Tutorial Gimp – Manual do Gimp

Wilber, Mascote do GIMP

Para Acessar o GIMP:

• Aplicativos > Debian> Aplicativos > Gráficos> The GIMP: Ao acessar pela primeria vez o sistema vai ser instalado pelo usuário.

?• Para uma imagem salva em sua pasta: clicar com o botão direito do mouse e abrir com “GIMP Image Editor” e assim utilizar as ferramentas do GIMP.

Ao iniciar o programa serão abertas duas janelas, uma com o nome de “Dica GIMP do dia” (cada dica será útil na utilização das ferramentas deste editor), e a outra com o nome de GIMP com as ferramentas para a utilização na manipulação da imagem e para criação de desenhos.

Utilizando as Ferramentas do GIMP:

?Para desenhar linhas retas selecione uma das ferramentas : lápis, pincel ou aérografo.

?Escolha a ponta a ser utilizada.

?Clique no ponto de origem da reta, segure a tecla shift até definir o tamanho do traçado e a seguir clique com o mouse quando o tamanho estiver definido para construir a reta.

?Para uma precisão angular na reta pressione a tecla shift e segure também a tecla ctrl. Isso dará uma precisão de 15 em 15 graus, para facilitar a construção de horizontais, verticais ou inclinadas com múltiplos de 15 graus.

Ferramentas de seleção

Conheça as Ferramentas e sua Função

Seleção Retangular (tecla O): é uma ferramenta muito usada, ao clicar nessa opção após abrir uma figura salva na pasta pode retirar o retângulo selecionado de acordo com o tamanho desejado, ao clicar duas vezes sobre o retângulo e arrastar pela tela aberta.

Seleção Elíptica (Tecla E): trabalha-se da mesma forma como a do retângulo, só que a figura agora é uma elipse. Se você quiser um círculo basta pressionar a tecla shift, arrastando o mouse até o tamanho desejado.

Seleção Livre (Tecla F): ela permite que você selecione parte do desenho que queira retirar de uma imagem para fazer uma montagem, mas para realizar necessita de habilidade e coordenação com o mouse.

Seleção Contígua (Tecla Z): uma opção interessante pois seleciona as cores similares a cor da região onde foi clicado, fazendo uma separação rápida de objetos de acordo com a cor.

Seleção por cor (Tecla shift+O): opção semelhante a seleção contígua, ela apenas seleciona as cores sólidas que não tenham efeito de luz e sejam iguais a cor selecionada.

Tesoura (Tecla I): é uma ferramenta de seleção livre, ao clicar com o mouse você cria seleções em torno da imagem para serem recortados, ao ir clicando ele vai selecionando os pontos pelo contraste das cores. Os pontos criados vão se adaptando ao contorno do objeto. Se um ponto ficar fora da borda, basta posicionar o cursor sobre a linha e movê-la para o local que se deseja. Ao terminar a seleção clique no ponto inicial para terminar a seleção. A seguir clique dentro da seleção e os pontos serão removidos ficando a seleção linear, agora você pode copiar, abrir um novo arquivo e colar a imagem que recortou.

Vetores (Tecla B): a ferramenta é utilizada para moldar as formas de desenhos iniciados do zero, antes de serem pintados. A utilização da ferramenta é semelhante a tesoura, a diferença é que os pontos não se curvam para se adaptar a borda, mas você pode clicar em cada segmento e arrastá-lo conforme deseja.

Modos de Edição:

?Criação: neste modo um novo ponto de controle é criado;

?• Editar: com a tecla CTRL pressionada ao clicar entre os dois pontos se criam curvas com linhas tangentes ao ponto selecionado. Para remover um ponto faça uso da tecla Shift e clique junto com o ponto a ser removido;

?• Mover: pressionando a tecla Alt, pode-se mover o vetor selecionado, mantendo o restante da imagem na posição original.

?• Poligonal: a opção selecionada liga os pontos que são criados formando um polígono.

Seleção Amostra de Cor (tecla O): a ferramenta é utilizada quando precisamos saber qual cor se encontra na imagem que está sendo manipulada. Ao clicar sobre um ponto é selecionda a cor da região escolhida, está ficando ativa.

?Amostra da Média: a janela aberta é de acordo com a medida de um quadrado com o raio estimado e não apenas em pixel;

?Tecla Shift: a opção seleção de cor junto com a tecla shift, aparecerá uma nova janela “editor de paletas”, ao selecionar uma cor, altera as cores do degradê da janela de camadas.

