Tutorial Defeitos em várias marcas de aparelhos de televisão Parte 6

Monitores que utilizam TDA4866 ou ou TDA8172 na etapa de saída vertical. Cuidado ao trabalhar nesses monitores quando os mesmo estiverem com defeitos na saída vertical. Como esses aparelhos não utilizam capacitor eletrolítico entre a bobina defletora e o circuito integrado de saída vertical quando estiver com defeito pode circular corrente contínua na bobina defletora vertical e isso pode fazer quebrar o pescoço do tubo de imagem. Trabalhe com o monitor ligado o mínimo possível até que o defeito seja sanado.

Monitor com fet de potência na fonte,fonte não arranca,colocar em paralelo com a resistencia de supridouro res de 1 R, dois ou tres resistores a fonte arranca.
Augusto azeredo
AJV 1428NI
Defeito: Peguei o monitor com a tela totalmente escura. Resolvi então aumentar o screen e a imagem apareceu com um quadro bem estreito. Medi a fonte de 150V sobre o capacitor C812 e a mesma estava com apenas 80V. Examinando o capacitor C812 (100uf x 200V ) o mesmo estava com um de seus terminais um pouco frouxo e havia sinais de vazamento. Solução: Troquei C812.

MONITOR COMPAQ PRESÁRIO MODÊLO 462 DEFEITO: INOPERANTE ( Led frontal não sinalizava ) Verificando fonte primária foi constatado 152 volts chegando até o transformador ( chopper ) , mas sem tensão no secundário do mesmo. O zener 904 foi trocado por estar em curto mas o defeito persistiu. Testado Q908 e Q906 com mínima fuga entre coletor e base, mas por via da dúvida foram trocados, e felizmente o monitor funcionou.
Colaboração: MIRO – São Luís – Maranhão

FIVE STAR FT5015
Defeito: Imagem estreita, não ajusta a largura
Transistor Q 413 com junção aberta
Se não resolver o problema checar componentes ligados à base do mesmo.
IBM G50
Defeito: Imagem toda para a direita, ajuste de posição horizontal não atua
A imagem fica feia e indefinida, com muitas faixas escuras
Trocar os capacitores: C205, C225 e C351
Dúvida de um amigo:
Tenho na minha assitencia um monitor ibm modelo g50 que chegou com muito brilho e linhas de retraco
Diminuí o screen no fly mas ficou sem controle de brilho e quando desliga aparece rapidamente um ponte luminoso forte no meio do tubo. ja testei o circuito de brilho mas nao achei nenhum problema.
Verifique R714 Tem que haver uma tensão negativa lá de cerca de uns – 40V Se não houver esta tensão o problema nessa malha.
substituir R424
——————————————————————————–
DEFEITO : Falta de uma das cores primarias. Solucao : Por mais que possa parecer , nao é o CI LM 1203N o culpado ! ( o sinal “entra ” e não “sai ” ) Com o osciloscopio vemos o sinal “bonitinho” entrando no CI 1203N , mas não é enviado para o amplificador. Existe uma serie de resistores “pendurados” logo ao lado do LM1203 ( todos de precisão ) Se algum deles se alterar, ( mais de 3k ) o CI nao amplifica o Sinal de entrada
Colaboração : Cesar Giacomini Penteado (Marilia -SP)
——————————————————————————–
Monitor Orchestra mod.:Bugle-14
Defeito imagem feia, quando aumenta o contraste vaza todos os caracteres, falta azul. Solução: Soldar R233, resistor branco retangular de 1K2 x 5W. Apesar de parecer que está soldado na verdade não está dando contato. Caso falte outra cor, verificar logo a solda dos 3 resistores de potência. É interessante observar que a ausência do resistor não causa apenas ausência de uma determinada cor mas interfere na qualidade de imagem dos outros canhões.

Monitor Philips 14B
Defeito: Quadro muito largo
A princípo encontrei o transistor BD677 em curto. Após a troca do mesmo, o quadro apareceu estreito.Seguindo a base do mesmo encontrei dois transistores SMD em curto. Obs. Caso você não encontre os smd para comprar, poderá substituir ambos por transistores BC557.

1. Nome = Rogério Rodrigues da SIlva
Solução de defeito em um monitor philips 4CM5299/48T: > O monitor funcionava bem em uma resolução de 640 X 480, mas quando eu aumentava a resolução para 800 X 600 o quadro deslocava para a esquerda.Solução: substituição do eletrlítico 2505 de 3,3 para 4,7 micro farad localizado no pino 10 do integrado 7502(HEF 4538) no circuito de MODE DETECT.
1. Nome = Rogério Rodrigues da SIlva – Belo Horizonte
Monitor UIS modelo 328
Defeito: vertical dobrando quando se aumenta a altura ou a posição da imagem Defeito: Resistor de potencia que alimenta o TDA1675 alterado.
Defeito: imagem com “caudas de cometa” nos pontos de maior contraste Solução: Na maioria das vezes são os eletroliticos pequenos da placa eixo-z [normalmente eles estão secos], mas as vezes podem ser os resistores de 47 ohms que ficam embaixo dos resistores de potencia, que vão em serie com os transistores das cores.
Colaboração: Marcelo Zazulak

Samsung syncmaster 3
Tem 150 V no primário e nada no secundário, pino 7 do 3882 com tensão de partida. Defeito: capacitor ceramico de 1k/50v que vai no pino 3 (retorno)co C.I. 3882, ao medir no multímetro parecia bom mas entrava em curto ao ser energizado.
Colaboração – Edso
CVM – 4967T
Defeito: Distorção pincushion, trocar de C207 de 0,47uF para 1uF x 50V.
Colaboração: Hernani Guimarães

Samsung – 4967P
Defeito: Fonte sem tensões no secundário. (Primário OK) .Solução: Checando curtos no secundário encontrei o transistor de saída horizontal em curto. Substituindo o mesmo ouvi um forte estalo onde o mesmo voltou a entrar em curto imediatamente. Se o estalo vem da chupeta o motivo do estalo pode ser a alta tensão muito elevada. Como o estalo veio de baixo, conclui que vinha do corpo do flyback, Trocando o fly-back e o transitor de saída horizontal, tudo voltou ao normal.
Monitor com tela escura porém o filamento acende. Tensões de screen e fonte que alimenta o flay-back abaixo do normal. Trocar o integrado: KA358
Colaboração: José Carlos Raymundo
Terminais
Terminal Unisys EI-230 Defeito: Não aceita configuração da interface (interface em modo “conversor”) Causa: Integrado 8530 da placa de interface queimado
Colaboração: Marcelo Zazulak

