Tutorial Problemas freqüentes em carros

O MOTOR DEMORA PARA PEGAR E PERDE RENDIMENTO. QUANDO FUNCIONA, FALHA OU ENGASGA. O QUE ACONTECE?
– Combustível adulterado– Tanque de combustível com sujeira– Bicos injetores entupidos ou sujos – Vela cansada – Cabo das velas com defeito – Carburador sujo– Platinado gasto – Cachimbo gasto – Filtro de combustível entupido – Bomba de combustível com defeito

O QUE FAZER?
Após identificar o problema, troque a peça danificada ou leve-a para conserto. Procure oficinas de sua confiança ou a própria concessionária.

O CARRO COMEÇOU A TREPIDAR. QUAL PODE SER A CAUSA?
– Coxim do motor defeituoso– Platô e disco de fricção defeituosos– Um ou dois cabos de vela podem ter se soltado ou, ainda, podem ter se partido– Se a trepidação é no volante, é problema de balanceamento ou alinhamento das rodas– A suspensão está com defeito


 O VEÍCULO ESTÁ CONSUMINDO MAIS COMBUSTÍVEL. O QUE PODE SER?
– Vela cansada– Bicos injetores sujos ou entupidos– Filtro de combustível entupido– Óleo do motor vencido, perdendo a capacidade de lubrificação– Correia do motor ou correia dentada frouxa– O motor está sendo forçado e as marchas não estão sendo usadas corretamente– Pneus descalibrados e/ou muito desgastados– Estilo agressivo de dirigir– Combustível adulterado– Tubo e filtro do respiro do óleo do cárter entupido

CUIDADOS QUE PODEM SER OBSERVADOS PARA RESOLVER O PROBLEMA:
Calibrar os pneus regularmente de acordo com as especificações do manual do proprietário– Procurar abastecer em postos confiáveis e não se decidir apenas pelo menor preço– Trocar o óleo dentro dos prazos estipulados no manual– Fazer revisão preventiva em oficina de confiança ou concessionária– Limpar o tubo do respiro do óleo do cárter e trocar esse filtro– Fazer alinhamento regularmente

AS MARCHAS ARRANHAM DURANTE O ENGATE. O QUE ACONTECE?
– Embreagem com defeito no platô ou disco desgastado– Pedal da embreagem mal regulado, muito alto ou muito baixo– Trambulador do câmbio mal ajustado ou sincronizador desgastado ou com defeito– Em situação mais extrema, dentes da engrenagem muito desgastados ou até quebrados

O CÂMBIO PODE TER VAZAMENTO DE ÓLEO?
Mancha de óleo no chão embaixo da caixa de câmbio, seja ele manual ou automático, indica um vazamento. Ele acontece quando as juntas estão defeituosas ou se ocorreu espanamento das roscas do bujão. Se a mancha não for grande, leve o carro até uma oficina de confiança. Se for muito grande, chame um guincho, lembrando que, no caso de carro com câmbio automático, tem que ser o do tipo plataforma.

QUANDO EU VIRO A DIREÇÃO ATÉ O FINAL, UM BARULHO VEM DA RODA. O QUE É ISSO?
Provavelmente a junta homocinética quebrou ou está para quebrar. Para testar seu funcionamento, vire o volante para um lado até o final do curso e tente sair com o carro. Se ouvir um estalo vindo da roda, realmente a homocinética está quebrada. Troque-a assim que puder.

A DIREÇÃO HIDRÁULICA ESTÁ MUITO PESADA. POR QUÊ?
– O fluido pode estar vencido, com o nível baixo ou misturado com água– Deve-se verificar se há vazamento nas mangueiras ou em suas conexões– A correia do compressor da direção pode estar frouxa– As articulações junto ao sistema da direção, como terminais, ligamentos e braços da direção, podem estar com folga. É necessário verificar em uma oficina. Em alguns casos, um ajuste pode resolver. Dependendo da situação – geralmente em casos de desgaste exagerado – pode ser necessária a troca das peças danificadas
– Defeito na caixa de direção– Verificar alinhamento, cambagem e cáster– Se a direção hidráulica fizer um ruído estranho ao ser esterçada de um extremo ao outro, esticar a correia soluciona o problema na maioria dos casos.

