Tutorial Fireworks 8.0 – Como Criar Animações

Vamos criar um banner de 600×100 pixels.

Vamos criar uma animação de Quatro banners com um tempo de 3 segundos de uma para o outro. Para que possamos trabalhar com animação é necessário utilizarmos a paleta “Frames”. O padrão é de 7 segundos , para alterar basta dar um duplo clique no número 7 para alterar o valor 300.

Copie todos os elementos de sua área de desenho. Na paleta Frames clique no botão New / Duplicate Frame.

Temos agora dois frames para nossa animação. Volte ao frame 1, selecione todos os objetos, os copie. Clique no frame 2 e cole-os, será necessário acertar a posição dos objetos.

Arte do Frame 2

Para poder testar sua animação, você pode clicar na barra de navegação no rodapé do Fireworks.

Em animações mais complexas, é possível utilizar uma técnica de animação chamada “Onion Skin”, que a tradução é algo como “pele de cebola”, ou seja, é a possibilidade de ver os quadros anteriores e posteriores em relação ao quadro selecionado. O botão ( ) que permite a utilização da técnica de Onion Skin, é o primeiro na paleta Frames.

Clique no primeiro quadro, depois clique no botão “Onion Skin” e escolha Show AllFrames. Ele mostrara todos os frames. Se você clicar no frame 2 ele mostrara somente os quadros 1 e 2.

Para transformar sua animação em um GIF Animado é necessário exportar a arte.

Clique no Menu File, Export Wizard, Na primeira etapa clique em Continue, Na segunda etapa é necessário informar como devem ser exportados os quadros, escolha “Animated GIF” e clique em Continue.

Na próxima etapa temos a tela de configurações de exportação.

Na opção Options (que abre automaticamente) temos a opção Format, que permite que possamos exportar nossa arte em todos os formatos gráficos compatíveis com a WEB. Palette: nessa opção podemos definir o tipo de paleta de cores. Podemos deixar na opção Adaptive que é padrão. Loss: Essa opção trabalha o serrilhamento de imagens. Na caixa ao lado que em nosso exemplo mostra “128”, é a quantidade máxima de cores a ser aplicada em nossa arte.

Abaixo temos a opção “Alpha Transparency” é a opção que permite que imagens gifs possuam também fundo transparente. Na parte da direita da tela, temos a visualização do banner e a possibilidade de animar o banner.

Ainda na tela de exportação temos a guia “File” que permite o redimensionamento do banner.

A terceira guia “Animation” permite trabalhar os frames de nossa animação.

Para finalizar e criarmos o gif animado, clique no botão “Export”, defina o nome e o local de seu gif animado e clique em export.

Faça o primeiro comentário a "Tutorial Fireworks 8.0 – Como Criar Animações"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


 

Tutorial Fireworks 8.0 - Como Criar Animações - TutorZone