Equipamento: Terminal Unisys EI-230 Defeito: Senha da configuração desconhecida Solução: o unico jeito nesse caso é zerar a configuração do terminal; para fazer isso mude o estrape JP4 na placa logica (ele fica perto da E2PROM X28C16); ligue o terminal e espere ele dar a mensagem “Erro de leitura da E2PROM”; entre na configuração e saia dela com Shift + F10, desligue e volte o estrape para a posição original; depois disso é só religar e a senha será a senha padrão (“MENU”)
Colaboração: Marcelo Zazulak
Aqui mais alguns defeitos do EI-230; os defeitos na parte analogica dele tambem valem para o monitor EI-100, visto que eles usam a mesma placa de deflexão. Defeito: Não liga, ou liga as vezes; tem tensão no capacitor C23 Causa: Transistor Q1 (2SD1992) com fuga. Defeito: Resetando-se Explicação: Esse defeito é causado por tensão muito baixa alimentando a placa logica, e isso pode ter tres causas diferentes: – Mau contato no cabo que alimenta a placa logica: Meça a tensão nos pinos extremos no conector CN1 da placa de deflexão e nos pinos extremos da entrada de alimentação da logica; se a diferença entre as tensões for maior que 0,1 volts o cabo está com mau contato (o jeito mais facil de melhorar o contato é estanhar os pinos dos conectores). – Fonte baixa: Verifique durante mais ou menos 1 minuto se a tensão de saída da fonte não varia sozinha; se ela não variar é só ajustar a tensão no trim-pot R4 para aproximadamente 5,1 volts. – Fonte instável: Nesse caso o terminal fica se resetando quando está frio e demora para começar a inicializar; troque os capacitores C5, C7 e C11 (470 uF / 16 volts). Defeito: Não comunica Explicação: Dificilmente a causa desse defeito são os integrados 1488 e 1489. Se vc ja trocou eles e nao adiantou, verifique se a interface está sendo alimentada. O jeito mais facil de ver isso é medir as tensões no conector da interface principal; ponha a ponta preta do multimetro no pino 7 e a vermelha no pino 2 (deve ter no minimo -8 volts) e depois ponha a vermelha no pino 20 (deve ter no minimo +8 volts). Na maioria dos casos de falta de alimentação na interface a causa é mau contato no cabo que alimenta a logica. Se estiver tudo bem com ele, verifique as tensões nos integrados U1 (7812) e U2 (1912) na placa de deflexão obs. O EI-230 não espera pelo sinal CTS para transmitir, ele gera o CTS internamente; o “Atraso de CTS” na configuração da interface nunca deve ser inferior ao do modem; o melhor é deixar o atraso do terminal maior que o do modem. Defeito: Vertical fechado Solução: Trocar o integrado U102 (TDA1170; pode colocar TDA1175) e o resistor R115 (68 ohms / 2 watts) Defeito: Horizontal sem linearidade / não é ajuste Causa: Capacitor C210 (22 uF / 63 volts) alterado; procure trocar por um de boa qualidade pois esse capacitor esquenta muito. Defeito: Pouco contraste mesmo com o ajuste interno e externo de contraste no maximo Causa: Driver de video (CR2424) sem ganho. Defeito: Imagem com sombra atrás das letras Causa: Integrado LM1201 com defeito. Defeito: Tela tremula no sentdo vertical Causa: Capacitor C110 (22 uF / 40 volts) seco Defeito: Altura insuficiente, mesmo ajustando para o maximo Causa: Capacitor C112 (1000 uF / 35 volts) alterado. Verifique tambem se o resistor R115 não está alterado
Colaboração: Marcelo Zazulak

Equipamento: Terminal ADD modelo 8433 Defeito: sem imagem / ao aumentar o screen aparece o quadro, mas sem sinal de video Causa: 2816 na placa logica queimado (ele não tem nada a ver com o amplificador de video, mas impede a logica de inicializar completamente); esse defeito é raro, na maioria dos casos o 2816 apenas deixa de armazenar a configuração
Equipamento: Terminal ADD modelo 8349 Defeito: Comunica normalmente com o conector de loop, mas nao comunica com o servidor Causa: Z80 CTC com defeito; ele gera o clock e as temporizações para a interface
Equipamento: Terminal ADD modelo 8433 Defeito: Levanta RTS e trava a comunicação quando vai responder ao poll Causa: Z80 SIO-2 queimado Equipamento: Terminal ADD (todos os modelos que usam a deflexão PAT-05) Defeito: flyback queimado / o original não é encontrado no comercio Solução: troque por um Ipeco 114/150, que é igual ao original (Feg4017)
Colaboração: Marcelo Zazulak

UNI-II-TS147-TS167-TS207-VS/CR Defeito:Apagada sem alta tensão Transistor Q 811- 2SC2120Y M.

UNI-II-TS147-TS167-TS207-VS/CR Defeito: Fonte de +B com 9Volts R 100 W R-812 aberta. Método para localizar o defeito: Foi por intuição bastou medir e ver que estava aberta.

UNI-II-TVC-161-TVC-164-TVC-201-TVC-204 Defeito: Fonte Baixa Foi trocado o transistor Q-803 BF-422..

MODELO: TS 145 VS Defeito: imagem enrolada em cima e em baixo do quadro C-315 de 470µ × 10 volts.
MODELO: TS 207 VS Defeito: Ao ligar ela dar muito estalos, imagem serrilha em toda a tela do televisor causa capacitor eletrolítico bem pequeno que fica ligado na alimentação do Ci C 408 10uf.

Modelo: TS 209 CR Defeito: Vertical sem linearidade, tela aberta do meio para cima Foi trocado o Capacitor eletrolitico 2,2µF × 63 Volts C-303 (fica ao lado do circuito integrado oscilador Horizontal) P

Modelo: TS 209 CR Defeito: Vertical trepida e fecha após varias horas de funcionamento normal Foi trocado o Capacitor cerâmica de 10Kpf C-304 (fica ao lado do circuito integrado oscilador Horizontal) .
Modelo HPS 2070: Defeito: tela escura e travada em AV, fonte normal. Solução: trocado Q-702 e o problema resolvido.

Modelo HPS 1481: Defeito: não mudava de canais e não tinha caracteres.Solução: trocado R-304.

Modelo HPS 1465: Defeito: não mudava de canais. Solução: trocado LA-7910.

Modelo HPS 1480: Defeito: contraste não atuava. Solução: trocados D-290 e D-704.

Modelo HPS 1491: Defeito: não saía de stand-by. Solução: verifcado que a tensão do pino 28 do IC-701 estava com 5v. Retirado o IC-702 e o sistema oscilou. Defeito era o IC-702.

Modelo HPS 1491: Defeito: sem cor. Solução: verificado que o pino 35 do IC-701 estava com 0Volts, trocado Q-502 e X-503.

Modelo HPS 1481: Defeito: vertical não abria totalmente e com linha de retraços. Solução: trocado C-302, após isso a tela ficou escura. Aí fiz o seguinte procedimento:
1- acionado power.
2- acionado menu.
3- acionado vol +++ e a imagem apareceu, trocado a memória e o problema foi resolvido.

Modelo HPS 1491: Defeito: quando ligava, aparecia imagem e som, após alguns segundos a imagem sumia e ficava sómente o som. Solução: Trocado Q-703 e a imagem voltou normal.

Modelo HPS 1470AP:Defeito: faixa escura na parte superior da imagem. Solução: trocado R-304.

Modelo: TV 2080E Defeito: Apaga após 3 horas de funcionamento Antena com sinal fraco, com chuvisco .

Modelo TVC 205 Defeito vertical enrolado na parte superior da tela. Foi trocado a resistência R-330 de 1,2K 3watts (1k2).

Modelo TV-1480E Defeito: Ao Trocar o flayback ela não acender e tiver +B no trasistor saída horizontal trocar R-826 de 0,56 Ohms 1 Watts.

Para entrar em modo serviço no aparelho TOSHIBA Modelo TC-C2055M Aperte no controle remoto Menu e a tecla função ela entrarar em modo serviço.
Modelo: PC – 1445 defeito: Imagem quando acende entra com linhas de retorno e logo após apaga. Capacitor C-719, 33µFX350Volts aberto. .

Modelo: PCM – 2044/2046 defeito: Entra em curto o diodo de 30 Volts ZD-901. Trocar o STR-50103 e pronto..

Modelo: PC – 2044 defeito: Imagem ondulando. Capacitor C-905 220µFX450v troque por novo.

Modelo: PC – 2144 defeito: apagada +B normal na fonte. Ultra-som não arma Flay-Back bom, defeito C-914 (2K2 em curto).

