Tutorial Cuidados com seu cãozinho

Como dar remédio ao seu cão sem se incomodar
Caso ele recuse engolir o remédio, coloque o comprimido no meio da ração ou em um pedaço de carne.
Se for líquido,coloque o remédio em uma seringa,abra a boca do animal, mantenha a cabeça virada para cima e despeje o líquido no canto da boca, na parte de trás dos dentes.

Se seu cão rói tudo o que vê pela frente
Coloque onde o cachorrinho costuma roer tudo o que vê pela frente (pés de mesa, cadeira, etc), passe um pouco de essência de cravo com algodão no móvel. O gosto amargo o afastará.

Afastar as pulgas de seu cãozinho
Coloque galhos frescos de pinheiro no lugar onde ele costuma dormir.
Algumas gotas de vinagre colocadas na água de enxague na hora do banho, também funciona.
Outra dica é esfregar fermento de cerveja no pêlo do cachorro.
Mantenha os cães longe das latas de lixo salpicando amônia dentro dos sacos antes de colocar na lata.

Dipilidose
Além de coceiras e picadas,as pulgas podem levar os cães a desenvolver dipilidose,uma verminose decorrente da ingestão destes insetos infectados por larvas. Ela causa inflamação intestinal e consequente diarréia e emagrecimento, além de deixar os pêlos arrepiados.
As fezes oferecem a pista mais segura de que o cãozinho apanhou a doença. Nelas aparecem pequenos grãos brancos muito parecido com sementes de pepino e, às vezes, sangue ou catarro.

Como alimentar seu cão
Os veterinários recomendam que, a partir do 25º de vida, o animal comece a ser alimentado com ração em pó para filhotes. Aos poucos, quando ele for se acostumando, o pó deve ser substituído por pedaços. A periodicidade deve ser de três a cinco refeições ao dia, até o cão completar um ano.

Na hora do banho
Coloque algodão no ouvido de seu cão, para evitar que entre água e um pouco de vaselina ao redor dos olhos para protegê-los do sabão.
Se você colocar um pouco de bicarbonato de sódio (mais ou menos 1 colher de sopa) na água de enxague o pêlo ficará com brilho e macio.
Se por algum motivo seu cão não puder tomar banho, experimente lavá-lo a seco, esfregando bem o seu pêlo com bicarbonato e maisena, depois escove bem. Eles são ótimos xampus.

Gravidez psicológica na cadelinha
A gravidez psicológica ocorre frequentemente em cadelas que passaram por vários cios e nunca cruzaram.Podem apresentar os sintomas clássicos de gravidez psicológica. Eles são bem parecidos com a verdadeira gravidez: falta de apetite e desânimo, proteção exagerada de objetos como pedaços de pano, almofadas ou bichinhos de pelúcia. Algumas reagem agressivamente se considerarem que há ameaça. Na maioria das vezes, estes sintomas são passageiros (duram em média 2 meses). As causas biológicas estão relacionadas com o hormônio progesterona.
Sua produção se estende por dois meses na cadelas que não foram fecundadas e, para as que tiveram filhotes, por mais dois meses após o parto. Pode ser necessário consultar um veterinário para que ele receite remédios para inibir a produção de leite nas glândulas mamárias.
Se você planeja que a cadela não cruze, o melhor pode ser optar pela histerectomia (retirada do útero), que evita este problema, elimina riscos de câncer de útero e minimiza probabilidade de câncer mamário.

Dando comida para seu cão sem se incomodar
O prato de comida do seu cão não irá escorregar se for colado uma arroela de borracha grande no centro.

Se seu cachorro gosta de brincar com a vasilha de água
Solucione este problema fazendo um bebedouro. Use uma forma de bolo com buraco no centro, enfiada numa estaca de madeira ou num tubo, semi-enterrados no jardim ou quintal.

Cio da cadela
O tempo necessário para que a cadela entre no primeiro cio e tenha a sua primeira menstruação é oito meses. O período fértil acontece geralmente do nono ao décimo primeiro dia após o início do sangramanto. Esse ciclo é repetido a cada seis meses aproximadamente. Para conter o sangramento e evitar uma sujeira pela casa, o melhor a fazer é colocar na cadela uma calcinha de pano que você mesmo pode fazer e absorventes descartáveis. É comum a cadela ficar com a região inchada e dolorida e andar com as patas ligeiramente abertas.

A gestação da cadela dura em torno de 58 a 63 dias.

Choro do cãozinho
Se o cãozinho começar a chorar à noite, coloque em sua casa ou próximo ao local onde ele dorme um relógio despertador de corda. Ele acalmará com o barulho do tic-tac.

Tirando os carrapato dos cães
Se você tentar arrancar o carrapato uma parte dele pode permanecer na pele e infeccionar o local. Utilize algodão embebido em álcool, cânfora ou éter e aperte-o contra o carrapato. Estas substâncias podem entorpecer o carrapato e ele desmaia faciltando sua retirada.

Faça o primeiro comentário a "Tutorial Cuidados com seu cãozinho"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


 

Tutorial Cuidados com seu cãozinho - TutorZone