DEPOIS DE PASSAR EM ALTA VELOCIDADE EM UM BURACO, O VOLANTE COMEÇOU A VIBRAR SEM PARAR. O QUE PODE TER ACONTECIDO?
– Desalinhamento da direção– Rodas amassadas (provavelmente a que sofreu o impacto direto)– Deslocamento da suspensão (bastante grave) ou quebra da barra estabilizadora. Nesses casos, só os consertos necessários e a troca das peças defeituosas resolverão o dano. Num impacto forte, a carroceria
pode necessitar de realinhamento antes de a troca ser feita.

UM RUÍDO CONTÍNUO E INTENSO VEM DAS RODAS QUANDO O CARRO ESTÁ EM VELOCIDADE CONSTANTE. QUAL É O PROBLEMA?
Se o barulho vier da extremidade do eixo, bem junto das rodas, rolamentos desgastados ou defeituosos podem ser o problema. Os rolamentos evitam o atrito entre o eixo e o cubo da roda. A simples substituição deles eliminará o ruído.

O FREIO PAROU DE FUNCIONAR. COMO DEVO AGIR?
A primeira providência é reduzir as marchas, para que o freio motor ajude a diminuir a velocidade do carro, e puxar o freio de mão gradativamente. Não puxe a alavanca toda de uma só vez. Isso pode fazer o carro dar um “cavalo-de-pau”. Se você estiver no perímetro urbano e dependendo da velocidade, não haverá tempo para a redução das marchas. Passe para o freio de mão direto. Em rodovias, especialmente em descidas, vale a redução de marchas e o uso do freio de mão até a parada total do veículo – no acostamento, de preferência. A falha de freio pode ter, basicamente, as seguintes causas: falta de fluido, vazamento do fluido por mangueira defeituosa, pastilhas ou lonas gastas ou cilindro-mestre (peça próxima do pedal de freio) com defeito. Primeiro verifique o nível do fluido no reservatório do freio. Se ele estiver normal, o cilindro é a provável causa da perda de freio. Chame o guincho para tirar o carro do local. Aproveite para fazer uma revisão geral ao mandar realizar os reparos.

 
O MARCADOR DE TEMPERATURA DO PAINEL MOSTRA QUE HÁ SUPERAQUECIMENTO. O QUE FAZER?

Pare o carro imediatamente. Se não fizer isso, ele esquentará ainda mais até queimar a junta do cabeçote ou até mesmo empenar o próprio cabeçote, o que comprometeria seriamente o motor. Com o veículo estacionado, abra o capô e espere o motor esfriar por quinze minutos. Usando um pano, abra com cuidado a tampa do reservatório de água do radiador para verificar se está vazio. Se estiver, ligue o carro e só então coloque água. Depois disso, verifique se há vazamento em alguma mangueira do radiador ou se a correia da bomba de água está frouxa. Essas são as causas possíveis do superaquecimento. Se estiver tudo em ordem, ligue o motor novamente e espere aquecer até atingir aproximadamente 90 graus centígrados (verifique no marcador de temperatura no painel). Observe se a ventoinha entra em ação. Se ela não funcionar, desligue o motor. Pode ser que o sensor, um fusível ou ainda a ventoinha estejam queimados. Leve o carro ao mecânico e troque a peça defeituosa.

A LUZ INDICATIVA DA INJEÇÃO ELETRÔNICA ACENDE NO PAINEL. O QUE FAÇO?
Se a luz acendeu mas o motor continuou funcionando, isso indica que há uma falha no sistema elétrico, provavelmente um curto-circuito. Leve o carro a um auto-elétrico para arrumar o defeito. Entretanto, se a luz acendeu e o carro parou em seguida, isso significa que o sistema de injeção está em pane. Não tente mexer. Apenas um mecânico especializado ou uma concessionária pode resolver o problema.