Modelo: PCM – 2044 Defeito: apagada, sem alta tensão e led do painel piscando IC-401 TDA –2613 em curto. Passo Para detectar o defeito: Não foi difícil foi só verificar a tensão no +B de 20 Volts em cima do capacitor C-915 e ver que a tensão era de 6 Volts e no coletor do transistor driver horizontal e ver que estava baixa com apenas 45 Volts.

Modelo: PC – 2144 defeito: apagada R-923 1R aberta e ZD-904 zener de 30 Volts em curto. Passo

Modelo: PC – 1446 defeito: fica acendendo e apagando; quando apaga não tem som e nem alta tensão: IC-901 STR50103 Passo Para detectar o defeito: Não foi difícil foi só trocar o CI regulador; IC-901(STR 50103).

Modelo: PC – 2043 Defeito: Apagou não tem ruído algum Verificou-se que tinha tensão no pino 3 do circuito integrado STR – 50103 – IC905 e era de 172 Volts defeito resistência de 470K 1/8 de Watts (R-902) aberta.

Modelo PC-2027-U Defeito: Ao trocar o Flay Back ela explode o capacitor C-718 = 1µF X 250Volts e queima a resistência R-717=0,47Ohms.Trocar o diodo D-706=E202-2 pode por no lugar o substituto que é o IN4007.
Modelo: C 2082B Defeito: Fonte baixa com 80 volts Imagem normal Capacitor C-719 aberto .

Modelo: C 2026H Defeito: apagada Diodo Zener ZD-708 de 130 Volts em curto.

Modelo: C -1632B Defeito: Ruído no Vídeo do centro da tela para cima: Trocado o Capacitor eletrolítico 220µF × 63 Volts C-507 .

Modelo: TC – 14T51 Defeito: só pega o canal 2. IC-1002 24C02 Memória.

Modelo: C – 2188 Defeito: o contraste não atua. R-430 de 680K aberta.

Modelo: TC – 20T51 Defeito: sintonia não atua. Q-206 em curto.

Modelo: TC – 20T51 Defeito: sintonia não atua. Q-206 .

Modelo: TC – 1430A Defeito: vertical enrolado em cima e em baixo. C-517 de 470µFX16Volts aberto. e chock L-605 aberto.
Televisor SEMP Toschiba- Defeito imagem toda Serrilhada em toda a tela- causa defeito- Eletrolítico C 408 .

Modelo: TC – 2899A Defeito: apaga após 5 a 10 Minutos de funcionamento. C-226 de 10K cerâmica em curto.
TELEVISORES MARCA CCE HPS 1403 OU 2003- BLOQUEIADOS-. Desligue o televisor pressionando somente a telha power para ele ficar em Stand Bay , e siga o procedimento abaixo.
Aponte o controle remoto em direção do televisor e mantenha pressionada a techa P.CH por mais de 05 segundos.
Presssione a tecla OSD e MUTE nesta seqüência.
Mantenha presssionada a tecla SLEEP ate que o televisor ligue , assim que o televisor ligar a senha atual sera cancelada. Se você não quiser colocar uma senha desative a função tv bloqueiada através do menu.

Modelo: C – 1491B Defeito: tela acende com bastante chuvisco não pega cana. Solda fria no circuuito.

Modelo C-20ST58 Defeito: Sem imagem com a tela apagada e apitando . Foi trocado o Transistor Q-602 C2482, aparente bom mais o defeito era ele.

Modelo: C – 1404A Defeito: apagada mas o filamento do tubo acende não tem som . trilha do circuito impresso esta partida devido ao calor, entre o pino do D-602 e o pino do C-630.

Modelo: C 20R12 Defeito : Tela azul quando se pede para fazer sintonia passa por cima do canal se tocar no botão de volume até a informação na tela ficar verde, no momento que a sintonia passa pelo canal ela para e a imagem parece que esta com o A.G.C. saturado e sem sincronismo. Bobina do AFT com o Capacitor interno danificado . boa sorte.

Modelo: C 2035B Defeito: E o mesmo defeito da anterior só que esta não e processada automática, fica mais fácil de perceber que o defeito é de AFT. Esta TV também estava com o som baixo. Bobina do AFT descalibrada e também a bobina Discriminadora de som devido a corrosão no Capacitor interno.
Modelo: C -1453 Defeito: Tela azul com linhas de retorno, ou Vermelha, ou Verde. Azul Q-853 C2229 R-866 de 18K , Vermelho Q-851 R-868,Verde Q-852 R-860 .
Modelo: C -1491B Defeito: Com chuvisco sem canais. O pino 2 do plugue (N) estava sem solda.
Modelo C-20ST58 Defeito: Sem imagem com a tela apagada e apitando . Foi trocado o Transistor Q-602 C2482, aparente bom mais o defeito era ele.

Modelo C-1453 Defeito apagada. Ao colocar as pontas do multiteste entre base e emissor, na escala de RX1 (Ponta, positiva na base) de Q-707 (2SC 144) se ela acender mudando de canais sozinha enquanto manter as pontas ligadas. O defeito e um sensor de canais em curto, ou o pente de diodo na entrada do micro com um diodo em curto. Verifique isso.
Modelo: TC – 2090 Defeito: Canal travado não muda de canal e nem Faz sintonia. O defeito era o capacitor de 10k cerâmica C-716 .

Modelo TC 2030 Defeito Fica negativa após algum tempo . Foi trocado o capacitor C107 de 10K X 50Volts Cerâmica (.01µF).

Modelo TC-1631 Defeito: Liga quando quer. Trocar Resistência R-916 ou R-915 = 150.
Modelo:16CN4435 Defeito: Para ajustar o PP Faça o seguinte. Ajuste primeiro Canais, Brilho, Cor, Contraste e volume, após aperte STORE no TV e segure Também apertada a tecla e aperte o PP no controle remoto segure as duas teclas apertada por 30 segundos depois solte as duas junto, pronto e só.

Modelo:16CN1435 Defeito: Cor muito azulada com ondulações na parte superior da tela some e aparece de vês em quanto Trocar C-220 de 560PF.

Modelo:20CN4066 Defeito: apagada apitando fraquinho (chiando) Circuito integrado TDA 2577\AL Pa

Modelo:20CN4466 VHF/UHF e 14CN4416 VHF/UHF: Para eliminar a placa de fonte automática U100 Basta colocar um diodo IN4007 ligado com o anôdo no pino 2 e o catôdo no pino 3.
Televisor philipes 16CN 4036 – toda parada- fonte normal filamento aceso- defeito R 404 aberto.

Modelo:20CN4466 VHF/UHF e 14CN4416 VHF/UHF: Defeito: Queima o BUT 11 em 110Volts em 220Volts Funciona Normal com Barras preta na imagem C-319 de 3K9 Cerâmica.
Televisor philipes 16CN 4036- defeito – entortando a imagem- e perdendo o sincronismo- causa- capacitores eletrolíticos ligados no CI 2577, troque todos inclusive os da fonte de 12V. boa sorte.

Modelo:ZOCT-5455M/UV Defeito: Quando liga fica apagada , tem som e filamento do tubo acende, tem alta tensão. Só acende depois de 30 minutos Capacitor eletrolítico C-232 150µF× 16 Volts ou o C-565 0.1µF × 630 Volts (100K poliester).
Televisor philipes 16CN 4036- não sintoniza canais so chuvisco causa do defeito- resistor de 4R7 fica perto do seletor de canais.ou os capacitores C111,C112 C113 em curto.

Modelo:ZOCT-5455M/UV Defeito: Imagem fraca sem contraste e fora de sincronismo vertical e horizontal. Chock de 3,3µH aberto S-156.