Zoom: a opção permite que você visualize melhor a imagem, aumentando ou diminuindo. O zoom não modifica o tamanho da imagem. Para aumentar pressione a tecla zoom e depois na imagem, cada vez que clicar na imagem ela aumentará. Para diminuir o tamanho aperte a tecla CTRL. Para visualizar a imagem do tamanho da tela pressione a tecla F11 e para retornar a tecla Esc.

Medir distâncias e ângulos: a ferramenta nos informa a distância entre dois pontos na imagem e o ângulo que forma a linha que une os dois pontos e a
horizontal.

Mover camadas e seleções: utilizada para mover uma: parte, seleção ou camada da imagem.

Corta ou Redimensiona uma Imagem (Tecla shift+C): utilizada para cortar uma imagem. Ao selecionar a ferramenta clique na imagem que aparecerá uma nova janela que você poderá escolher as dimensões para a imagem, caso deseja oprimir a janela pressione a tecla shift e faça isso manualmente.

Rotaciona a Camada ou Seleção (Tecla shift+R): a ferramenta permite rotacionar a imagem de acordo com as opções selecionadas na janela que aparece ao selecionar a ferramenta e clicar na imagem.

Redimensionar Camada ou Seleção (Tecla shift+T): selecione a parte da imagem que quer redimensionar a seguir escolha a ferramenta e clique sobre a imagem aparecerá uma janela que apresentará as medidas para o redimensionamento.

Inclina a camada ou seleção (tecla shift+S): é utilizada para aplicar efeitos em textos com distorção do objeto.

Muda a Perspectiva da camada ou seleção (tecla shift+P): permite ver a imagem em diferentes perspectivas. O recurso é utilizado para dar efeitos de profundidade, elevação, entre outros.

Espelha a camada ou seleção (tecla shift+F): a função da ferramenta é espelhar a imagem selecionada na horizontal ou vertical. Para espelhar na vertical a tecla CTRL deve estar pressionada.

Adiciona texto na imagem (tecla T): a ferramenta é utilizada para adicionar texto a imagem.

Preenchimento com uma cor ou textura (tecla shift+B): a área a ser preenchida com uma cor sólida previamente escolhida.

Preenchimento com uma cor ou textura: escolher a cor ou textura da área a ser preenchida.

Preencher com degradê de cores (tecla L): a ferramenta permite criar efeitos no fundo da imagem.

Lápis (Tecla N): ferramenta de desenho que dá liberdade para criar os desenhos através de movimentos do mouse.

Pincel (Tecla P): funciona igual ao lápis. A diferença é que os pincéis mesclam com a transparência em menor e maior grau nas suas bordas.

Borracha (Tecla shift+E): é utilizada para apagar fundos ou transparências. Borda dura: tem comportamento parecido ao da ferramenta lápis;

Aérografo (Tecla A): usado em desenhos artísticos por permitir uma pintura gradativa. Esta ferramenta tem as mesmas opções que o lápis, com exceção da opção incremental, mas existe também as opções taxa e pressão. Taxa: especifica a taxa de tinta por intervalo de tempo. Pressão: limita a pressão de um dispositivo à porcentagem máxima escolhida nesta opção.

Desenha com Tinta (Tecla K): a ferramenta simula o efeitode uma pena usando nanquím. Para o uso basta selecionar a ferramenta tinta: o movimento do mouse vai construindo o desenho, as teclas Shift, Ctrl e Alt tem as mesmas funções de quando são usadas as ferramentas lápis e aerógrafo. As opções da ferramenta:

Na seção ajuste:

? Tamanho: escolhe o tamanho da ponta;

? Ângulo: indica o ângulo base de inclinação entre a caneta e o papel.

A seção de sensibilidade tem outras opções que são aplicáveis:

? Tamanho: escolhemos o tamanho da ponta que varia em relação com a pressão;
? Inclinação: altera o ângulo da caneta de acordo com a inclinação dada;
? Velocidade: indica a variação da espessura do pincel em função da velocidade.

A opção tipo, altera a forma da ponta da caneta.

Pintura Usando Texturas ou Regiões de Imagem (tecla C): primeiramente pressione a tecla CTRL e clique sobre um ponto na imagem ( será o ponto de origem) a seguir arraste o mouse para copiar as cores com as quais quer trabalhar como se fosse a ferramenta lápis. As opções de opacidade, modo e pincel, funcionam como as outras ferramentas.

