Tutorial Poser

As telas do Poser são chamadas de Rooms (salas ou áreas).
Até a versão 4 o Poser possuía apenas a Pose Room, com a criação do Poser Pro Pack o programa passou a ter outras salas, são elas:

<!– BBCode ulist Start –>

      Pose Room
      Material Room
      Face Room
      Hair Room
      Cloth Room
      Setup Room
    Content Room

<!– BBCode ulist End –>

Ao abrir o Poser ele entra, por padrão, na Pose Room, mas você pode acessar as outras áreas clicando nas abas da borda superior do programa.



Clique para ampliar.

Além das áreas de trabalho, o Poser usa paletas e janelas flutuantes o que possibilita que você configure seu espaço organizando as ferramentas como preferir. Você pode gravar até nove configurações de tela diferentes. Em outro tutorial você aprenderá a configurá-lo.

Abaixo está a a tela principal do Poser, ou a Pose Room.
É com ela que você irá se deparar ao abrir o programa pela primeira vez.
É aqui que você encontrará a biblioteca do Poser e onde irá adicionar as figuras e suportes para sua cena. É aqui também que estão as ferramentas de animação.



Clique para ampliar.

Os números na imagem abaixo identificam os controles disponíveis na Pose Room:



Clique para ampliar.

<!– BBCode ulist Start –>

      1. Document window

 

      2. Menu Bar

 

      3. Camera controls

 

      4. Lighting controls

 

      5. Memory dots

 

      6. Display controls

 

      7. Editing tools

 

      8. Room tabs

 

      9. Properties & Parameters palettes

 

      10. Library palette

 

    11. Animation controls

<!– BBCode ulist End –> O Document window, ou janela do documento, possuí duas abas: o preview e o Render. O Preview é o espaço na área de trabalho onde você visualiza e edita sua figura interagindo diretamente com sua cena. Cada vista do Document window é tomada por uma câmara virtual, que significa que você pode visualizar cada cena de ângulos diferentes, podendo abrir até quatro ângulos de uma vez: Posicionanando suas câmaras para visualizar sua cena de qualquer ângulo ou distância e redimensionando a janela para adapta-la às suas necessidades.
Além disso, o Document window tem diversos controles ao redor de suas extremidades que facilitam a mudança da aparência de elementos da cena. Você também pode selecionar objetos dentro de sua cena clicando diretamente sobre eles ou usando os menus na parte superior da janela.

Para facilitar as coisas passarei a chamar o Document window de palco.

Os números na imagem abaixo identificam os controles disponíveis ao redor do palco:



Clique para ampliar.

<!– BBCode ulist Start –>

      1. Title

 

      2. Posing Figures

 

      3. Render tab

 

      4. Select Figure

 

      5. Current Actor

 

      6. Render

 

      7. Area Render

 

      8. Mini Camera Controls

 

      9. Pop-Up Menu

 

      10. Viewpane Layouts

 

      11. Tracking Mode

 

      12. Depth Cue

 

      13. Shadows

 

      14. Colors

 

      15. Resize

 

      16. Sull Screen Toggle

 

    17. Close Document

<!– BBCode ulist End –>

1. Title
O título aparece no topo da janela do documento e exibe o nome da cena em edição.


2. Posing Figures
As Figuras ou Characters são os personagens que deverão ser editados no palco para compor a cena. Normalmente são figuras humanas ou de animais. O Poser trás alguns characters interessantes, mas você pode comprar outros ou mesmo adquirir alguns free pela internet.
As figuras básicas permitem diversos movimentos e posições que você pode editar através da janela de parâmetros ou mesmo clicando e arrastando a parte a ser movimentada da figura usando uma das ferramentas de edição. Você pode também utilizar Morphs nas figuras que te possibilitaram alterar a aparência delas.
Por padrão o Poser 6 abre o character James Casual ao iniciar. Irei falar dos outros personagens em outro tutorial.


3. Render Tab
Clicando na aba Render no topo esquerdo do palco você irá para a janela de renderização, onde você verá o resultado da sua cena. Na Janela Render estão os controles numerados na figura abaixo:



Clique para ampliar.

<!– BBCode ulist Start –>

      3.

1

      – Render Dimensions

 

      3.

2

      – Quick-Scale

 

      3.

3

      – Render Engine

 

      3.

4

      – Render

 

      3.