Modelo:20CT6558 Defeito: Apagada com som e se aumentar a tensão da grade scree ela acende mais não tem imagem: Trilha do circuito impresso aberta bem abaixo da bateria B017; provocado pelo vazamento do acido da bateria. De uma olhada.
Televisor CCE PHS 2003- televisor parado- causa – diodos da linha de 12v em curto juntamente com a saída vertical em curto e os resistores de proteção aberto, causa dos defeitos fly bck vazando tensão.

Modelo:14GL1010 Defeito: Vertical correndo sem volume e a barra de volume travada : Capacitor de cerâmica de 100pf em curto C-930.

Modelo:20CN4066 Defeito: Vertical Correndo Trocar o Capacitor eletrolítico de 4,7µF × 63 Volts (C-868) .

Televisor Philco PC 1603 0u 2003- defeito – não funciona desarmando proteção- defeito – defletora em curto. Troque por uma igual.
Modelo:20CN4066 Defeito: Vertical com três linhas brancas na parte superior da tela Trocar o Capacitor eletrolítico 100µF × 25 Volts (C-400).
TELEVISOR MISTUBICHI- TC 1498- Defeitos sem imagem e sem som tensão de 33v normal, seletor bom- causa – trimpot do CAG alterado . trocar por um novo.

Modelo:20CN4066 Defeito sem cor IC-200 TDA -3565 .

Modelo:20CN4066 Defeito: cor só aparece Quando o aparelho esquenta Trocar o cristal de 7.151MHz (KT 203) (Nota : este defeito pode ocorrer em todos os modelos e marcas de TV.) .

Modelo:20CN4066 Defeito: Transistor regulador da fonte em curto BuT 11 ou BuW 84 (TS 355) Duas resistências de 1Ohms 2 watts aberta e um Capacitor de 220µF × 25 volts alterado.

Modelo:20CN4435 Defeito: Sempre que você desliga pelo remoto ela liga sozinha, e as vezes o som demora e ela fica com os dígitos escrito ( FI ). Não muda de canal e o volume não atua. Foi trocado o Capacitor de 100µ × 16 Volts (C-093) dentro da caneca do sensor do controle remoto no televisor não esqueça de por a caneca (blindagem de volta ao seu devido lugar pois sem ela o defeito continua ) .

Modelo:20GL1345/78R Defeito:Tôda apagada: Peça trocada SCR, BT-151F (K-6535) .

Modelo:20GL1044 Defeito: Quando liga funciona com o vertical cheio de falhas tipo veneziana só que na tela toda: Solda fria nos fios de ligação da bobina Deflectora vertical .

Modelo:20GL1045/78R Defeito: Quando muda de canal some a cor e o horizontal cai: Peça trocada transistor BC-338 Regulador de 7volts, (que alimenta a F.I.) em curto.

Modelo:20GL1044 Defeito: Quando liga funciona normal mais após alguns instantes ela começa a piscar e apaga a tela mas o filamento do tubo acende : Peça trocada T-7205 ( BC 338 ) regulador de 9Volts do +B do CI TDA 8361 Y .
Aparelho:Som Sony LBT-46
Defeito:Queimando a saída de som pela segunda vez. .
Solução:Substituir o transformador de força por outro de mesma amperagem,porém com dois ou três volts a menos.Esta modificação foi sugerida pela Sony ,e ela também fornecia este novo transformador para os Postos Autorizados. Outra solução barata é colocar em um dos fios de saída do transormador uma bobina com fios grosso ate gerar uma queda de tensão mais baixa. Isso é ótimo eu já fiz.
Aparelho:System Sony FHG 88
Defeito Este aparelho esta queimando sempre a saída de som.
Solução:Além de trocar o STK da saída,é necessário desmontar as duas caixas acústicas e verificar os fios da bobina dos alto falantes.Tem acontecido vários casos em que o movimento do cone faz com que estes fios encostem um no outro.Este problema é intermitente e causa a curto prazo a queima do CI. De saída de som.
Aparelho:System Aiwa NSX-V900 e outros que utilizam o mesmo mecanismo nos tapes.
Defeito:Tape travado.
Solução: trocar as correias,de preferência por outras um pouco menores.
Aparelho:System Gradiente NS 607-407-657
Defeito:Tape travado.
Solução:Este problema ocorre principalmente quando o aparelho é desligado na tecla Power sem que antes tenha se dado o Stop no tape.É devido ao fato do solenóide não ter “força” para desatracar o mecanismo quando o aparelho é religado.Existe uma modificação passada pela Gradiente que consiste na substituição do resitor de 1R que alimenta o Solenóide por um jumper.Ajuda,mas não elimina o problema.É conveniente informar esta “característica”do aparelho para o usuário.
TV philps 20 PT324A-este tv tem som e não tem imagem funciona por 08 seguntos e desliga, fica em stand bay, causa era o fly bac com defeito.
TV philps 20CT6255M/uv- o som chiando- causa bobina S-159-capacitor tubular defeituoso.
Tv Sharp 14“ digital- fonciona ou desliga sozinha fonte fica baixa,se abrir o screen ela desliga . Causa saída vertical em curto. Troquei e ficou boa.
TV PHILIPS CNT-DEFEITO- toda vez que liga a tv ou muda de canal a som demora uns 05 a 08 segundos para aparecer. Causa- trocar o capacitor eletrolítico que fica na caixa do receptor do controle remoto,abrir a blindagem e colocar de volta a mesma.tudo normal.
HPS-1470, “Fonte Alta- dando estalos da chupeta- trocado o capacitor C416 de 330pF/2Kv e também o STR 50103, com isso corrigi o 103v,

TV Gradiente GT2022 Desliga sozinha- Essa tv desligava sozinha por que o transistor Q6 estava com fuga ou sem ganho,pois esse componente envia os pulsos que vem do flyback para micro, esses pulsos é usado pelo micro para fazer procura automatica de canais.Sem esses pulsos o micro não memorizava os canais achados e acionava o OFF TIMER interno do micro deligando a tv em 10 Minutos!
Dica sôbre o STR 5412- para os que ainda não sabem, o STR 5412 está vindo falcificado, só funciona em 110v, eu estou colocando o 50103 no lugar dele, apenas troco os slids 1 pelo 3,.
tvc semp TV2080e ela esta aumentando o som sozinha o volume– esse defeito e era a chavesinha (botãozinho) que ficava sempre fechado, como se estivesse pressionado (vol +).
Espero ter ajudado, boa sorte
Tv Sharp C – 1632B- Esta tv esta sem croma- O problema era o capacitor C-1053 com fuga que esta ligado indiretamente ao pino 6 do micro-processador.

MONITOR ITAUTEC SVGA MODELO VID.COLOR 28I Problema: Monitor disparando a proteção interna(led de power piscando).
Em muitos monitores, o LED piscando significa um provável curto na alimentação após o transformador da fonte de alimentação chaveada.Em alguns monitores deste modelo foi constatado que o problema era causado pelo capacitorC523(4n7/1.6Kv)que altera sua capacitância para baixo provocando a queima do transitor de saída horizontal T502(BUH515) ficando este em curto.É necessário portanto a troca destes dois componentes.

MONITOR IBM MODELO 6543 Problema: Monitor sem imagem.Inicialmente , após aberto o monitor, verificou-se a presença de MAT e filamento aceso.Em seguida com a ajuda do osciloscópio detectamos a presença de sinal de vídeo na entrada do CI amplificador de RGB na placa de vídeo.Após aumentar o SCREEN no FLY-BACK apareceu uma linha vertical no centro da tela indicando que não havia sinal de deflexão na bobina horizontal.Olhando as soldas do conector de deflexão percebemos um ponto de solda fria neste conector.Refeita a solda o monitor passou a funcionar normalmente.

