Tutorial OpenOffice Writer – Manual (apostila)

…Com figuras embutidas, referências cruzadas, sumários, índices, bibliografias, enfim… Funções como Auto-completar, Auto-Formatar, Verificação Ortográfica facilitam seu trabalho. O Writer é poderoso o bastante até para executar tarefas típicas de editoração eletrônica, tais como a criação de informativos com várias colunas e brochuras – sua imaginação é o limite.

Iniciando o OpenOffice texto
Clique em Iniciar/Programas/OpenOffice.org 2.0/OpenOffice.org Writer

A figura a seguir mostra a área de trabalho do Writer

Digitando um texto
Digite o texto desejado como de costume.Não se preocupe com a formatação.

Formatando fonte
Você pode formatar a fonte da seguinte maneira:

1. Selecione o texto ,frase ou palavra desejada,clique com o botão direito do mouse.Na janela que se abre você pode escolher o tipo de fonte,o tamanho, o estilo,etc….(uma escolha de cada vez).

2. Selecione o texto ,frase ou palavra desejada,clique com o botão direito do mouse. Na janela que se abre escolha “Caracter”.Na próxima janela faça as altrerações desejadas todas de uma vez.

3. Selecione o texto ,frase ou palavra desejada,clique em “Formatar”,na barra de menu,
escolha “Caracter”.Na janela que se abre faça as alterações desejadas.

Formatando Parágrafo
Você pode formatar o parágrafo da seguinte maneira:

1. Selecione todo o texto.Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Parágrafo”.Na janela que se abre clique em “Recuo e Espaçamento” e marque a “automático” na opção “Primeira linha”.Em “Espaçamento de linhas escolha a opção desejada(simples, 1,5, duplo, etc)

2. Selecione todo o texto.Clique em “Formatar”,na barra de menu,escolha “Parágrafo” e proceda da maneira descrita acima.

Inserindo Figuras
Clique em Inserir/IFigura/Do arquivo.Na janela que se abre localize e selecione  a imagem desejada.Clique em abrir para inserir a imagem.

Formatando Imagens
Após inserir a imagem dê um clique na mesma para selecioná-la (Aparecerão pontos verdes na mesma).
Na Barra de Figuras (Exibir/Barra de Ferramnetas/Figura) clique no ícone “filtro”(varinha mágica)e escolha um dos vários estilos.
Marca d’água: Selecione a figura.Na Barra de Figura, modo gráfico (caixa de seleção onde está escrito Padrão) escolha a opção Marca d’água.

Inserindo Tabela
Para inserir uma tabela clique em Tabela/Inserir na barra de menu.Na janela que se abre dê um nome para a tabela (opcional),defina o número de colunas e linhas.Marque as opções “Título” e “Repetir Título” para que o título de cada coluna se repita caso a tabela ocupe mais de uma página.

Inserindo Cabeçalho e Rodapé
Caso a régua vertical não esteja ativa(aparecendo no lado esquerdo do monitor) clique em Ferramentas/Opções.Na janela que se abre dê um clique no sinal de mais(+) de OpenOffice.org writer e clique em Exibir .No lado direito da janela marque a opção Régua Vertical.
Para inserir  o cabeçalho clique em Inserir/Cabeçalho/Padrão na Barra de Menu.
A régua vertical ficará cinza com um retângulo branco indicando a área do cabeçalho.Agora é só digitar o cabeçalho.
Para inserir o rodapé clique em Inserir/Rodapé/Padrão e proceda da mesma forma para
cabeçalho.

Formatando Página
Para formatar página dê um clique em Formatar/Página na Barra de Menu.Na janela que se abre clique em Página para configurar o formato e a margem.

Usando o Fontwork
Clique em Exibir/Barra de Ferramentas/Fontwork.Na Barra que aparecerá dê um clique no “quadro com a letra A “para visualizar os modelos existentes. Veja a figura.

Dê dois cliques no modelo desejado para selecionar.O modelo escolhido aparecerá na tela.
Dê dois clique no mesmo para que o cursor apareça e digite o texto desejado (o cursor aparecerá antes da palavra fontwork em negrito).Clique na página para finalizar. Aumente ou diminua a fontwork com desejar posicionando o cursor nos pontos azuis . Veja a figura.