5

      – Area Render

 

      3.

6

      – New Render Window

 

      3.

7

      – Pan

 

      3.

8

      – Render Comparison

 

      3.

9

    – Slider

<!– BBCode ulist End –>

3.1 – Render Dimensions
Mostra o tamanho atual do palco. Clicando sobre ela abrirá a janela abaixo com as seguintes opções:

Match Preview Window: Renderiza a cena no tamanho exato da janela do documento, mesmo que para isso precise cortar parte da cena.

Fit in Preview Window: Renderiza a cena toda respeitando as dimensões especificadas.

Render to Exact Resolution: Você determina o tamanho da renderização, onde:
<!– BBCode ulist Start –>Width:

      Largura

Height:

      Altura

Resolution:

      Resolução. 72 DPIs é suficiente para distribuição on-line. Para impressão o ideal é acima de 300 DPIs.

Constrain Aspect Ratio:

      Mantém a proporção entre largura e altura da janela.

Match Document Window:

    Fixa o tamanho atual do palco nos campos de largura e altura.

<!– BBCode ulist End –>

3.2 – Quick-Scale
Oferece acesso rápido à três diferentes tamanhos de renderização. Tamanho total, Metade do tamanho ou 1/4 do tamanho do palco ou do tamanho pré-definido.
Esta ferramenta não substitui o Render Dimensions, mas facilita bastante na pré-visualização das cenas (testes), pois a renderização em pequena escala é feita em tempo reduzido.

3.3 – Render Engine
Clique no nome do mecanismo de renderização atualmente selecionado, na aba de Render, para exibir o menu Mecânismo de renderização. Este menu permite a escolha entre vários métodos de renderização incluídos no Poser. Este tópico será tratado em outro tutorial.

3.4 – Render
Renderiza a imagem segundo o método selecionado em Render Engine. O resultado é mostrado na área da janela principal da área de renderização.

3.5 – Area Render
Clicando no botão Area Render o programa habilita a ferramenta de seleção que possibilita selecionar uma determinada área da cena a ser renderizada.

3.6 – New Render Window
Renderiza a cena em uma nova janela.

3.7 – Pan
Se a imagem que você renderizou for maior do que a janela, você pode clicar e arrastar a ferramenta Pan para visualizar as partes da cena que não estão aparecendo. É útil pois permite que você encolha a janela do documento sempre que necessário e ainda tenha acesso à imagem inteira.

3.8 – Render Comparison
Esta ferramenta lhe permite comparar duas imagens renderizadas. Este tópico será tratado em outro tutorial.

Compare… cada metade da figura abaixo, corresponde à metade de uma figura diferente.

3.9 – Slider
Barra que permite visualizar e comparar as imagens guardadas no cache do Poser.


4. Select Figure
Use o seletor de figuras para selecionar a figura a ser editada em sua cena. Aqui estarão apenas as figuras (characters). É bastante útil quando se tem várias figuras em uma cena, especialmente se você estiver usando conforming clothing (roupas ajustadas ao modelo), pois cada pea será uma figura diferente.


5. Current Actor
Este menu permite que você selecione determinadas partes da figura habilitada no Select Figure. Você tem as opões:

<!– BBCode ulist Start –>Partes do Corpo:

      Posicionando o mouse sobre esta opção abrirá outro pop-up com as partes do corpo para que você selecione uma. Esta opão seleciona apenas uma parte do corpo da figura.

Corpo:

      Esta opção permite que você selecione a figura toda.

Props:

      Posicionando o mouse sobre esta opção abrirá um menu pop-up com todos os objetos da

cena

      incluindo cabelo, roupas e acessórios que não forem characters.

Cameras:

      Posicionando o mouse sobre esta opção abrirá um menu pop-up com todas as posições da câmera, falitando a seleção de uma delas.

Lights:

    Posicionando o mouse sobre esta opção abrirá um menu pop-up com todas as luzes de sua cena.

<!– BBCode ulist End –>


6. Render
O Botão Render no topo da aba do Preview é um atalho para o comando Render. Clicando nele sua cena será renderizada conforme as colocações feitas no render engine da aba Render.


7. Area Render
A Area Render permite que você selecione uma região específica de sua cena à renderizar.
Assim você poderá visualizar mais rapidamente os resultados das mudanças feitas em determinadas partes da cena, sem ter que renderizar a cena inteira a cada mudança.
Para usar essa ferramenta, simplesmente clique no botão Area Render, ele ficará vermelho, indicando que está habilitado, então arraste e solte sobre a área escolhida e automaticamente ela será renderizada, aparecendo na janela Render.