MONITOR SAMSUNG SYNCMASTER 3 Problema: Monitor não liga corretamente:sem alta tensão.
Ao ligar o monitor não se ouvia o indicativo de que o FlyBack estava
operando.Ao medir o transistor de saída horizontal Q402(2SC5149)
foi constatado que o mesmo estava em curto.Após medir todos os
componentes em torno de Q402 ele foi substituído e voltou a queimar.
Estudando novamente a placa (base de Q402) não estava presente o sinal
de chaveamento por conta da falta da tensão de 12V no circuito oscilador.
Na fonte estava a causa do problema:uma solda fria em B603 conforme mostra o esquema:

samsung cqa 4147 – :O monitor esta com funcionamento normal, so nao tem ajuste do contraste, alguem pode ajudar?
SOLUÇÃO 1: Verifique se o abl , se não atuar verifique tudo nesta linha!!! R434 VR406 ETC
se só o contraste não atua, verifique : D504 D502 D501 6V2 = TEM QUE TER 6 V NESTE ZENER, TEM??
VR502 = POTENCIOMETRO CONTRASTE VARIA NIVEL DC DE 1VA6V Q501 – TRANSISTOR DE CONTRASTE!!!
FAVOR INFORMAR RETORNO…
SOLUÇÃO 2: ..se voce checou o abl e o contraste esta atuando no pino
12 do lm 1203 de 1 a 7v….segue mais testes…voce checou o filamento; tá legal tem 6,5v???
este monitor demora vir o brilho e os caracteres quando é ligado???
voce pode estar com um tubo cansado; voce pode fazer
um teste de catodos RGB, colocando um resistor de 15K
3w dos catodos a massa, deverá ter as cores fortes com retraço!!!!
se tiver ok esses pontos de busca da etapa defeituosa. verifique o clamp gate no pino 14 do lm1203 deverá ter
uma onda quadrada vinda do ic 201!!!pino 7 o ci também é suspeito!!! lm1203n boa sorte e favor dar retorno..
SOLUÇÃO FINAL:
Com a substituição do IC 101 LM1203,o Monitor voltou a funcionar perfeitamente, muito grato pelas suas Dicas.

SAMSUNG CVM4967B:uma dica para monitor sansun cvm 4967b sem video com brilho atuando normal com o sinal de video entrando no ci lm 1203 mas nao sai o controle de contraste esta inoperante o pino que controla o contraste esta com 0,8v nao varia foi trocado o ci e pot. de contraste mas nao deu.

SOLUÇÃO FINAL: era o pot do ABL!

Sansung CVM4967: Botão do efeito almofada não funciona
SOLUÇÃO;Troque C207 .
Sansung CVP4237: Não liga e fusivel queima.
SOLUÇÃO: D601,D602,D603,D604,Q602 R602 .

Sansung CQB4147: imagem muito larga.
SULUÇÃO: D407 Q406 Q408 C417 R415 e soldas fria.

Sansung CVM4697: Rabo de cometa nos caracteres.
SOLUÇÃO: Ressoldar os comp. da placa RGB tem solda fria.
=
Sansung CQA4147: MAT muito alto desarmando o oscilador via x-ray protection.
SOLUÇÃO: Trocar C418 e checar Q408 .

Sansung CVP4967P: Demora pra vir o brilho, vem fraco e o ABL não atua.
SOLUÇÃO: Trocar o LM358 que fica perto do LM1203 .
Goldstar CQ4562: Largura em ecesso, tensão +B muito alta.
SOLUÇÃO: Q905 R930R933.
Goldstar: todos 14 e 15″ Sem Foco e pouco brilho
SOLUÇÃO: trocar flyback ou adaptador de foco.
Goldstar 1425 plus: Não liga>
SOLUÇÃO: Trocar diodos D709,D910 ou curto ou aberto Q702.
Goldstar 1425 plus: Controles de largura e almofada não funcionam.
SOLUÇÃO: Trocar Q609 .
Goldstar chassis CA-25: Fonte sem partida Verificar.
SOLUÇÃO: D902, R916 e 917 .

Goldstar Chassis CA-25: Q706 esquenta e fonte não arma.
SOLUÇÃO: Trocar Flyback. .

Goldstar Chassis CA-25: Monitor sempre em Stand By.
SOLUÇÀO: Q907 e IC401.

Goldstar Chassis CA-25: Após algum tempo de funcionamento fica sem foco.
SOLUÇÃO: Trocar flyback ou adaptador de foco.

Microtec Mono EM-1417: Sem deflexão horizontal so uma linha.
SOLUÇÃO: Trocar C616 6,8uF/100V Bipolar.