Salvando o documento
Para salvar o texto criado clique em Arquivo/Salvar Como na Barra de Menu.Na janela que se abre escolha a pasta onde o documento será salvo.Dê um nome para o arquivo.Clique em Salvar.

Exportando o documento para PDF
Para transformar o documento em um arquivo PDF clique em Arquivo/Exportar como PDF. Na janela que se abre dê um nome para o arquivo e clique em salvar.

Calc
“Use o Calc para manter seus números sob controle. Essa poderosa planilha eletrônica possui todos os recursos de que você precisa para calcular, analisar, resumir e apresentar seus dados em relatórios numéricos ou em impressionantes gráficos. Um sistema de ajuda integrada facilita a inserção de fórmulas complexas. Sofisticadas ferramentas para auxílio à tomada de decisão estão a poucos cliques de distância. Importe dados externos usando a Tabela Dinâmica.
Depois ordene-os, filtre-os, produza sub-totais e análises estatísticas. Use visualizações prévias para escolher entre treze categorias de gráficos, incluindo linhas, áreas, colunas, pizza, XY, rede e diversas variantes.”

Iniciando o OpenOffice Planilha
Clique em Iniciar/Programas/OpenOffice.org 2.0/OpenOffice.org Calc ou caso já esteja
utilizando outro aplicativo do OpenOffice clique em Arquivo/Novo/Planilha na Barra de
Menu.

Colunas e linhas: São as coordenadas utilizadas para a localização das células. As colunas são apresentadas na vertical e são nomeadas por letras de A até Z e de AA até IV , num total de 256 colunas.As linhas apresentadas na horizontal são nomeadas por númmeros,num total de 65.536 linhas.

Células: São as unidades de inserção de dados.Nelas pode-se inserir textos,números,fórmulas ou funções.
Célula Ativa: É a célula que está em edição,isto é, onde se está inserindo um dado.Para ativar uma célula dê um clique sobre a mesma.

Entrada de dados na planilha
Para inserir um dado na célula clique na mesma para selecioná-la e digite o dado desejado.Caso digite um texto que ultrapasse o tamanho da célula ,clique na mesma para selecioná-la e clique em Formatar/Coluna/Otimizar Largura.

Inserindo Fómula
Uma fórmula permite fazer correlação entre as células,possibilitando a realização de operações matemáticas,entre outras opções.
O processo para inserir uma fórmula em uma célula é o mesmo utilizado para o texto.Toda fórmula deve começar com o sinal de = (igual).
Exemplo : Se você digitar na célula D5 a seguinte fórmula : = B5*C5 (indica que o conteúdo da célula B5 será multiplicado pelo conteúdo da célula C5 e o resultado será apresentado na célula D5).
Você poderá utilizar o Assistente de Função clicando em Inserir/Função.

Formatando  Células
Neste comando pode-se definir as configurações de uma ou mais células especificadas,tais como o tamanho e tipo da letra, o alinhamento, o plano de fundo, aborda, etc…
Para acioná-lo:
Clique na Barra de Menu em Formatar/Célula Em seguida, será aberta a janela Formatar Célula, com várias pastas que permitem trabalhar com a formatação das células.Conheça suas funções:

• Número
Nesta pasta , o usuário pode definir o formato dos números: formato de moeda, porcentagem,hora,data,científico etc…, além do idioma a ser usado para a célula especificada.

• Fonte
Nesta pasta, pode-se definir o tamanho da letra, a fonte (tipo de letra), a cor, o idioma, e os atributos pertencentes ao efeito do caracter.

• Alinhamento
Nesta pasta, pode-se definir a posição horizontal e vertical do texto na célula
( justificado,centrado,direita, esquerda), a posição da escrita na célula (Horizontalmente,
verticalmente ou inclinado).

• Bordas
Nesta pasta, há a opção de configurar a borda de uma ou mais células especificadas, alterando a espessura da linha da borda, a opção de sombra e a cor da linha.

• Plano de Fundo
Nesta pasta, há a possibilidade de definir a cor do fundo do caracter.

