Tutorial Significado das luzes do painel do carro

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2 Responses

  1. eloandree diz:

    A temperatura do meu carro esta subindo direto ja chequei o radiador não era o radiador, olhei a agua e vi que esta normal o que devo fazer.

    • Mario diz:

      Prezado.
      Tenho, infelizmente, bastante experiência nesse assunto, devido a várias panes desse tipo no meu carro:
      O sistema de arrefecimento normalmente mantem um equilíbrio entre temperatura e pressão da água.

      Principais motivos:

      Defeito 1 – Tampa do reservatório de expansão (que é uma válvula de alívio de pressão) com defeito liberando pressão antes do valor projetado.
      Solução: Troca da tampa (costuma ser barata).

      Defeito 2 – Vazamento em uma das mangueiras do sistema de arrefecimento ( um furo minúsculo faz a pressão cair e a temperatura subir).
      Solução: Troca da mangueira (preços variados, depende da mangueira).

      Defeito 3 – Ventilador do Radiador não funcionando ou acionando apenas o primeiro estágio com velocidade menor.
      Soluções: Troca do sensor de temperatura da água (cebolão) (geralmente barato), ou troca dos relés do segundo e/ou primeiro estágio do ventilador (baratos), reparo ou troca do ventilador (Seu reparo tem valor mediano, a troca é cara) .

      Defeito 4 – Válvula temostática do sistema de arrefecimento com defeito, travada na posição fechada.
      Solução: Troca da válvula. Em carros mais velhos que circulam em locais quentes com frequência, eliminação da válvula (Seu preço varia de mediano a caro, depende do carro)

      Defeito 5 – Bomba de Água defeituosa não permitindo a circulação da água por todo o sistema de arrefecimento.
      Soução: Troca da Bomba de Água. (Preço mediano a caro, depende do carro).

      Defeito 6 – Radiador com vazamento, parcialmente ou totalmente entupido.
      Solução: Reparo e/ou limpeza do radiador (valor mediano) ou troca do mesmo (sempre caro)

      Defeito 7 – Junta do cabeçote do motor parcialmente queimada, deixando entrar água do arrefecimento nas câmaras de combustão (provocando falhas / motor rateando), ou misturando água com o óleo de lubrificação na parte inferior do motor.
      Detecção/confirmação tecnicamente correta: Constatação de diminuição do nível da água no vaso de expansão após cada aquecimento que não chegue ao ponto de vazar água pela tampa do mesmo. Medição da taxa de compressão de cada um dos cilindros e verificação de vestígios de água no óleo do motor (Tudo isso antes de abrir o cabeçote na base do “achismo”) .
      Solução: Troca da junta do cabeçote. (KIt da junta tem valor entre mediano e caro, a mão de obra costuma ser cara e a possível retífica da face inferior do cabeçote, caso tenha ocorrido super-aquecimento, quase sempre tem valor alto).

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