MICROTEC VGA-14 :Apagado, fonte piscando (Arma e desarma). Foi trocado o transistor Q-805 IRF-620 em curto.
MICROTEC VGA-14NE: Função centragem e pincushion não atua e quadro reduzido. Foi trocado o capacitor C418 5K1X1600 Volts.
MICROTEC VGA-14NE: Fonte com 129 Volts. Foi trocado o Tiristor KA3842 capacitor C418 5K1X1600 Volts.
KIER 14S: Sem sincronismo Vertical e Horizontal. Foi trocado o Capacitor C-904 de 1000µFX40Volts.
KIER 14S: Imagem dobrando dos lados e serrilhando. Foi trocado o Capacitor C-904 de 1000µFX40 Volts.
SAMSUNG CVM4967P: Tubo(cinescópio) com filamento apagado com funcionamento normal aparente. Foi trocado a resistência R-630 de 6 ohms 2Watts aberta.
SAMSUNG CQB4147: Defeito Horizontal fora de freqüência. Foi trocado o circuito integrado IC-201 SL605.
SAMSUNG Sync Máster 3NE : Almofada e largura não atuam. Foi trocado o Diodo UF5404G D407 em curto.
LG Studio Works520SI: Falta a cor vermelha. Foi trocado o transistor Q-353 2n5551.
SAMSUNG CQB -4147: Largura fica no Maximo e não atua no controle externo. Foi trocado o diodo D-407 UF5404/GI – 19720. Pode por no lugar o diodo SKF4F3/06.
SAMSUNG CVM 4967T: Imagem tremendo. Foi trocado o capacitor C-302 de 0,68µF pino 6 do IC-301 LA-7838.
SAMSUNG VM 4967: Ao ligar aparece linha na vertical acesa e logo some. Foi trocado o diodo D-410 zener de 9,1volts e o transistor unijunção IRF9610 regulador Negativo (junção pnp)
SAMSUNG VM 4967: Pin (pincushion) não funciona. Foi trocado o capacitor C-207 de 4,7µFX63volts
SAMSUNG CVM 4967P: Fonte de ultra som não funciona só após uma hora de ligado ele acende normal. Foi trocado o capacitor C-621 de 22µX25volts e refeito as soldas dos seguintes componentes, Q-603,D-401.
TATUNG-COBRA VGA14: Apaga e acende defeito solda fria no transistor Q-801 KA-2141.
LIS Super VGA Cor MARVC- 4967A : Vertical correndo. Foi trocado o capacitor C-504 de 2,2µFX63volts.
PHILIPS 56889/48T Tipo:7CM : Apagado, não tem alta tensão. Foi verificado as trilhas do impresso e aberto entre a resistência R-3512 de 10ohms e R-3540 de 4,7ohms
PHILIPS 56889/48T Tipo:7CM : Com brilho sem imagem. Foi trocado a resistência R-3789 de 10ohms.
PHILIPS 20pt-120A/78R : Vertical com ruído na parte superior da tela. Foi trocado a resistência R-3407 de 220 ohms.
MODELO VGA color-1428 : Apagado, com curto entre coletor e emissor do transistor Q-709 C4769 o defeito e o capacitor C-420 de 0,01µFX250Volts.
MODELO SuperVGA14 28 Defeito: Apagado só após alguns minutos de ligado. Foi trocadoC-831 de 100µFX35volts.
O mesmo monitor com o vertical variando (abre e fecha). Foi refeito as soldas no circuito integrado IC-361 TDA9302H.
ITAUTEC 1024-14C : Imagem retorcida e tremendo um pouco. Foi trocado o capacitor C-457 de 22X250Volts.
MODELO VGA color-1428 : Fonte excessiva circuito integrado vertical e transistor de saída horizontal pifado Foi trocado o diodo Zener D809 de 12 Volts.
IBM 6543-305 : Ao desligar fica um ponto na tela o suficiente para queimar o fósforo do tubo. Foi trocado a resistência de 100 ohms R-671 e a R-424 de 180Kohms as duas aberta. Para localizar no chassis seguir a triha da grade1 Screen do tubo.
MODELO G40 – 6542-105 : Imagem centrada só para o lado direito e enrolando do lado esquerdo. Controle de centragem externo atua mais não corrige Trocar C-402 de 10KX50Volts Cerâmica.
MODELO 6542-105 (G40) : Imagem centrada só para o lado direito da tela atua no controle, mas não corrige. Foi trocado o capacitor de cerâmica C-402 de 10K.
MODELO 640 : Não liga. Foi trocado a resistência do Reset da fonte R-832 de de 150Kohms que está em série com a R-844 de 100Kohms, aberta.
MODELO 15″- 620 : Tela dando expansão na imagem . Foi trocado o capacitor C-851 de 47µFX250Volts.
GOLDSTAR 1465DLS: Quadro reduzido e almofada não corrige . Foi trocado o transistor Q-709 BD677 e Q-706 C5149 mesmo aparentando bom tem que trocar.
VGART Modelo 14″ : Sombra na tela parece que o tubo está fraco . Foi acrescentado um capacitor de 10KX250Volts{0,01µF} do coletor de Q-304 para o chassis.
HP HP1024 -D2821 : Apaga e acende quadro fecha dos lados para o meio da tela. Foi refeito as soldas do Transistor Unijunção -7623.
TDA Samurai Modelo 14″ : Tela com quadro reduzido e o controle traseiro atua errado . Foi trocado o capacitor C-306 de 4K7X600Volts e o Trimmpot VR-102 H-ZISE.
TDK Computer Modelo 14″ : Sombra nos caracteres. Foi trocado o capacitor C-524 de 1µF250Volts.
PROCOMP Modelo 1470 : Ao trocar o Flay-back. Tem que trocar o capacitor C-723 de 1µF63Volts e observar a fase do fio que vai enrolado no Flay-Back. Caso contrario não funciona direito.
DIGITAL Modelo 14″ : Sombra nos caracteres . Foi trocado o capacitor C-524 de 1µF250Volts. Monitor diferente o mesmo defeito.
FIVE STAR 9″FS-6009: Vertical enrolado. Trocar C-310 de 2200µFX16Volts.
FIVE STAR 9″FS-6009 : Imagem serrilhando. Trocar C-412 de 1µFX50Volts.
FIVE STAR 9″FS-6009 : Imagem com pouca altura. Trocar C-306 de 100µFX25Volts.
FIVE STAR 9″FS-6009 : Horizontal sai fora de freqüência quando esquenta. Trocar C-411 de 22KX250Volts.
FIVE STAR 9″FS-6009 : Horizontal com sincronismo doce. Trocar C-503 de 1µFX50Volts.
FIVE STAR FS-4950 14”: Fica com um lado mais claro que o outro Foi trocado trez capacitores C833, C832, C834 1µFX100Volts, Bipolar.
SAMSUNG CVM 4967 Sync VTC : Apagado, fonte não oscila Foi trocado o transistor Q-102=C3206 e Q-103=5P4M (substituto BUK444=IRF820) em curto.
SAMSUNG Modelo V-4987 : Imagem borrada com sombra do lado esquerdo da tela Dependendo da cor da sombra trocar os capacitores bipolar C-623, C-629, C-234 de 1µX50 Volt.
Monitores que utilizam TDA4866 ou ou TDA8172 na etapa de saída vertical. Cuidado ao trabalhar nesses monitores quando os mesmo estiverem com defeitos na saída vertical. Como esses aparelhos não utilizam capacitor eletrolítico entre a bobina defletora e o circuito integrado de saída vertical quando estiver com defeito pode circular corrente contínua na bobina defletora vertical e isso pode fazer quebrar o pescoço do tubo de imagem. Trabalhe com o monitor ligado o mínimo possível até que o defeito seja sanado.
Monitor com fet de potência na fonte,fonte não arranca,colocar em paralelo com a resistencia de supridouro res de 1 R, dois ou tres resistores a fonte arranca
AJV 1428NI
Defeito: Peguei o monitor com a tela totalmente escura. Resolvi então aumentar o screen e a imagem apareceu com um quadro bem estreito. Medi a fonte de 150V sobre o capacitor C812 e a mesma estava com apenas 80V. Examinando o capacitor C812 (100uf x 200V ) o mesmo estava com um de seus terminais um pouco frouxo e havia sinais de vazamento. Solução: Troquei C812.
MONITOR COMPAQ PRESÁRIO MODÊLO 462 DEFEITO: INOPERANTE ( Led frontal não sinalizava ) Verificando fonte primária foi constatado 152 volts chegando até o transformador ( chopper ) , mas sem tensão no secundário do mesmo. O zener 904 foi trocado por estar em curto mas o defeito persistiu. Testado Q908 e Q906 com mínima fuga entre coletor e base, mas por via da dúvida foram trocados, e felizmente o monitor funcionou.
FIVE STAR FT5015
Defeito: Imagem estreita, não ajusta a largura
Transistor Q 413 com junção aberta
Se não resolver o problema checar componentes ligados à base do mesmo.
IBM G50
Defeito: Imagem toda para a direita, ajuste de posição horizontal não atua
A imagem fica feia e indefinida, com muitas faixas escuras
Trocar os capacitores: C205, C225 e C351
Dúvida :
Tenho na minha assitencia um monitor ibm modelo g50 que chegou com muito brilho e linhas de retraco
Diminuí o screen no fly mas ficou sem controle de brilho e quando desliga aparece rapidamente um ponte luminoso forte no meio do tubo. ja testei o circuito de brilho mas nao achei nenhum problema.
Verifique R714 Tem que haver uma tensão negativa lá de cerca de uns – 40V Se não houver esta tensão o problema nessa malha.
Aparelho:System Aiwa F9,F12,F15
Defeito:às vezes “trava”o funcionamento,ficando apenas algum segmento do display aceso.
Solução:Substituir o cristal ressonador do microprocessador.
DEFEITO monitor: Falta de uma das cores primarias. Solucao : Por mais que possa parecer , nao é o CI LM 1203N o culpado ! ( o sinal “entra ” e não “sai ” ) Com o osciloscopio vemos o sinal “bonitinho” entrando no CI 1203N , mas não é enviado para o amplificador. Existe uma serie de resistores “pendurados” logo ao lado do LM1203 ( todos de precisão ) Se algum deles se alterar, ( mais de 3k ) o CI nao amplifica o Sinal de entrada.
Monitor Orchestra mod.:Bugle-14
Defeito imagem feia, quando aumenta o contraste vaza todos os caracteres, falta azul. Solução: Soldar R233, resistor branco retangular de 1K2 x 5W. Apesar de parecer que está soldado na verdade não está dando contato. Caso falte outra cor, verificar logo a solda dos 3 resistores de potência. É interessante observar que a ausência do resistor não causa apenas ausência de uma determinada cor mas interfere na qualidade de imagem dos outros canhões.
Monitor Philips 14B
Defeito: Quadro muito estreito
A princípo encontrei o transistor BD677 em curto. Após a troca do mesmo, o quadro apareceu estreito.Seguindo a base do mesmo encontrei dois transistores SMD em curto. Obs. Caso você não encontre os smd para comprar, poderá substituir ambos por transistores BC557.
Solução de defeito em um monitor philips 4CM5299/48T: > O monitor funcionava bem em uma resolução de 640 X 480, mas quando eu aumentava a resolução para 800 X 600 o quadro deslocava para a esquerda.Solução: substituição do eletrlítico 2505 de 3,3 para 4,7 micro farad localizado no pino 10 do integrado 7502(HEF 4538) no circuito de MODE DETECT.
Monitor UIS modelo 328
Defeito: vertical dobrando quando se aumenta a altura ou a posição da imagem Defeito: Resistor de potencia que alimenta o TDA1675 alterado.
Defeito: imagem com “caudas de cometa” nos pontos de maior contraste Solução: Na maioria das vezes são os eletroliticos pequenos da placa eixo-z [normalmente eles estão secos], mas as vezes podem ser os resistores de 47 ohms que ficam embaixo dos resistores de potencia, que vão em serie com os transistores das cores.
Samsung syncmaster 3
Tem 150 V no primário e nada no secundário, pino 7 do 3882 com tensão de partida. Defeito: capacitor ceramico de 1k/50v que vai no pino 3 (retorno)co C.I. 3882, ao medir no multímetro parecia bom mas entrava em curto ao ser energizado.
CVM – 4967T
Defeito: Distorção pincushion, trocar de C207 de 0,47uF para 1uF x 50V.
Samsung – 4967P
Defeito: Fonte sem tensões no secundário. (Primário OK) .Solução: Checando curtos no secundário encontrei o transistor de saída horizontal em curto. Substituindo o mesmo ouvi um forte estalo onde o mesmo voltou a entrar em curto imediatamente. Se o estalo vem da chupeta o motivo do estalo pode ser a alta tensão muito elevada. Como o estalo veio de baixo, conclui que vinha do corpo do flyback, Trocando o fly-back e o transitor de saída horizontal, tudo voltou ao normal.
Monitor com tela escura porém o filamento acende. Tensões de screen e fonte que alimenta o flay-back abaixo do normal. Trocar o integrado: KA358
Terminais
Terminal Unisys EI-230 Defeito: Não aceita configuração da interface (interface em modo “conversor”) Causa: Integrado 8530 da placa de interface queimado.
Equipamento: Terminal Unisys EI-230 Defeito: Senha da configuração desconhecida Solução: o unico jeito nesse caso é zerar a configuração do terminal; para fazer isso mude o estrape JP4 na placa logica (ele fica perto da E2PROM X28C16); ligue o terminal e espere ele dar a mensagem “Erro de leitura da E2PROM”; entre na configuração e saia dela com Shift + F10, desligue e volte o estrape para a posição original; depois disso é só religar e a senha será a senha padrão (“MENU”)
defeitos do EI-230; os defeitos na parte analogica dele tambem valem para o monitor EI-100, visto que eles usam a mesma placa de deflexão. Defeito: Não liga, ou liga as vezes; tem tensão no capacitor C23 Causa: Transistor Q1 (2SD1992) com fuga. Defeito: Resetando-se Explicação: Esse defeito é causado por tensão muito baixa alimentando a placa logica, e isso pode ter tres causas diferentes: – Mau contato no cabo que alimenta a placa logica: Meça a tensão nos pinos extremos no conector CN1 da placa de deflexão e nos pinos extremos da entrada de alimentação da logica; se a diferença entre as tensões for maior que 0,1 volts o cabo está com mau contato (o jeito mais facil de melhorar o contato é estanhar os pinos dos conectores). – Fonte baixa: Verifique durante mais ou menos 1 minuto se a tensão de saída da fonte não varia sozinha; se ela não variar é só ajustar a tensão no trim-pot R4 para aproximadamente 5,1 volts. – Fonte instável: Nesse caso o terminal fica se resetando quando está frio e demora para começar a inicializar; troque os capacitores C5, C7 e C11 (470 uF / 16 volts). Defeito: Não comunica Explicação: Dificilmente a causa desse defeito são os integrados 1488 e 1489. Se vc ja trocou eles e nao adiantou, verifique se a interface está sendo alimentada. O jeito mais facil de ver isso é medir as tensões no conector da interface principal; ponha a ponta preta do multimetro no pino 7 e a vermelha no pino 2 (deve ter no minimo -8 volts) e depois ponha a vermelha no pino 20 (deve ter no minimo +8 volts). Na maioria dos casos de falta de alimentação na interface a causa é mau contato no cabo que alimenta a logica. Se estiver tudo bem com ele, verifique as tensões nos integrados U1 (7812) e U2 (1912) na placa de deflexão obs. O EI-230 não espera pelo sinal CTS para transmitir, ele gera o CTS internamente; o “Atraso de CTS” na configuração da interface nunca deve ser inferior ao do modem; o melhor é deixar o atraso do terminal maior que o do modem. Defeito: Vertical fechado Solução: Trocar o integrado U102 (TDA1170; pode colocar TDA1175) e o resistor R115 (68 ohms / 2 watts) Defeito: Horizontal sem linearidade / não é ajuste Causa: Capacitor C210 (22 uF / 63 volts) alterado; procure trocar por um de boa qualidade pois esse capacitor esquenta muito. Defeito: Pouco contraste mesmo com o ajuste interno e externo de contraste no maximo Causa: Driver de video (CR2424) sem ganho. Defeito: Imagem com sombra atrás das letras Causa: Integrado LM1201 com defeito. Defeito: Tela tremula no sentdo vertical Causa: Capacitor C110 (22 uF / 40 volts) seco Defeito: Altura insuficiente, mesmo ajustando para o maximo Causa: Capacitor C112 (1000 uF / 35 volts) alterado. Verifique tambem se o resistor R115 não está alterado.
Equipamento: Terminal ADD modelo 8433 Defeito: sem imagem / ao aumentar o screen aparece o quadro, mas sem sinal de video Causa: 2816 na placa logica queimado (ele não tem nada a ver com o amplificador de video, mas impede a logica de inicializar completamente); esse defeito é raro, na maioria dos casos o 2816 apenas deixa de armazenar a configuração.
Equipamento: Terminal ADD modelo 8349 Defeito: Comunica normalmente com o conector de loop, mas nao comunica com o servidor Causa: Z80 CTC com defeito; ele gera o clock e as temporizações para a interface.
Equipamento: Terminal ADD modelo 8433 Defeito: Levanta RTS e trava a comunicação quando vai responder ao poll Causa: Z80 SIO-2 queimado Equipamento: Terminal ADD (todos os modelos que usam a deflexão PAT-05) Defeito: flyback queimado / o original não é encontrado no comercio Solução: troque por um Ipeco 114/150, que é igual ao original (Feg4017).
ABAIXO TELEVISORES SONY IMPORTADOS.