O LIMPADOR DO PÁRA-BRISA ESTÁ FAZENDO BARULHO QUANDO FUNCIONA. QUAL PODE SER A CAUSA?
Quando o barulho vem da base do limpador, o problema é com o mecanismo, que pode estar com defeito ou até mal lubrificado, em alguns casos. Uma rápida verificação na oficina define isso. Se o ruído for produzido quando os limpadores passam pelo vidro, então a causa é a borracha das palhetas, que deve estar muito desgastada. Elas podem ser trocadas na hora, na própria loja onde forem compradas.

AO LIGAR O MOTOR, SAI MUITA FUMAÇA DO ESCAPAMENTO. O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
Fumaça escura é sinal de motor desregulado. Isso aumenta o consumo de combustível. Regular o motor resolve ambos os problemas. Fumaça azulada significa que está havendo queima em excesso do óleo do motor. Pode acontecer no caso de desgaste por quilometragem ou por uso indevido. As válvulas podem estar com defeito ou mesmo desgastadas. 

47 comentários a "Tutorial Problemas freqüentes em carros"

  1. vanessa | às | Responder

    olá,tenho um palio 1.0 97, ele demora a pegar, estoura as vezes acende uma luz vermelha no painel do injetor de gasolina, mas já troquei a bomba de gasolina as velas fiz limpeza de bico, troque uma peça que no momento não lembro o nome mas injetá gasolina. O que faço alguém me ajude… se eu levar numa oficina que coloque ele no computador será que acusa o problema?

    • TONNY OLIVEIRA | às | Responder

      verifica o aterramento do motor e da lataria, escovas do motor de partida ou se as mangueiras da bombas de gasolina estão pegando ar.

  2. testeeeeeeee

  3. oi comprei uma palio 99 1.6 elx batida de frente coloquei a bateria e o carro nao funciona nada nao acende o painel nen o alerta que nao depende da chave ligada nao esta funcionando o que pode ser

    • TONNY OLIVEIRA | às | Responder

      verifica a instalação. isso pode ajudar

  4. Bom dia tenho um santana quantun 96 motor ap 2.0. bem o poblema e o sequinte, quando boto agua no reservatorio a agua abaixa muito rapido e o motor esquenta demas e o carro começa a trpidar todo, uma vela estar molhada e as demas seca. Poderia ser junta queima e agua misturada com oleo que vem da bomba ? muito obrigado e bom final de semana, aguardo retorno.

    • ricardo | às | Responder

      ola amigo, tive esse mesmo problema com um passat.tive que trocar os aneis e fazer o cabeçote,e ja que estava com o motor aberto aproveitei e troquei bielas e selos do motor pois essas peças sao baratos e não gastaria com mão de obra pois o motor ja estava aberto mesmo.

  5. Clebmouras | às | Responder

    Ao acelerar meu carro celta 2007 VHC em uma subida ou decida ele não responde, aumento o conta giro e a velocidade continuando a mesma de uma forma que parece que esta com o pé na embreagem… o que poderia ser?

  6. rogério | às | Responder

    Ao virar a roda do carro em movimento faz um estalo como saber se é homocinéca ou rolamento?

  7. tenho uma parati 91 que quando vira o volante ou esta em alta velocidade a roda faz um barulho o que será?:

  8. Fabio Souza | às | Responder

    Olá

    Bom dia.