Criando  Gráfico
Para criar um gráfico  através de uma tabela já existente proceda da seguinte maneira:
Selecione a tabela dentro da folha de cálculo;
Clique na Barra de Menu Inserir/Gráfico.
No campo “Área” já aparece selecionada a tabela.Clique em Próximo.
Neste campo escolha o tipo de gráficoe a ordem dos dados:se serão em linhas ou por colunas.Clique em Próximo.
Neste campo escolha o modelo do gráfico escolhido.Clique em Próximo.
Nesta janela é possível incluir o título do gráfico e legenda.Em seguida clique em Criar para criar o gráfico.

Apresentação
O Impress é o meio mais rápido e poderoso de criar apresentações multimídia eficientes. Suas apresentações vão ganhar destaque com efeitos, animações e as ferramentas de desenho.

Iniciando o OpenOffice Apresentação
Clique em Iniciar/Programas/OpenOffice.org 2.0/OpenOffice.org Impress Na janela que aparecerá marque a opção “Apresentação Vazia” e clique em Próximo. Na próxima janela marque a opção “Tela” em Mídia de saída e clique em Próximo. Na próxima janela escolha um efeito em “transição de slide”,escolha o efeito e a velocidade do efeito.Em Tipo de Apresentação você pode escolher Padrão para que os slides e os efeitos apareçam ao clique do mouse ou automática para que os efeitos apareçam automaticamente e que os slides se movimentem de acordo com o tempo que você determinar.Clique em Criar.Nesta janela escolha um layout pré-definido  e clique em OK.
Você pode optar por escolher a partir de um modelo e/ou abrir apresentação existente. Veja a tela a seguir

Inserindo Texto
Clique no ícone do texto na Barra de desenho(exibir/barra de ferramenta/desenho) .Arraste o mouse no slide  para abrir a caixa de texto e digite o texto desejado.

Colocando Efeito no Texto
Selecione o texto com um clique do mouse(aparecerão pontos verdes). Na Barra de Menu clique em Apresentação de Slides/animação personalizada. Uma janela aparecerá na lateral direita.Em Modificar Efeito clique em adicionar.Na janela clique em Entrada e escolha o efeito, depois clique em OK.
Na janela que se abre clique no efeito desejado.Após escolher o efeito clique em Atribuir(marcação verde na parte superior direita desta janela).Para vizualizar o efeito clique em Vizualizar(ìcone de apresentação ao lado de atribuir).Na janela que surgir dê um clique na mesma para ver o efeito escolhido.

Inserindo Imagem
Na Barra de Menu clique em Inserir/Figura.Na janela que se abre localize o arquivo onde estão suas figuras.Selecione a figura desejada e clique em Abrir. Para colocar efeito na figura proceda da maneira explicada em Texto.

Inserindo Interação
Você pode inserir uma ação tanto no texto como na figura. Selecione o texto ou a figura clicando com o mouse no mesmo(a). Na Barra de Menu clique em Apresentação de Slide/Interação.Na janela que se abre escolha a ação desejada clicando com o mouse na seta preta em “Ação pelo clique do mouse”.Ex: Ir para o próximo slide, tocar som, etc…
OBS: Algumas ações exigirão outros procedimentos.
Ex: Reproduzir  Som. Aparecerá na janela a opção “Som”.Clique em Procurar para localizar o som desejado( você deve ter uma pasta só com arquivo de sons).

Inserindo Slides
Você pode inserir novos slides na sua apresentação da seguinte maneira:
Na Barra de Menu clique em Inserir/slide.Na janela(lateral) que se abre escolha o layout do próximo slide.
Se você desejar aproveitar o layout do primeiro slide clique em Inseri/Duplicar Slide.Desta forma o slide anterior é duplicado, bastando você fazer as alterações desejadas.

Vizualizando Apresentação
Para vizualizar como está ficando sua apresentação clique em Apresentação de Slides/Apresentação de Slides na Barra de Menu.

Salvando Apresentação
Para salvar sua apresentação clique em Arquivo/Salvar Como.

Faça o primeiro comentário a "Tutorial OpenOffice Writer – Manual (apostila)"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


 

Tutorial OpenOffice Writer - Manual (apostila) - TutorZone