MARCA MODELO FALHA SOLUCAO
SONY FD-510 Nao Sintoniza. L602.( oxido a na trilha
FDT-5BX5 Ruído em Canais VHF-L. IC602.(MC34063A)
SONY KV- 20TS20 Líneas de retraço, inferior. C535.
SONY KV-10FMR20 No prende.Só o Radio. IC101.(MN15287-SNE3)
SONY KV-1205 apaga imediatamente! Q509 Tiristor.(NI3T-1) Hold-down
SONY KV-1207 No sintoniza canais 2 – 6. D059, em placa M4. (ISS119)
SONY KV-1216 Um pouco FECHADA. C 512 malo.
SONY KV-1216 tv se apaga!. zefir de Shout Down de 7.7V.
SONY KV-1217 Morto. Q602,Q205, Q206, y R232.(Etapa de Som)
SONY KV-1221 DEMORA que insistir. IC 001. (CX763A).
SONY KV-1222 R069 se esquenta. D012 em corto.
SONY KV-1230 horiz. Q 508 (D774).
SONY KV-1230WP Vídeo distorsionado (AGC mao) IC201 TA7607AP quente. troque
SONY KV-1230WP Vídeo como com AGC malo IC 201 TA7607AP quente
SONY KV-1306 Interferência em B.HIGH. C203, C218, C626, C622.
SONY KV-1306 Mala Banda High. Q702, Q703, y Q704.
SONY KV-1326 Fixo em um canal. CX23055 dentro do seletor.
SONY KV-1326 Um solo canal, sem S/Vídeo CX23055 dentro seletor.
SONY KV-1355 Sonido intermitente. falante mal.
SONY KV-1355 No prende. R607 de 820K ohm.
SONY KV-1355 No prende. L601.(6.8uH)
SONY KV-1355 No prende. Q607, D773, y D612.(5.6V).
SONY KV-1370 Se apaga. CX 20192.
SONY KV-1370R Sem vídeo nem som TU101,Q241,R241,IC251.
SONY KV-1380 Sem vídeo R520, Y C551.
SONY KV-1396 líneas de retorno. R 533 de 1.5 ohms aberta.
SONY KV-1397 líneas de retorno. R 533 de 1.5 ohms aberta.
SONY KV-13TR14 vertical.fechado C501 (100/16v)Seco. Mal filtrado de DC.
SONY KV-13TR14 No prende. L601. (3.3 uH)
SONY KV-13TR20 Sem vídeo. D513 aberto. (ES1F), (800v do placa “A”)
SONY KV-13TR20 Etapa de sonido queimada! Q251,Q252 y R255 de 82 ohm aberta.mudar x 100
SONY KV-13TR27 Ruído no vídeo/sem Display. Ressoldar IC105. LM7805CT, regulador de 5v.
SONY KV-13TR27 Ruído no Áudio , Vídeo. Tuner malo! (BTP-RA401)
SONY KV-13TR27 Malos los canais do 7-13. IC201 (LM7812CT Reg. de 12v malo).
SONY KV-13V50 No prende. R610,R612, y Q603.(2SC4833MNP)
SONY KV-1427R vídeo com quadro pequeno. Ressoldar el C602. 330/220V (Filtro principal)
SONY KV-1440 No prende. Faltavam los puentes JW601/602
SONY KV-1443 Al ativa el vol. Lavar controles de sintonia.
SONY KV-1454 Volume al máximo! Q22 em curto!.
SONY KV-1454 Nao sintoniza. a 7820 malo.
SONY KV-1454 Nao memoriza. CX 7959 malo.
SONY KV-1454 Sem Som B+ 5.5V igual a:4.5V. Malo el C22.
SONY KV-1454 Se demora para prender. C622, C626 y C631.
SONY KV-1454 No prende> Switch Stand by.
SONY KV-1455 linhas de retorno R533 (15 ohm).
SONY KV-1455 tela escura C622 (100/16V).Malo.
SONY KV-1455 Demora para dar vídeo. C620 330/25V desconectado/malo
SONY KV-1455 Som intermitente. Cambiar R561 por 1K y R021 39K
SONY KV-1455 Demora para dar Sonido. C620 330/25V malo/desconectado
SONY KV-1455 No acende. R 609 de 820K ohm.
SONY KV-1455 No prende ó se apaga. Q 001.
SONY KV-1455 No acende. UPC1394 si pin 8 IC602,
SONY KV-1455MX No prende L601. (6.8uH)
SONY KV-1460 Fixo em um solo canal. Controle RM727 com umidade.
SONY KV-1460R No prende. CF001.(Cristal de 8MHz)
SONY KV-1465 Display no cambia. IC 001 em corto.
SONY KV-1467 Líneas de retorno. R722 aberta.
SONY KV-1470 Muteado el Micro. IC de saída Vertical.
SONY KV-1470 Se apaga. CX20192.
SONY KV-1483 Explota el C614. C 608 .Cambiar C614,.068
SONY KV-1483 quadro pequeno. C 614 de 2.2/160V.
SONY KV-1483 No prende. Q601,STR30115A,C601 de .1/250V
SONY KV-1483 No prende. Q 503 em curto.
SONY KV-1483 No pende. D 610 em corto.
SONY KV-1483RWP Desintonizado,todos os Canais soldaduras malas na caixa IF201.
SONY KV-1483RWP Se apaga de imediato. R622. (100K ohm) Alterada!
SONY KV-1493MX Se apaga de imediato. R622. (100K ohm) Alterada!
SONY KV-14M10 No prende CF001.(Cristal de 8MHz)
SONY KV-1513 vídeo rizado R517 de 18 Û 1W.
SONY KV-1513 Se apaga 10 minutos depois. D518. (zefir de 7.5v) Hold-Down.
SONY KV-1515 No cambia de canais. Q101.(2SC945) em el placa S
SONY KV-1541R Perdida de Sincro. Vertical. Q551 y C574.
SONY KV-1542 Cerrado arriba. C571 2.2/160V ó Q577 (A840).
SONY KV-1542R Falto de ancHorizontal +B baxo. Reajustar RV601 a 115V.
SONY KV-1543 Líneas de retorno. L 509 aberta.
SONY KV-1543 No regula a 115V. Cambiar R605 de 39K por 56K.
SONY KV-1543R No prende. IC001.(CX763).
SONY KV-1545R Malo l IC UPC1358H troque