    Estou desconfiado que o meu carro vai apresentar algum problema, pois todos os dias pela manha, só pela manha quando ligo o mesmo ele começa a trepidar o motor e fazer um barulho estranho e ainda quando acelero ele ameaça falhar mais não chega a interromper . após alguns minutos ele volta ao normal. o que pode ser isso? será que é quando o motor ta frio ou será os coxins? So sei que o motor fica parecendo que vai sai do lugar

    Fico Grato

    Saudações

    Fábio Souza

  9. olá eu me chamo josé e tenho um corcel ll ano 1982,e de uns tempos pra cá,ele começou a puxar a direçaõ,e esses dias eu fui fazer uma viajem com ele,e eu notei que alem de ele puxar pro lado esquerdo,ele quando vai chegando em 75km/h 80km/h ele começa pular o volante e alem disso ele naõ fica firme ,e o volante dele fica mexendo tipo desgovernado,e pra fazer curvas com ele,entaõ nem se fala,eu até agora naõ consegui descobrir oque é isso,eu ja levei no mecanico ele mexeu mexeu e nada de resolver,eu queria saber se alguem pode me ajudar a descobrir oque esta acontecendo por favor,me ajudem,obrigado desde já,abraços.

    • luis carlos | às | Responder

      ola amigo, trabalho numa oficina mecanica ! pelo que vc mencionou se seu carro estiver com a suspençao em ordem, ele deve tar com problema na geometria da suspençao!! deve-se verificar como esta o caster dele e a abertua de rodas!! fazendo isso se ainda contiuar ai vc tem que partir para os pneus observando se os mesmo estao com a mesma calibragem ou um esta mais gasto que o outro ou ainda agum apresentar algum defeito como deslcamento da banda de rodagem!! e da trepidaçao deve-se fazer balanceamento das rodas visando olhar se ambos nao tem defeitos, deslocamentos!! mas tenta ver o caster dele!! ele pode estar com a suspençao do lado que puxa atrasada!!!

  10. ONOFRE | às | Responder

    possuo um honda civic 2001/2001 1.716v(mecânico);troquei o cilindro meste de embreagem(atras do pedal); mas o pedal esta duro, alguém pode me ajudar a descobrir o que pode ocasionar isso..aguardo….

  11. Ola tenho um palio 99, apos ter trocado a bomba de combustivel, o sensor do nivel de combustivel so fica na posisao de 3/4 de gasolina. Bem, fui ao mecanico e ele testou o painel, ele esta funcionando, troquei o sensor de nivel de gasolina colocando o novo, e continuou da mesma forma, marcando 3/4 de gasolina. O pior disso tudo e que ele so fica nesta posiçao. O que deve fazer ?

    • Herley | às | Responder

      com certeza os fios do sensor de nivel estao invertidos dentro da boia no tanque,sao dois fios um azul e um preto se estiver invertido a boia fica travada.

  12. Ednaldo benedito santos | às | Responder

    BOA TARDE
    Tenho um peugeot 206 depois que troquei os amortecedores e bandeijas dianteiros o carro começou a trepidar demais antes não fazia isso gostaria de saber oque fazer neste caso

    • luis carlos | às | Responder

      ola amigo, pede para seu mecanico olhar as deslizantes dele se nao ficaram desencaixadas! se tiver tudo em ordem confira alinhamento de rodas e balanceamento!!

  13. Alberto Mandlate | às | Responder

    Boa tarde,
    Estou com um problema. Quando tento colocar o carro a trabalhar, ele nao da sinal, Quando auxilio uma outra bateria qualquer, ele dà o arranque. Acontece que logo depois de se retirar o pé do acelerador, o carro vai logo a baixo. O que será que esta acontecendo. É um Audi A4 1999 2.4cc!

  14. Tenho um corsa super 98,ta muito franco de primeira e treme muito e ta consumindo muita gasolina.

  15. tenho um peugeot 206 2008.
    ele esta vasando a agua do reservatorio do radiador e caindo toda no carpete e esta um mal cheiro.esta vasando pelo pedal,,converssei com um amigo ele me mandou eu abrir o capo e retirar as duas mangueiras do encaxe e ligar uma na outra com um caninho da mesma largura,,tudo bem eu ja fiz isso mais quem me garante se não vai fundir o motor.eu liguei o carro e o ronco dele esta normal e a temperatura tambem e a agua do reservatorio não abaixou.sera que ja posso trabalhar com o meu carro.
    ass.alexandre.

