Tutorial melhorar qualidade fotografias digitais

Tutorial melhorando suas fotos digitais com o Picasa....

Problema n°1 – Foto muito escura

Se você tira muitas fotos, provavelmente já se deparou com isso. A mecânica de uma câmera digital trabalha muito para encontrar o tom certo para uma foto. No entanto, às vezes elas se perdem. Aqui abaixo você vê um exemplo típico de escuridão na foto causada por falta de iluminação, por isso não há muito branco ou luz nas cores – algo que de vez em quando acontece com as câmeras digitais. A parede no fundo desta foto era grande, branca e tinha uma série de anotações. O processador da câmera capturou cores que apareceram apagadas e um fundo assombreado de cinza. Sem mencionar muitos detalhes técnicos, encontrar uma resolução média entre sombra e luz para a fotografia é exatamente o que o processador da câmera deve fazer….mas não foi o que ele quis, pelo menos neste caso.

 

Descobri que clicar no botão “Estou com sorte”, que automaticamente ajusta uma série de configurações da foto, resolve bem o problema. Esse botão nem sempre funciona, mas geralmente é um bom jeito de começar. Note na foto abaixo como ele agiu:

 

 

 

Problema n° 2 – Foto escura e torta

A próxima foto tem dois grandes problemas. E, para minha tristeza, o “Estou com sorte” não funciona muito bem aqui. Para começo, está muito escura. Seria melhor se pudéssemos destacar mais detalhes da árvore e da moto na parte escurecida da fotografia. Sem mencionar que a foto está um pouco torta. Isso não é raro – é difícil ter certeza a todo o momento que toda foto está perfeitamente horizontal. Muitos fotógrafos de paisagens já estragaram seus horizontes também.

 

Os botões “Endireitar” e “Luz de preenchimento” são o que precisamos neste momento. Quando você clica em “Endireitar”, uma tela quadriculada aparece para te guiar pelas linhas e saber se a foto está corretamente posicionada na horizontal. Mexa no cursor até que a foto fique alinhada, e então clique em “Aplicar”.

 

 

Precisamos também clarear um pouco a foto. Podemos fazer isso com o “Luz de preenchimento”, localizado ao lado esquerdo da tela. Movimente o cursor até achar o ponto em que ela está suficientemente iluminada.

 

 

Problema n° 3 – Foto “chapada”

Uma foto pode ficar com aparência de “chapada” por uma série de motivos. Geralmente, você encontrará nelas áreas com pouca iluminação, causando perdas de cor e contraste. Se você está tirando uma foto na sombra, talvez ache que suas fotos estão um pouco azuladas. Aqui abaixo você vê uma foto que foi tirada em um local com pouca luz natural.

É possível arrumar esta foto com o “Auto contraste”, uma das ferramentas mais poderosas do Picasa. Com ele você pode escurecer sombras ou clarear os pontos mais iluminados – duas coisas que precisaremos para salvar esta foto. Além disso, a cor está um pouco para o acinzentado e precisa ficar mais “quente” (isto é, com mais tons de amarelo). Para resolver todos estes problemas, vamos usar os botões “Destaques”, “Sombras” e “Temperatura da cor”.

 

Olhe o posicionamento dos slides abaixo – eu aumentei um pouco os destaques e escureci bastante as sombras. Isso trouxe contraste entre a luz, a parede colorida e o restaurante escuro abaixo. Também melhorei a imagem ao deixar este carro branco ainda mais branco. Brincar com a temperatura da cor a deixou melhor. Você pode ver com mais nitidez o verde das plantas e as cores da parede.

Pode não ser tão simples quanto clicar em “Estou com sorte”, mas as cinco ferramentas do “Auto contraste” podem fazer maravilhas. Tudo o que você precisa é de um olhar atento e a vontade de experimentar. Você ficará surpreso com os resultados!


Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>