Tutorial Inkscape – Como Desenhar um Boneco

1)  Primeiramente abra o Inkscape, escolha o tamanho de folha ideal para a sua arte e clique na ferramenta ”retângulos e quadrados” (atalho F4).

2) Faça um retângulo com a altura pouco maior do que a base, como ilustrado na imagem e pinte na cor da pele. Para isso, selecione o retângulo e clique na opção ObjetoPreenchimento e traço, também disposta na barra de atalhos, localizada na parte superior.

3) Em seguida, faça mais um retângulo no canto esquerdo, que será parte dos óculos. Selecione-o e clique em EditarDuplicar (Ctrl+D) para duplicar este objeto, arrastando-o para o lado direito do retângulo maior.

4) Novamente, duplique um desses retângulos e diminua-o, de maneira que possa ser encaixado dentro do mesmo, como ilustra a imagem.

5) Assim, selecione os dois de um lado, clique na barra do menu em CaminhoDiferença. Agora eles são um só, formando a armação dos óculos do pequeno Guix. Repita o procedimento com os outros dois retângulos.

6) Agora, faça um pequeno retângulo ligando esses dois. Selecione os três e clique na barra do menu em CaminhoUnião. Agora a armação dos óculos é composta por um só objeto e está completa, podendo então ser pintada.

7) Agora, utilizando novamente a ferramenta ”retângulos e quadrados”, faz-se um retângulo na parte inferior do maior, como ilustra a imagem.

8) Selecione-o e clique em CaminhoObjeto para Caminho (Shift+Ctrl+C). Agora clique na ferramenta ”alterar nós do caminho ou alças de controle” (atalho F2) e manipule a parte superior deste retângulo, formando um arco.

9) Dentro deste retângulo, que será parte da barba, vamos utilizar a ferramenta caneta (Shift+F6), utilizada para realizar linhas retas e curvas de Bezier. Clique com ela num ponto, em seguida no outro e retorne para o primeiro ponto, como mostra a imagem. Agora clique na ferramenta para alterar nós e alças de controle (F2) e puxe uma das linhas, criando uma forma parecida com a letra D girada 90° no sentido horário. Esta será a boca e pode ser pintada de acordo.

10) Agora devem ser feitos dois retângulos sob a boca, como ilustra a imagem. Pode-se fazer um, duplicá-lo e colocar o segundo paralelo ao primeiro. Feito isso, pinte-o na cor da pele. Faça o mesmo com o quadrado maior, que será a barba, pintando-o de acordo.

11) Agora, utilizando a caneta (Shift+F6), faz-se a seguinte forma:

12) Faremos então o cabelo, utilizando a ferramenta caneta (Shift+F6). Para utilizá-la, o ideal é visualizar a forma pronta, para que sejam utilizados os menores números de nós. Faça os seguintes pontos:

13) Feito o esboço do cabelo, utiliza-se agora a ferramenta para manipular os nós (atalho F2) obtendo a forma desejada:

Agora basta pintar o cabelo de acordo.

14) Restam agora os olhos e as lentes dos óculos. Ambos muito simples. Começando pelos olhos, utilizaremos a ferramenta ”círculos, elipses e arcos” (F5). Faz-se um círculo preto, sem linhas de contorno. Para isso, após fazer o círculo, clique na opção Objeto Preenchimento e traço (Shift+Ctrl+F) e edite a cor e existência ou não de contorno. Feito isso, faz-se uma cópia desta circunferência, e mude a cor para branca. Na opção de preenchimento, escolha o gradiente radial. Agora, clicando na opção de manipulação de nós (F2), reduza o tamanho do gradiente e o coloque na posição que traz o efeito de brilho na circunferência.

Feito isso, agrupe os dois objetos na opção Objeto Agrupar (Ctrl+G) e duplique-o (Ctrl+D), arrastando a cópia para dentro do retângulo ao lado, finalizando então os olhos.

15) Para concluir, utilizando a ferramenta dos retângulos, faz-se um retângulo na região das lentes dos óculos, no memso tamanho, e pinte-o na cor azul, bem clara. Não se assuste, os olhos ainda vão aparecer. Na caixa das opções de preenchimento, é possível encontrar na parte inferior uma ferramenta que possibilita alterar a opacidade mestre. Reduza-a, tornando então o azul da lente, algo mais transparente, permitindo que os olhos apareçam.

Pronto, você acaba de concluir o Guix sem nariz, de forma prática e rápida, utilizando o Inkscape!
Segue abaixo o resultado:

E lembrem-se! Sempre salvem seus arquivos após cada passo, pois todo programa é suscetível a erros!

Bons Trabalhos!

Faça o primeiro comentário a "Tutorial Inkscape – Como Desenhar um Boneco"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*