Tutorial O que é um cliente-servidor

SERVIDOR VERSUS CLIENTE

Como tudo na Internet guia em torno do que chamamos de arquitetura cliente-servidor, quando você instala um programa que seja alguma aplicação para a Internet, você obrigatoriamente estará instalando uma aplicação cliente ou uma aplicação servidora.

Chamamos de cliente porque a aplicação se comunica através de solicitação de serviço. Por outro lado, podemos entender uma aplicação servidora como quem atenderá a estas solicitações e prestará o serviço adequado. Por exemplo: quando você estala o browser Netscape Navigator em seu computador, você está instalando o lado cliente da arquitetura. Completando esta arquitetura, existe, em algum outro ponto da Rede, um computador que tem instalado e executado a parte servidora.

Deste modo, ao se conectar a Internet, você pode esperar que a parte servidora esteja sempre disponível e se encontre em um endereço bem conhecido. Caso contrário, a parte cliente não saberá encontrar o servidor.

Portanto, não basta ter o paginador instalado em sua máquina, nem o servidor ativo em algum outro ponto da Rede, é indispensável que ele esteja em um ponto bem definido, de modo que seja possível ao cliente estabelecer a comunicação com o servidor.

Curiosidade
De um modo geral, o servidor tem sempre a possibilidade de realizar um log, arquivo texto com informação como: que computador está acessando a duração deste acesso, os erros ocorridos durante o acesso, o que está sendo acessado e muitas outras informações. Para entender melhor este tal de log, você pode imaginá-lo como uma grande caixa preta, como nos aviões, que armazena todo o plano de vôo.

Faça o primeiro comentário a "Tutorial O que é um cliente-servidor"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*