    • Hudson | às | Responder

      Isso ocorreu comigo. Debaixo do pedal existe um reservatório que pelo andei pesquisando em vários casos ele estoura. Inclusive é perigoso pois a água sai bem quente. Fiz esse esquema q vc mencionou dá certo mas vc fica sem o ar quente.

  16. oi boanoite estou com um passat ap 1.8 ele estava parado a um ano e ja fiz de quase tudo e ñ pega ,ja verifiquei corente ,motorde aranque, ponto carburador vela ,destribuidor mesmo assim ele ñ pega oque sera q podeser espero que vcs posa me ajudar aguardo resposta .

  17. adriano | às | Responder

    ola tenho um voiage90 motor cht esta com cheiro forte de oleo e a tampa por onde coloca o oleo esta saindo e se perdendo sera q o motor esta com compressao o que fazer

  18. Custodio | às | Responder

    Boa tarde.. Adquiri um Honda Concerto 1.5 de 1993 a gasolina e gostaria de saber onde se encontra o filtro da gasolina? Pois ja andei a procura e nao encontro..
    Gostaria de saber qual o formato do filtro..
    oBRIGADO

  19. Risomar | às | Responder

    Quero receber em meu email todos os recursos de mecanica.

  20. Fábio | às | Responder

    Olá,
    Tenho um c3 2008, e quando eu passo em um quebra molas, ouço um barulho de amortecedor do lado direito, ex: um toc, o que pode ser, ja troquei o coxim e batente, desde já agradeço.

  21. Alessandra | às | Responder

    Estou passando por momentos difíceis, pois ja troquei bomba d água, radiador, as correias, limpeza de bico e o carro ainda esquenta, e so andar mais de 1 hora a agua abaixa muito rápido

  22. Alessandra | às | Responder

    Boa tarde
    Tenho um picasso 2001, ja troquei bomba , radiador, correia s , fiz limpeza de bicos, dps que anda um certo tempo vejo q quando liga a ventuinha o carro começa a esquenta e a agua baixa não sei mais o que faço me ajudem , nao tem nenhum vazamento

  23. Esmeralda | às | Responder

    Tenho um punto 2008 e fiz a troca dos dois pneus da frente e onde fiz a troca não fez o alinhamento alegando que precisa trocar a articulação do aldo esquerdo primeiro.

    Qual o valor dessa troca com a peça?

  24. Tacio | às | Responder

    tenho um gol 1.6 mi e estava no transito e do nada o pedal da embreagem afundou e não voltou e o cabo não esta arrebentado,que poderia ser?

  25. sirleide | às | Responder

    Qual o melhor oleo para eu colocar na caixa de macha de um meriva 2009 automatico ?e com quanto tempo eu tenho que trocar ?

  26. sirleide | às | Responder

    Qual o melhor oleo para eu colocar na caixa de macha de um meriva 2009 automatico ?e com quanto tempo eu tenho que trocar ?eu gostaria muito de saber por favor me ajude desde já muito obrigado..

  27. ola tenho um palio 97 1.0 a embreagem esta muito pesada quando consigo fazer meia embreagem o carro apaga cera quer e s regula a embreagem. s aguem tiver uma dica legau eu a
    gradeso

  28. elizeu | às | Responder

    ola..tenho um siena 2007 tetrafuel..estourou a magueira do radiador eu acabei trocando em casa mesmo e tal…soh que eu viro a chave e fica virando virando e nao pega…e completei a agua e ficou saindo uma fumaca branca no escapamento …tem alguma dica do que faco??