6 comentários a "Tutorial Defeitos em várias marcas de aparelhos de televisão Parte 6"

  1. leonardo | às | Responder

    Minha tv é uma cce de 29 slim,ela fica desligando e ligando sozinha,o que é ,eo que devo fazer?

  2. ricardo souza | às | Responder

    1. amigo qual o modelo do tv. 2.hps o que. 3.liga se desliga em quanto tempo isso ocorre. 4.verique com multimetro a fonte do tv. nao tem com lhe informar quais o defeitos que ha na fontes pode ser varios,como fett,cap,eletrolitico como 33Mf por 160volts, e ai vai.

  3. ricardo souza | às | Responder

    excelente site de busca gostei muito organizadmuito bem feito agradeço por ter deixado eu fazer tais consultas e sanar minhas duvidas.agradeço muito.atenciosaente,ricardo da silva souza.

  4. Roberto A Scarmagnan | às | Responder

    Aí mano tenho uma Tv Gradiente com o seguinte defeito liga normal e fica 3 minutos a imagem e daí vai se apagando a imagem aos poucos e fica só o som, podes me dar um bisú?

  5. GOSTEI PODEM ME AJUDA POR FAVOR ??

  6. A MINHA TV É UMA SHARP C-14 R 12 ACABOU O CURTO MAIS NÃO LIGA JÁ VASCULHEI A PLACA TODA E NÃO ACHO NADA.
    PODEM ME AJUDAR??

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*