano ou do fundo de uma imagem. Com o Corel Photo-Paint, a máscara é indicada pela moldura da máscara ou por uma sobreposição colorida que a contorna.

Aqui, você utilizará o Lab de recorte para colocar uma máscara na mulher da imagem de exemplo, desenhando um contorno em volta dela.

1 – Clique no menu Imagem >> Lab de recorte.

É possível redimensionar a caixa de diálogo Lab de recorte para aumentar o espaço da área de trabalho.

2 – 
Na caixa de diálogo Lab de recorte, clique na ferramenta Marcador.

3 –
 Na caixa Tamanho da ponta, digite 10.

Se necessário, você poderá redimensionar a ponta a qualquer momento durante o procedimento. Você poderá utilizar a ferramenta Enquadramento para enquadrar outra área da imagem.

4 – Na janela da imagem, desenhe uma linha ao longo das bordas da parte superior do corpo da mulher.

A linha deve se sobrepor um pouco ao fundo em volta. Se cometer um erro, corrija-o com a ferramenta Borracha ou clique no botão Desfazer no canto inferior esquerdo. Aparência da futura imagem:

Contornar a Mão

Agora, você ajustará a máscara em torno de uma das partes mais sutis da imagem: a mão sobre o corrimão. Você obterá um contorno preciso aplicando mais zoom na mão e adicionando ou subtraindo da máscara como necessário.

1 –
 Para colocar uma máscara na mão da mulher, clique no botão Mais zoom e clique na imagem para aplicar mais zoom e obter uma visão mais aproximada. Você também pode arrastar para definir a área que deseja aproximar.

2 – Continue desenhando a linha em torno da mão da mulher.
Se necessário, você poderá ajustar o tamanho da ponta do marcador digitando um valor na caixa Tamanho da ponta.

3 – Clique no botão Menos zoom , clique na imagem para diminuir o zoom e continue desenhando a linha em torno da mulher.

Aparência da futura imagem:

Modificar a Máscara

Agora, você fará alterações na máscara, para que ela fique mais próxima do contorno da mulher. Primeiro será necessário preencher a mulher contornada, para que o Corel PHOTO-PAINT saiba qual parte da imagem deverá recortar. Ao longo desse procedimento, talvez seja útil aplicar mais ou menos zoom para avaliar melhor seu progresso.

1 – 
Na caixa de diálogo Lab de recorte, clique no botão Ferramenta Preenchimento interno e clique dentro da área da imagem. Aparência da futura imagem:

2 – Na área Configurações de visualização, escolha Nenhum na caixa de listagem Fundo. O Lab de recorte permite a visualização do objeto recortado com cores de fundo diferentes. Dependendo do tipo de imagem usado, talvez seja útil alterar o fundo. Você pode escolher Nenhum, Tons de cinza, Mate preto ou Mate branco. Nenhum exibe o objeto recortado com um fundo transparente (tabuleiro de damas).

3 – Clique no botão Visualizar.

Aparência da futura imagem:

Adicionar e Remover Detalhes

Agora, você utilizará as ferramentas Adicionar detalhe e Remover detalhe para remover qualquer excesso de fundo da máscara.

1 – Na caixa de diálogo Lab de recorte, clique no botão Ferramenta Remover detalhe.

2 – Se necessário, ajuste o tamanho da ferramenta digitando um valor na caixa Tamanho da ponta.

3 – Utilize a ferramenta para remover qualquer excesso de fundo da máscara. Na área Configurações de visualização, talvez seja útil ativar a caixa de seleção Mostrar imagem original quando você estiver adicionando ou removendo detalhes. Se selecionar a ferramenta Marcador novamente, você perderá todas as alterações feitas na máscara. Para ver exatamente o que poderá perder se selecionar a ferramenta Marcador novamente, ative a caixa de seleção Mostrar destaque na área Configurações de visualização.

4 – Na área Resultados do recorte, ative a opção Recortar como máscara de aparagem e clique em OK.

Aparência da futura imagem:

Adicionar a Antena

Com a mulher recortada da imagem original como uma máscara de aparagem, agora você pode simplesmente pintar a imagem com tinta branca ou preta para adicionar ou remover detalhe. A tinta branca permite adicionar detalhe, enquanto a tinta preta permite a remoção de detalhe. Isso é ideal para adicionar detalhes finos, como a antena do celular da mulher.

1 –
 Na janela de encaixe Gerenciador de objetos, verifique se a máscara de aparagem está selecionada.

A máscara de aparagem aparece ao lado da imagem original no Gerenciador de objetos. Quando selecionada, ela é delimitada por uma caixa vermelha .

2 – Na caixa de ferramentas, clique na ferramenta Tinta.

3 – Na área de controle de cores da caixa de ferramentas, verifique se Branco é a cor de primeiro plano ativa.

Você pode alternar entre as cores de primeiro plano e de fundo clicando na seta no canto superior direito da área de controle de cores.

4 – Na barra de propriedades, escolha 400% na caixa de listagem Nível de zoom.

5 –
 Pinte o local na imagem onde a antena do celular deve aparecer. Se necessário, você poderá ajustar o tamanho da ponta para aprimorar detalhes precisos da antena.

Aparência da futura imagem:


Adicionar um Novo Fundo

Agora, você importará a nova imagem de fundo e adicionará a máscara da mulher ao fundo.

1 – Clique no menu Arquivo >> Importar.

2 –
 Escolha a pasta em que o Corel Photo-Paint está instalado.

3 –
 Escolha a pasta Program filesCorelCorelDraw Graphics Suite 13Tutor Files.

4 –
 Clique duas vezes no arquivo background.eps.

5 –
 Posicione a imagem de fundo à direita da mulher. Talvez seja preciso redimensionar a imagem com as alças na caixa de destaque.

6 –
 Se a imagem de fundo aparecer por cima da mulher, clique com o botão direito do mouse na imagem e escolha o menu Organizar >> Ordenar >> Recuar um.

Aparência da futura imagem:


Concluir o Projeto

Para concluir o projeto, você irá cortar a imagem e salvá-la.

1 – Na caixa de ferramentas, clique na ferramenta Cortar.

2 – Clique e arraste para selecionar a área que você deseja cortar.

3 – Clique duas vezes para executar o corte.

4 – Salve o projeto.

Aparência do projeto final:

Agora que aprendeu como utilizar o Lab de recorte para colocar uma máscara em uma parte de uma imagem e como adicionar um fundo diferente a uma imagem, você poderá utilizar essa técnica para modificar as suas imagens, salvá-las, imprimi-las ou publicá-las na Web.

Daqui…

Você poderá explorar o Corel Photo-Paint sozinho ou poderá aprender mais concluindo outros tutoriais do TutorZone™.

Faça o primeiro comentário a "Tutorial Corel Draw – Como Mascarar Imagens"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


 

Tutorial Corel Draw - Como Mascarar Imagens - TutorZone