8. Mini Camera Controls
O mini controle de câmeras contém 3 botões que são:

<!– BBCode ulist Start –>Rotação:

      Gira a câmera selecionada no Camera Controls em todos os sentidos.

Move XZ:

      Movimenta a câmera selecionada ao longo das posições X e Z (para os lados, para frente e para trás).

Move XY:

    Movimenta a câmera selecionada ao longo das posições X e Y (para os lados, para cima e para baixo).

<!– BBCode ulist End –>


9. Pop-Up Menu
Abre um menu pop-up com alguns atalhos do Poser.


10. Viewpane Layouts
Por padrão a aba Preview abre em um painel onde você visualiza sua cena usando uma câmera de cada vez. Porém com o Viewpane Layouts você pode adicionar até 4 painéis de ângulos diferentes de uma vez. A ferramenta oferece 8 opões diferentes. São elas:

Veja na figura abaixo como fica a janela com a opção Four Ports ativada.


Clique para ampliar.


11. Tracking Mode
Aqui você vai definir a forma que os objetos e figuras irão ser exibidos durante a movimentação das câmeras ou sua edição. Você tem três opções. São elas:

<!– BBCode ulist Start –>Box:

      Dispõe os elementos (objetos e figuras) da cena em caixas o tempo todo, parados ou em movimento.

Fast:

      Dispõe os elementos (objetos e figuras) da cena em caixas apenas quando os mesmos estiverem em movimento (durante sua edição, movimento de câmeras ou testando animações).

Full:

    Dispõe os elementos (objetos e figuras) da cena na aparência real da imagem, não os colocando em caixas mesmo quando em movimento.

<!– BBCode ulist End –>

Veja nas imagens abaixo as 3 opções:

Nesta imagem estava selecionado o Tracking Box e a figura não estava em movimento nem sendo editada. Nestas imagens estava selecionado o Tracking Fast, a primeira figura estava parada e segunda estava sendo editada. Repare que ponteiro do mouse está puxando o braço do modelo para cima. Nesta imagen estava selecionado o Tracking Full, e a figura estava sendo editada. Repare que ponteiro do mouse está puxando o braço do modelo para cima.

12. Depth Cue
Fornece uma indicação visual rápida de profundidade à sua cena. Quando habilitado mostra os elementos mais distantes da câmera mais esfumaçados ou desbotados. Veja a diferença nas imagens abaixo, repare na bola vermelha que está atrás do modelo.
Esta opção, mesmo quanto ativa, não altera o resultado da renderização final de sua cena.

Nesta imagem o Depth Cue não estava habilitado. Nesta imagem o Depth Cue estava habilitado.

13. Shadows
Os elementos da sua cena podem lançar sombras no ground (piso). Isso pode ajudá-lo a orientar esses elementos no espaço 3D. Desabilitando as sombras você terá mais velocidade em seu trabalho.
Estas sombras não dependem da iluminação. São genéricas e servem apenas para ajudá-lo a criar sua cena.


14. Colors
Você pode melhorar a aparência de sua cena alterando as cores do primeiro plano, fundo, sombra, e solo que aparece no palco. Os quatro pontos localizados na barra inferior do palco permitem que você controle as cores desses itens, respectivamente:

<!– BBCode ulist Start –>Foreground:

      O primeiro ponto corresponde à cor do primeiro plano. Ao clicar sobre esse ponto seu mouse se tranforma em um conta-gotas (eyedropper) e um pop-up se abre para que você selecione a cor que desejar. O Foreground afeta as cores de Silhouette, Outline, Wireframe e Hidden Line no modo de exibição.

Background:

      Altera a cor de fundo exatamente como descrito acima. A cor do Background afeta o fundo do palco que poderá ou não ser renderizada no final.

Shadow:

      Altera, como descito acima, a cor da sombra dos elementos que aparecem no palco.

Ground:

    Altera, como descito acima, a cor do piso do palco.

<!– BBCode ulist End –>

1 comentário a "Tutorial Poser"

  1. As imagens não apareceram. Mas é um bom material para iniciantes no programa como eu.

    Tem como obter as imagens?

    abraços

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