  29. Bernardo A. | às | Responder

    Fábio Souza, o nosso carro também apresentava esse problema, logo quando ligava ele começava a meio que trepidar, e parecia meio engasgado, mas logo depois voltava a funcionar normal, e isso acontece geralmente quando fizemos o carro funcionar pela manha só que o liquido do radiador cada dia que era enchido no outro ja estava vazio, fomos ver e o problema era na junta do cabeçote. A junta do cabeçote fica entre o bloco do motor e a cabeça do cilindro, a função dela é evitar que o fluido de resfriamento do motor e o óleo se misturem, assim como vedar o processo de combustão no motor, que é gerado pelas válvulas da cabeça de cilindro que abrem e fecham, permitindo que o ar e os gases entrem nos cilindros. Sem a junta do cabeçote, os gases comburentes vazariam do motor e tomariam sua potência. Espero que tenha ajudado.

  30. Fagner Hollerbach Pereira | às | Responder

    Boa tarde; tenho um peugeot 2002 1.0 16valvulas,quando ele esquenta a bomba de gasolina faz um barulho de baixo do banco,oque pode ser, e normal.

  31. Francisco Moreira | às | Responder

    Boa noite. Tenho um peugeot 206 ano 99 1.6 8v. De um tempo pra ca, percebi duas coisas: Pedal do freio esta trepidando, e ao curvar ou passar numa depredação escuto um barulho tipo “ferro com ferro” vindo da frente do carro. Já troquei os discos e as pastilhas de freio e ainda continua a trepidação. Quando ao barulho, o mecânico ja analisou os rolamentos, e não encontrou nada de errado e que poderia ocasionar tal barulho que me deixa preocupado. Me ajude!

  32. fabio | às | Responder

    ola tenho um gol bola 97 quando passo em buracos ou quando vou passar em ruas que tem aquelas baixada entre uma rua e a outra meu carro da umas balançadas e mexe o volante sera que pode ser a caixa de direção

  33. fabio | às | Responder

    tenho um gol bola 97 1.6 ele esta com a direção meia boba quando passo em buracos ou em ruas com cnaletas meu carro da algumas balançadas na dianteira e mexer o volante sera que a caixa de direção ja era

  34. Bennet | às | Responder

    Ao acelerar surge um ruido seco do motor e vibra o acelerador e intensifica com o aumento da aceleracao oque pode ser a causa?

  35. kall | às | Responder

    Ola. Meu carro esta com a luz da injeção acessa. E o carro em macha reduzida ou em baixa velocidade começa a engasgar e perde força. Me forçando a acelerar mais e com isso o consumo de combustível é a celerado. O q é isso?

  36. pereira | às | Responder

    Tenho um peugeot 206 2003
    E quando estava dirigindo o pedal da embreagem afundou e como estava perto de casa ja levei o carro de segunda, quando parei o carro puxei o pedal com a mao e ele voltou para o lugar porem porem se pisar ele afunda totalmente, nao sei o que fazer nem que problema é esse, preciso de ajuda

  37. MILTON RICARDO FERREIRA | às | Responder

    Tenho um monza96 e alguns dias a bomba de combustível vem fazendo um barulho /ruido do momento em que se liga o carro e mesmo durante seu funcionamento epercurso percorrido, que pode estar acontecendo e quais as consequencias deste problema.

  38. joão carlos | às | Responder

    ola bom dia tenho um siena tetrafuel 2011 1.4 ele esta consumindo os dois combustiveis juntos ,ja troquei a lamina e nada o que pode ser ,obrigado

  39. boa tarde tenho um corsa 2001 e está com o seguinte problema ,ele pega normal anda normal,mas as vezes ele engasga e quase morre já levei no mecanico passou o escaner e tudo normal então decidi trocar os cabos e as velas mas o problema continua,ele perde a força,fica falhando muito, estou em duvida que seja a bobina de ignição voçê tem alguma sujestão?

  40. William Jorge Dantas | às | Responder

    Olá bom dia, tenho um Uno Way 2012 de um ano pra cá venho notando q ele ta consumindo muito pra se ter uma ideia fiz uma viagem e a média dele no álcool foi de 8,5 km por lt. Pra mim é considerado pouco o q pode estar acontecendo pra ele estar consumindo tanto? Desde já agradeço quem puder ajudar!

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