? Fonte em Imagem: permite que se escolham os pixes a serem copiados a partir de uma imagem que pode ser a que está sendo editada ou uma imagem qualquer;

?Fonte em Textura: permite que se trabalhe com as texturas que o GIMP tem predefinidas. As opções de alinhamento determinam como a fonte de pixels é alterada entre cada pincelada.

Desfoca e deixa nítido (tecla V): a ferramenta esfumaça a imagem, quanto mais passar pela imagem ela vai ficando borrada. Desfoca: borra a imagem; Tornar nítido: aumenta o contraste da área sobre o pincel.

Borrador de imagem (tecla S): ao passar o mouse as cores vão deslizando na direção em que o mouse está sendo conduzido.

Sub-exposição ou Super-exposição(tecla Shift+D): é utilizada para filtrar os pixels afetados na figura por meio da sub-exposição ou super-exposição. Selecione a figura e movimente o mouse sobre as partes da imagem que deseja filtrar.

?Sub-exposição: ao passar o mouse a imagem vai ficando cada vez mais
clara;

?Super-exposição: faz o contrário deixa a imagem mais obscura.

• Filtros

Os filtros servem para melhorar, alterar ou esconder os defeitos de uma imagem. Para ter acesso, basta clicar no menu “Filtros” da janela de edição de imagem.

• Filtros que Atuam sobre a Cor e Nitidez

– Borrão de Movimento: ele aplica efeitos de borrão para produzir a sensação de movimento, linear, radial ou de aproximação.

– Pixelar: produz efeito digitalizado como em antigos jogos eletrônicos.

– Cores: permite maximizar canais RGB, aplicar efeitos de preto-e-branco, dentre diversos outros que possibilitam um trabalho com as cores.

– Ruído: permite a adição ou edição de ruído em uma imagem. O ruído consiste nos pixels em uma imagem que não deveriam estar ali, dando o defeito na continuidade da imagem.

– Detectar Borda: efeitos de borda, criando efeito de alto-relevo na imagem em questão. realçar: usado para melhorar as imagens escaneadas.

• Filtros para Conseguir Efeitos Especiais: Você encontra uma série de filtros disponíveis para se obter efeitos especiais em uma imagem, como efeitos de luz ou de pintura manual. Para saber qual é o melhor é preciso experimentar para saber os que têm e qual lhe agrada mais.

• Filtros de Animação e Combinação: Aqui encontra-se filtros que permitem combinar duas imagens em uma única, ou ainda converter uma imagem para formato em que se possa fazer uma animação (exemplo, como um GIF).

Dicas do GIMP

?Quando salvar uma imagem que ainda não está concluída para trabalhar mais tarde, utilize a extensão de arquivo .xcf, isto preserva as camadas e todos os aspectos do trabalho a ser concluído. Mas se estiver completo, salve com as extensões: .jpg, jpeg, png, gif…

?Pressionar e segurar a tecla Shift antes de fazer uma seleção permite adicionar à seleção atual em vez de substituí-la. Usar o Ctrl antes de fazer uma seleção subtrai à atual.

?Usar editar-> Contornar Seleção permite desenhar quadrados ou círculos simples pintando a margem da sua seleção atual com o pincel ativo. Formas geométricas mais complexas podem ser desenhadas com a ferramenta de Vetores ou com Filtros->Renderizar->gfig.

?Se tiver sido desenhado um vetor (Editar->Contornar Vetor), podem ser utilizadas a ferramenta de desenhos e as suas definições atuais. Pode-se usar o Spray em modo degradê, a ferramenta de clonagem com um padrão ou mesmo a Borracha ou a ferramenta de borrar.

?Pode-se criar e editar seleções complexas utilizando a ferramenta de Vetores. O diálogo de “Vetores” permite trabalhar em vários vetores e convertê-los para seleções.

?Se a tela estiver muito cheia, pode-se pressionar Tab múltiplas vezes numa janela de imagem para esconder ou mostrar a caixa de ferramentas e outros diálogos.

?Use a ferramenta de Preenchimento com o Ctrl apertado para utilizar a cor de fundo ao invés da cor de frente.

Faça o primeiro comentário a "Tutorial Gimp – Manual do Gimp"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


 

Tutorial Gimp - Manual do Gimp - TutorZone