Tutorial Significado das luzes do painel do carro

Sinais de alerta...

Uma luz acende no painel. O motorista desavisado resolve ignorar o alerta e seguir viagem. Em poucos minutos, o carro pára de funcionar: a falta de água no radiador acabou resultando no superaquecimento e na quebra de importantes componentes do motor. Para evitar essa situação, além de realizar manutenção periódica, o motorista precisa ficar atento às indicações das luzes de alerta no painel, sabendo o que elas significam e a que dispositivos do motor elas se referem.

A maioria dos veículos nacionais sai hoje de fábrica equipada com um conjunto de pelo menos quatro dessas luzes de alerta: freio, bateria, temperatura e óleo. As mais importantes são as duas últimas, pois costumam indicar algum problema sério no motor, como superaquecimento ou falta de lubrificação — fatores que podem causar perda total no motor. Em ambos os casos o motorista deve parar e desligar imediatamente o carro.

No caso da temperatura, a luz serve para indicar um defeito no sistema de ventilação do motor. O problema pode ser causado por diversos fatores, desde falta de água até um defeito no radiador. Para se prevenir, é recomendável ao motorista checar toda semana o nível da água. Além disso, é importante verificar se a ventoinha do radiador está funcionando.

Já a luz de advertência do óleo alerta sobre problema no sistema de lubrificação. A luz acenderá caso haja uma eventual perda de pressão de óleo no motor, que pode ser causada por falta de óleo devido a vazamento, ou mesmo um defeito na bomba de óleo. A falta de lubrificação do sistema poderá danificar peças como os pistões ou até mesmo fazer o motor fundir.

Outra luz importante é a de freio. Na maioria dos veículos, o dispositivo tem dupla função: informar que o freio de mão está acionado e avisar quando está baixo o reservatório de óleo de freio (nesse caso, a sinalização permanece ativa mesmo quando o freio de mão está solto). A segunda função é a mais importante, pois pode alertar para uma eventual falta de pressão hidráulica, fator que pode causar perda de eficiência ou mesmo falha no sistema de frenagem.

Por fim, outra luz de advertência encontrada na maioria dos veículos nacionais é a luz de bateria. Ela serve para avisar o motorista quando há algum problema de funcionamento do alternador, dispositivo responsável por carregar a bateria e fornecer energia para o veículo quando o motor está ligado. Quando o alternador pára de funcionar, o sistema passa a consumir a energia da bateria, que em poucos minutos pode descarregar e desligar o motor.


2 Respostas a Tutorial Significado das luzes do painel do carro

  1.  
    eloandree 11 / 12 / 2011

    A temperatura do meu carro esta subindo direto ja chequei o radiador não era o radiador, olhei a agua e vi que esta normal o que devo fazer.

    •  
      Mario 22 / 02 / 2012

      Prezado.
      Tenho, infelizmente, bastante experiência nesse assunto, devido a várias panes desse tipo no meu carro:
      O sistema de arrefecimento normalmente mantem um equilíbrio entre temperatura e pressão da água.

      Principais motivos:

      Defeito 1 – Tampa do reservatório de expansão (que é uma válvula de alívio de pressão) com defeito liberando pressão antes do valor projetado.
      Solução: Troca da tampa (costuma ser barata).

      Defeito 2 – Vazamento em uma das mangueiras do sistema de arrefecimento ( um furo minúsculo faz a pressão cair e a temperatura subir).
      Solução: Troca da mangueira (preços variados, depende da mangueira).

      Defeito 3 – Ventilador do Radiador não funcionando ou acionando apenas o primeiro estágio com velocidade menor.
      Soluções: Troca do sensor de temperatura da água (cebolão) (geralmente barato), ou troca dos relés do segundo e/ou primeiro estágio do ventilador (baratos), reparo ou troca do ventilador (Seu reparo tem valor mediano, a troca é cara) .

      Defeito 4 – Válvula temostática do sistema de arrefecimento com defeito, travada na posição fechada.
      Solução: Troca da válvula. Em carros mais velhos que circulam em locais quentes com frequência, eliminação da válvula (Seu preço varia de mediano a caro, depende do carro)

      Defeito 5 – Bomba de Água defeituosa não permitindo a circulação da água por todo o sistema de arrefecimento.
      Soução: Troca da Bomba de Água. (Preço mediano a caro, depende do carro).

      Defeito 6 – Radiador com vazamento, parcialmente ou totalmente entupido.
      Solução: Reparo e/ou limpeza do radiador (valor mediano) ou troca do mesmo (sempre caro)

      Defeito 7 – Junta do cabeçote do motor parcialmente queimada, deixando entrar água do arrefecimento nas câmaras de combustão (provocando falhas / motor rateando), ou misturando água com o óleo de lubrificação na parte inferior do motor.
      Detecção/confirmação tecnicamente correta: Constatação de diminuição do nível da água no vaso de expansão após cada aquecimento que não chegue ao ponto de vazar água pela tampa do mesmo. Medição da taxa de compressão de cada um dos cilindros e verificação de vestígios de água no óleo do motor (Tudo isso antes de abrir o cabeçote na base do “achismo”) .
      Solução: Troca da junta do cabeçote. (KIt da junta tem valor entre mediano e caro, a mão de obra costuma ser cara e a possível retífica da face inferior do cabeçote, caso tenha ocorrido super-aquecimento, quase sempre tem valor alto).

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